Lançado em 2002, Volkswagen Polo marcou uma nova era da marca no Brasil
- Redação / Revista Publiracing
- 8 de dez. de 2019
- 2 min de leitura

Mais um representante da história da Volkswagen no Brasil está exposto na Garagem VW, localizada na Ala 5 da Fábrica Anchieta, reúne 20 modelos em perfeito estado de conservação. Os carros parecem ter saído da linha de produção agora, fruto de um trabalho meticuloso de preservação e de restauração realizado ao longo dos últimos 15 anos.
Lançado no País em abril de 2002 na carroceria hatchback, o Polo inaugurou “um novo conceito em automóvel”, conforme o comunicado de imprensa naquele ano. A afirmação era verdadeira: não só o Polo representava uma nova categoria no mercado nacional: a de compactos premium. Como também era o primeiro modelo da nova Anchieta, que havia sido reformulada para recebe-lo. Produzido em uma linha informatizada e de conceito modular, o Polo era montado por 400 robôs, tinha sistema de solda a laser, entre outros avanços.
Assim como o Passat em 1974, o Polo estreava no Brasil poucos meses após sua apresentação na Alemanha, que havia ocorrido em novembro de 2001. Projeto global, o Polo seria também produzido na Espanha, Eslováquia, China e África do Sul.
Sua versão sedã seria mostrada no Salão do Automóvel daquele ano, chegando ao mercado em seguida.
O Polo tinha motores 1.6, 2.0 e 1.0 16V (esta apenas para o hatch) e versões 1.6, Comfortline e Sportline. Logo se tornou uma referência no mercado nacional, por sua qualidade de construção, a dirigibilidade (para o que também concorria a direção com assistência eletro-hidráulica), o nível de equipamentos e soluções como o ângulo de abertura das portas (78°, um dos maiores da categoria). Seu câmbio era o manual de cinco marchas “MQ200”, tido como um dos melhores já fabricados pela Volkswagen.

Em 2004 o motor 1.6 recebeu a tecnologia Total Flex. Em 2006, foi oferecido no mercado um lote de 30 unidades do Polo hatch na versão esportiva GTI, com o motor 1.8 turbo de 150 cv e detalhes exclusivos de acabamento.
A primeira reestilização da linha Polo foi feita em 2007, com a introdução de novos faróis e mais conteúdo de série.
O Polo foi o escolhido para estrear no País, em março de 2009, o sistema E-Flex. Tornou-se o primeiro modelo flexível sem o reservatório de gasolina para a partida a frio. O modelo também trazia a tecnologia da partida assistida, dando maior conforto ao motorista.
Também em 2009 o Polo estreou o conceito BlueMotion Technologies, com a versão BlueMotion, garantindo redução de até 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões. Para isso foram feitos aprimoramentos em aerodinâmica, transmissão, suspensão (15 mm mais baixa), além da adoção dos pneus “verdes”, com menor resistência ao rolamento.
Outra primazia do Polo foi a introdução, ainda em 2009, da transmissão automatizada ASG, na versão I-Motion.
Em julho de 2011 o modelo passou por nova atualização visual, ganhando aparência mais moderna.
O modelo em exposição, um Polo 1.6 ano 2002, foi retirado da linha de produção para o Acervo da Volkswagen.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments