Avaliação: Requinte, espaço e robustez são os destaques do Honda CR-V
- Artur Semedo / Revista Publiracing
- 17 de mai. de 2019
- 7 min de leitura

A Honda renovou recentemente o CR-V, seu veículo utilitário esportivo médio, produto que tem características muito próprias, e das quais falaremos neste teste que tivemos a oportunidade realizar com a única versão disponibilizada atualmente para as concessionárias brasileiras da marca.
Se nos mercados do exterior o destaque fica por conta da opção hibrida, por aqui a novidade é, além da evolução estética, o motor 1.5 Turbo de 190 cv e já conhecido do Civic, propulsor que melhorou a performance e eficiência da proposta através da injeção direta e duplo comando de válvulas variável, entregando agora maior eficiência no consumo assim como redução na emissão de poluentes.

Com isso o SUV que vinha perdendo fulgor, ganhou novos argumentos para disputar espaço com uma legião de importantes e capacitados concorrentes, como por exemplo, Jeep Compass, Peugeot 3008 e Chevrolet Equinox, só para citar alguns dos mais gabaritados que já passaram pela nossa redação.
No aspecto estético a evolução é evidente e deixou o CR-V mais moderno. Podemos destacar os faróis full Led com luzes de rodagem diurna em DRL e com acendimento e desligamento automático, bem como, sensor crepuscular e lanternas traseiras também em Led. Já que falamos da traseira, é para lá que direcionamos o nosso destaque em termos de evolução no design, com um bom trabalho dos engenheiros da marca que deixou o CR-V mais apelativo e moderno, não perdendo a imponência como argumento fundamental, sem esquecer a sinalização de exclusividade através do duplo escapamento com ponteira cromada.
Ainda como destaques no exterior, as luzes sinalizadoras de mudança de direção nos espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e sistema Tilt-Down, que inclina para baixo o espelho após engatar a ré para melhorar a visibilidade nas manobras, os elegantes faróis de neblina em Led, a imponente grade frontal cromada, que se integra de forma harmoniosa entre os faróis e o marcante para-choques, entregando uma frente que também melhorou consideravelmente em relação à geração anterior do modelo.

Finalizamos nossa observação externa com uma referência para as elegantes rodas de aro 18” com acabamento diamantado e onde são instalados pneus de medida 235/60R18, sem esquecer o agradável teto solar, item que consideramos imprescindível para este perfil de veículo onde a sofisticação se mistura com a liberdade de ampliar e aproveitar o ambiente externo.
O habitáculo do Honda CR-V é mesmo seu ponto mais forte, e onde a marca apostou suas fichas para cativar o cliente mais conservador, aquele que não abdica do conforto, espaço e sofisticação.
Imediatamente chama nossa atenção o acabamento dos bancos e portas em couro, com a marca a disponibilizar três cores (marfim, preto e cinza) e entregue de acordo com a cor externa do veículo, sendo que os bancos da frente têm ajustes elétricos para condutor e motorista.
Também merecendo elogios, o ótimo acabamento de todo o habitáculo, com peças sólidas e emborrachadas de revestimento soft-touch (macio ao toque), evidenciando pormenores em tom amadeirado no painel e nas portas, complementando assim o toque de sofisticação que a Honda preparou para o interior do CR-V.
Com o câmbio seletor em posição elevada, o console central modular tem porta-objetos para diferentes utilidades e ainda o apoio de braço com acabamento em couro. O freio de mão eletrônico ajuda a liberar ainda mais espaço e deixa toda esta área bem organizada e livre.

O volante é multifuncional e em couro com ajuste em profundidade e altura, e a central multimídia de 7 polegadas com GPS, disponibilizando câmera de ré e conexões via Apple CarPlay e Android Auto. E já que falamos em câmera, destaque para o sistema LaneWatch que nada mais é que uma pequena câmera incorporada ao espelho retrovisor do lado direito, e que ao ser acionada a mudança e direção para a direita, mostra as imagens disponibilizadas por essa câmera na central multimídia, aumentando o campo de visão da faixa de rodagem do lado direto e melhorando os índices de segurança. O sistema de áudio está em linha com o cuidado que as marcas vêm aplicando para este item, e é composto por 6 alto-falantes e dois Tweeters, de ótima qualidade, proporciona um ótimo ambiente sonoro no interior do CR-V.
O ar-condicionado digital dual zone com saída para o banco traseiro é mais um item para ampliar o conforto interno que entrega ainda um ótimo isolamento acústico, ampliado pelo sistema de controle ativo e ruído, que reduz ainda mais a entrada de ruídos no habitáculo. O Head Up Display disponibiliza informações importantes bem no ângulo de visão do condutor, entregando informações como, velocidade, consumo ou distância sem tirar os olhos do horizonte o que beneficia a segurança. Também destinado ao condutor, o painel de TFT digital de 7” onde são exibidas as informações de forma dinâmica, clara e de fácil leitura.

Ainda como mordomias disponibilizadas pela Honda, vidros com sistema de um toque, sensor de chuva, sensor crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor interno com antiofuscamento, piloto automático (Cruise Control), botão para partida do motor (Start/ Stop Engine) com acionamento à distância através da chave, e o teto-solar com função 1 toque e anti-esmagamento e também com acionamento pela chave.
Terminando nossa observação interna, destaque para o espaço bastante generoso entregue aos passageiros, particularmente na segunda fileira, onde é comum observar em outros produtos que o passageiro da posição central fica com o conforto comprometido pelo reduzido espaço, especialmente na área das pernas e joelhos bem como a distancia da cabeça em relação ao teto. No entanto, no CR-V o espaço é realmente um diferencial, com bancos que oferecem encostos de cabeça para todas as posições, entregando ótima ergonomia e muito conforto. Não queremos deixar este momento de nossa descrição sem referir a abertura do porta-malas de forma elétrica e função Hands-free para acesso sem as mãos aos 522 litros de volume disponibilizados no espaço reservado às bagagens.

Ainda antes de iniciarmos nosso teste dinâmico referência para o ótimo pacote de segurança entregue nesta versão única do modelo. São seis airbags, frontais, laterais e de cortina, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake Distribution), assistente de frenagem de emergência, estrutura de deformação progressiva com barras de proteção lateral, sistema de monitoramento de atenção do motorista, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantis. Ainda fazem parte os assistentes de tração e estabilidade, de partidas em aclive, de alerta de frenagem emergencial além do sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Hora então de dar inicio ao nosso teste dinâmico, onde o CR-V deu um passo em frente em relação ao modelo anterior ao instalar o motor 1.5 turbo, no entanto uma atualização que consideramos conservadora observado o porte do veículo, com os seus 1607 kg de peso e de suas dimensões consideráveis: 1667 (mm) de altura, 1855 de largura, 4591 de comprimento e 2660 de entre eixos. Com essas referencias ficamos com a noção exata do porte do SUV médio da Honda.
O motor, como já referido, é o 1.5l Turbo 16V com duplo comando de válvulas e injeção direta. Exclusivamente a gasolina ele desenvolve 190 cv a 5600 rpm, com um torque de 24,5 kgf.m e conectado a uma caixa de câmbio automática do tipo CVT e toda a sua potência colocada no chão através da tração nas quatro rodas.

