• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

DESTAQUE NA GARAGEM: Ford Ka Sedan Titanium, entrega um dos melhores conjuntos mecânicos do segmento


O segmento de sedans compactos é especialmente importante no Brasil, um mercado ainda jovem e em amadurecimento, e com características sócio/econômicas bem peculiares, com isso, o mercado local tem neste perfil de veículos uma porta de entrada para quem necessita, ou quer, levar para casa um sedan familiar.

Com origem em modelos Hatch compactos, as marcas adicionam o terceiro volume para dar espaço de carga maior e assim oferecer ao mercado um produto inicial mais focado na família, sem grandes arrojos de requinte, mas cada vez mais confortáveis, tecnológicos e conectados.

E um dos bons exemplo desse universo é o Ford Ka sedan que recebemos em nossa redação para teste em sua versão mais completa, a Titanium, veiculo que em termos de equipamento e desempenho repetiu as ótimas impressões deixadas pelo seu irmão menor, o Ka.

Como sempre fazemos em nossa seção DESTAQUE NA GARAGEM, deixamos inicialmente uma breve retrospectiva ao desempenho comercial do modelo. Com a 15ª colocação como veículo mais vendido no Brasil, o Ford Ka Sedan teve 4 593 unidades saídas das concessionárias em Agosto, valor superior aos 4 572 emplacamentos do mês anterior, totalizando 32 051 unidades comercializadas ao longo de 2019, dados da Fenabrave até final do mês de agosto.

Apesar da fortíssima concorrência, especialmente com o Hyundai HB20s e Chevrolet Prisma, este último líder absoluto do mercado, o modelo da Ford vem apresentando um bom desempenho e deverá fechar o ano como seu melhor resultado no Brasil, já que deverá ultrapassar as 39 027 unidades vendidas ao longo de 2018, ano em que o modelo fechou na segunda posição do segmento.

Antes, dois anos de menor desempenho, com 27 647 unidades em 2017, número ainda assim superior às 24 647 unidades comercializadas em 2016. Já em 2015 a Ford havia vendido 34 060 unidades do Ford Ka Sedan, o que representou naquele momento a 5ª posição no segmento.

Só perdendo atualmente para o líder, a Ford entrega um produto muito interessante, especialmente no que diz respeito à mecânica. Mas ainda antes do teste dinâmico com a unidade que recebemos vamos para as principais características do design desta versão Titanium.

O Ford Ka Sedan tem um comprimento de 4276 (mm), altura de 1525, largura com os espelhos de 1911 e distancia entre os eixos de 2490. Com 445 L de volume no porta-malas ele não consegue superar seus principais oponentes neste quesito, já que tanto o modelo sul-coreano como o da Chevrolet entregam mais espaço.

Na frente destaque para a utilização do cromado no acabamento de pormenores dos faróis bem como na grade frontal. A sofisticação pretendida com este acabamento harmoniza com as esportivas rodas de Liga Leve 15'' onde são instalados pneus de medida 195/55 R15. Finalizamos com uma referência para as colunas das portas que são na cor preta, e peças como capas dos espelhos retrovisores (elétricos com setas de sinalização) , maçanetas das portas, assim como para-choques, tanto dianteiro como traseiro, na cor do veículo.

Já no interior, nosso destaque vai para a ótima central multimídia, que além de muito prática está posicionada naquela que consideramos ser a posição ideal para visualização, de fácil leitura e manuseio, seu correto posicionamento ajuda a reduzir a necessidade do condutor tirar os olhos da estrada. A tela é de LCD multifuncional touchscreen de 7" permitindo os principais controles de áudio no volante, com conectividade com Apple Car Play e Android Auto o áudio é distribuído no habitáculo através de 4 alto falantes. Ainda na tela são visualizadas as imagens da câmera de ré.

Os vidros são elétricos nas quatro portas, mas só o do condutor tem o sistema de subida e descida por um toque. Já encosto de cabeça fica disponível nas cinco posições do interior.

