• Redação / Revista Publiracing

Lançado em 2002, Volkswagen Polo marcou uma nova era da marca no Brasil


Mais um representante da história da Volkswagen no Brasil está exposto na Garagem VW, localizada na Ala 5 da Fábrica Anchieta, reúne 20 modelos em perfeito estado de conservação. Os carros parecem ter saído da linha de produção agora, fruto de um trabalho meticuloso de preservação e de restauração realizado ao longo dos últimos 15 anos.

Lançado no País em abril de 2002 na carroceria hatchback, o Polo inaugurou “um novo conceito em automóvel”, conforme o comunicado de imprensa naquele ano. A afirmação era verdadeira: não só o Polo representava uma nova categoria no mercado nacional: a de compactos premium. Como também era o primeiro modelo da nova Anchieta, que havia sido reformulada para recebe-lo. Produzido em uma linha informatizada e de conceito modular, o Polo era montado por 400 robôs, tinha sistema de solda a laser, entre outros avanços.

Assim como o Passat em 1974, o Polo estreava no Brasil poucos meses após sua apresentação na Alemanha, que havia ocorrido em novembro de 2001. Projeto global, o Polo seria também produzido na Espanha, Eslováquia, China e África do Sul.

Sua versão sedã seria mostrada no Salão do Automóvel daquele ano, chegando ao mercado em seguida.

O Polo tinha motores 1.6, 2.0 e 1.0 16V (esta apenas para o hatch) e versões 1.6, Comfortline e Sportline. Logo se tornou uma referência no mercado nacional, por sua qualidade de construção, a dirigibilidade (para o que também concorria a direção com assistência eletro-hidráulica), o nível de equipamentos e soluções como o ângulo de abertura das portas (78°, um dos maiores da categoria). Seu câmbio era o manual de cinco marchas “MQ200”, tido como um dos melhores já fabricados pela Volkswagen.

Em 2004 o motor 1.6 recebeu a tecnologia Total Flex. Em 2006, foi oferecido no mercado um lote de 30 unidades do Polo hatch na versão esportiva GTI, com o motor 1.8 turbo de 150 cv e detalhes exclusivos de acabamento.

A primeira reestilização da linha Polo foi feita em 2007, com a introdução de novos faróis e mais conteúdo de série.

O Polo foi o escolhido para estrear no País, em março de 2009, o sistema E-Flex. Tornou-se o primeiro modelo flexível sem o reservatório de gasolina para a partida a frio. O modelo também trazia a tecnologia da partida assistida, dando maior conforto ao motorista.

Também em 2009 o Polo estreou o conceito BlueMotion Technologies, com a versão BlueMotion, garantindo redução de até 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões. Para isso foram feitos aprimoramentos em aerodinâmica, transmissão, suspensão (15 mm mais baixa), além da adoção dos pneus “verdes”, com menor resistência ao rolamento.

Outra primazia do Polo foi a introdução, ainda em 2009, da transmissão automatizada ASG, na versão I-Motion.

Em julho de 2011 o modelo passou por nova atualização visual, ganhando aparência mais moderna.

O modelo em exposição, um Polo 1.6 ano 2002, foi retirado da linha de produção para o Acervo da Volkswagen.

Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

#VOLKSWAGENPOLO #Volkswagen