Se o novo motor deixou o veículo mais ágil, o casamento motor/câmbio é também muito mais correto agora, deixando o CR-V, suave e bem mais consistente na evolução. A exemplo do Chevrolet Equinox, como referido a tração do CR-V também é integral, no entanto no Honda é bem mais fácil realizar manobras em pequenos espaços como garagens de condomínios ou em shoppings. Sua direção de assistência elétrica progressiva entrega um ótimo acerto, permitindo manobras rápidas no apertado espaço de cidades como São Paulo, sendo ainda muito precisa em velocidades mais elevadas.
O câmbio CVT apresenta as habituais limitações deste sistema, privilegiando o conforto e economia de combustível, mas podendo não satisfazer na plenitude quem gosta de um comportamento mais dinâmico e rápido.
Como referido apesar de a Honda ter evoluído com o novo motor, fica uma quase certeza, que o ideal para esta estrutura de veiculo seria o motor 2.0 turbo de 256 cv que é disponibilizado no Accord, o que deixaria o CR-V bem mais capacitado para encarar seus concorrentes. Não colocando na balança as proposta oferecidas ao mercado pelas marcas premium, os seus concorrentes mais próximos têm no Powertrain excelentes e variadas propostas. Se o Jeep Compass entrega a opção 4x4, mas com uma ótima motorização diesel, o 3008 da Peugeot, mais leve, opta pela agilidade através do motor turbo de 173 cv associado a um ótimo câmbio. Já o mencionado Equinox da Chevrolet diverte pela alta capacidade do seu motor 2.0 de 262 cv. Com isso fica a sensação que a Honda apesar de evoluir na proposta, foi conservadora ao não dar o passo no tamanho certo quanto ao motor.

Como parêntesis, referir que este mesmo motor acaba de chegar agora ao SUV compacto HR-V, bem mais leve, e aí sim, perfeito para o conjunto.
Já na suspensão registamos mais um ótimo trabalho da engenharia da marca, tanto na configuração escolhida como no seu acerto. Com rodas dianteiras utilizando sistema MacPherson e na traseira Multi-link, o CR-V tem um comportamento irrepreensível em asfalto, tanto no circuito urbano, na passagem de obstáculos como buracos e lombadas, mantendo um nível de conforto elevadíssimo, mas também em estrada, com um equilíbrio muito interessante, entregando altos níveis de segurança e estabilidade. No sentido oposto é sua utilização em terra. Qualquer proprietário desatento pensaria que sua tração integral lhe permite encarar off-road, mas sua utilização neste perfil de terreno é apenas permitida para trechos de terra sem grandes exigências, como qualquer outro SUV de perfil urbano. Seu terreno de eleição é mesmo o asfalto, garantindo o conjunto segurança e robustez.
Palavra final para os freios, de disco nas quatro rodas, também estiveram em evidência, passando muita segurança em todos os momentos do nosso teste.
Hora de falar do consumo. Com o tanque de 57 Litros abastecido com gasolina, único combustível permitido para o modelo, e após rodarmos por algumas centenas de quilômetros, o CR-V testado pela nossa equipe apresentou média de 9,8 km/l em nosso circuito misto o que acaba por ser um bom resultado para um veículo tão robusto.

Conclusão do editor: O CR-V é sem sombra de duvidas um veículo requintado, perfeito para o cliente que não privilegia a performance e agilidade, mas que não abdica da segurança, conforto e espaço para sua família, e que não se importa de pagar R$ 194.900 por este produto. O preço anunciado situa o SUV japonês muito próximo de algumas propostas de marcas premium, ao mesmo tempo com preço superior aos mais fortes concorrentes nomeados acima, o que o deixa numa situação bem difícil em termos de competitividade, isso apesar da qualidade irretocável do veículo. Com 360 unidades comercializadas no acumulado do ano de 2019 até final do mês de abril (dados gentilmente cedidos pela marca), o Honda CR-V é um ótimo produto, mas que deve ter seu desempenho comercial condicionado pelo preço.
Imagens: Honda (interior) e Revista Publiracing
Honda CR-V
Design 7
Espaço e Conforto 8 Conectividade e Tecnologia 8
Acabamento 8
Motor / Consumo 8
Transmissão 7
Suspensão 8
Direção 8
Freios 8
Segurança e Auxílios 8
Total 78
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