Os bancos são, aliás, de boa ergonomia, e para o condutor é fácil conseguir uma posição de condução confortável. Por falar em conforto, o sistema que acaba de chegar no Onix Plus, versão sedan do Onix, já está disponível no modelo da Ford e permite ligar o motor do carro através de botão e sem tirar a chave do bolso. Ainda merece destaque os cintos de segurança de três pontos para todas as posições com ISOFIX para ancoragem de segurança das cadeiras de crianças.

Outros importantes itens também fazem parte do pacote do Ford Ka Sedan Titanium, como os sistemas de controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.

Ainda de olho na segurança, referência para os quatro airbags disponibilizados na versão (dois frontais e dois laterais), no sistema de freios de ABS com EBD entregando a configuração padrão do segmento, com disco na frente e tambor atrás.

Hora de expor para vocês nossa avaliação sobre o motor 1.5 de três cilindros que entrega 136 com etanol e 128 a gasolina. Com torque (Nm) de 158 (E) / 153 (G), este propulsor trabalha em excelente harmonia com a transmissão automática de 6 Velocidades, que permite passagens de marcha muito inteligentes, em giro baixo e ajudando muito na eficiência da proposta. Ágil quando necessário, mas dócil em condução “normal”, o Ka Sedan encantou pelo ótimo comportamento dinâmico com uma relação de motor e câmbio muito boa. Já os freios não mostraram qualquer tipo de dificuldade para frear com eficácia os 1137 kg de peso do nosso veículo.

A suspensão dianteira, independente do tipo Macpherson e na traseira com eixo autoestabilizante do tipo Twist Beam, entrega um bom equilíbrio entre estabilidade e conforto. A direção elétrica é precisa, completando um bom pacote mecânico, sua maior virtude.

Com baixo nível de ruídos e trepidações no habitáculo, o Ford Ka Sedan tem até uma sonoridade bem agradável e é exemplo de um segmento cada vez mais preocupado em entregar um produto sólido, de boa integração entre as peças, especialmente nestas versões topo de linha no concorrido segmento dos sedans compactos. Finalizando com as referências ao consumo. Este motor, que é sem duvida um dos melhores do segmento, permitiu média para o nosso circuito misto de 8,2 km/l, sempre abastecido com etanol, podendo nossa equipe acrescentar os valores de referência nos teste do INMETRO que mostram médias de entre 7,6 e 10,1 km/l com etanol, e 10,9 e 14 km/l com gasolina, em circuito urbano e estrada respetivamente.

Conclusão do Editor – Com preço de referência de R$ 73.290 para esta versão Titanium, o Ford Ka Sedan se encontra num estágio muito interessante de amadurecimento no mercado brasileiro. Segundo veículo mais vendido no segmento, perdendo apenas para o líder Prisma, seu preço está no limite do que consideramos a linha de passagem lógica para veículos maiores, como Toyota Yaris ou Honda City, entregando por isso um bom nível de equipamento, cuidado com a estética e espaço no habitáculo bem interessante, no entanto perdendo numa questão que pode influenciar a compra, seu espaço de porta malas, um dos menores entre alguns dos destaques do segmento como Prisma, HB20s, Cronos, Logan ou Versa.

Em contrapartida tem um dos mais apreciados conjuntos mecânicos do segmento. Além disso, ele já apresenta nesta versão as principais soluções técnicas, tanto direcionadas para a questão da segurança, como para o conforto e conectividade, o que deixa o Ka Sedan Titanium num nível bem competitivo na disputa, especialmente neste momento, marcado comercialmente pela substituição do Prisma pelo novo Onix Plus (novo nome para o Prisma), bem como da chegada da nova geração do Hyundai HB20s, outro produto que já se encontrava num ótimo estágio de requinte e conforto e que agora chega para elevar ainda mais a fasquia no segmento. A disputa é grande, quem ganha com isso obviamente é o consumidor, e o Ford Ka Sedan Titanium é um ótimo exemplo de que a Ford está bem representada nesta disputa e por isso mesmo recomendamos a compra.

Para publicidade, patrocínio ou parcerias na seção Destaque na Garagem entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

#DESTAQUENAGARAGEM #FORD #FORDKA #TESTEAVALIAÇÃO #OPINIÃO

Laja Revista Publiracing