O ano de 2022 foi o ano de renascimento da marca Lancia, alicerçado em três momentos importantes que foram a confirmação, no início do ano passado, do Plano Estratégico a 10 anos, o anúncio, em maio, do retorno da marca para alguns mercados Europeus e a nova organização nos seis principais mercados, com o novo logótipo e a nova visão de design, Lancia Pu+RA Zero, desvendados em novembro.
O momento foi consolidado pelos bons resultados do Lancia Ypsilon, que terminou o ano como líder no segmento B em Itália.
"Estou muito satisfeito com os resultados alcançados pela marca Lancia em 2022, em termos de quota de mercado, qualidade e satisfação dos clientes, e com a aceleração do nosso plano de renascimento que nos levará a tornarmo-nos uma marca desejável, respeitada e credível no mercado premium europeu", disse Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
"Partimos daqui com uma grande ambição e determinação para novas etapas do nosso renascimento, conforme previsto no Plano Estratégico ‘Dare Forward’ da Stellantis, contribuindo para o sucesso do cluster premium da Stellantis".
O Plano Estratégico a 10 anos da Lancia
O Renascimento da Lancia prevê uma gama composta por três novos modelos, um a cada dois anos, para cobrir 50% do mercado. Em 2024 será apresentado o novo Ypsilon 100% elétrico, seguindo-se, em 2026 mais uma novidade que terá sequência em 2028 com o tão desejado novo Delta, o que decerto inspirará os entusiastas do mundo automóvel de toda a Europa. É um roteiro sólido e ambicioso, que avança rapidamente e que levará a marca a vender apenas veículos 100% elétricos em 2028.
A melhor quota de mercado de sempre do Lancia Ypsilon
O futuro da Lancia assenta em alicerces bem enraizados num passado glorioso e num presente feito pelo sucesso do Ypsilon, que acaba de registar um ano recorde na Itália. Em 2022, o modelo atingiu perto de 41.000 matrículas, estabelecendo-se como o automóvel mais vendido da sua categoria pelo quarto ano consecutivo, e o segundo automóvel mais vendido no mercado italiano, com uma quota de mercado de 15,3%, a sua melhor de sempre, que representa um aumento de 1,2 pontos percentuais em comparação com 2021.
A marca registou uma quota de mercado de 3,1%, mais +0,1 pontos percentuais do que em 2021.
Neste contexto, a marca acaba de lançar a sua nova identidade corporativa, começando com um showroom piloto em Milão. Neste espaço, a Lancia pretende proporcionar aos seus clientes uma atmosfera caseira, típica das refinadas casas italianas. A nova identidade corporativa será implementada em Itália e nos mercados externos até 30 de junho de 2024, para o lançamento do novo Ypsilon.
O modelo de distribuição envolve um número selecionado de concessionários, com espaços compactos, e abdicando da necessidade de grandes showrooms nos cinco países europeus envolvidos no processo de internacionalização da marca.
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