A Alstom confirmou o pedido de 27 unidades adicionais da plataforma regional Coradia Meridian por um valor estimado em 170 milhões de euros.
As entregas têm inicio a partir de Junho de 2018 e fazem parte do contrato assinado inicialmente em 2012 e que já tinha previsto pedido adicional.
Com estas 27 unidades que vão incorporar a frota ”Jazz” da empresa Trenitalia, vão ser um total de 118 unidades no segundo semestre de 2019, data prevista para o final das entregas. Estes trens regionais já percorrem os trilhos de doze regiões da Itália.
As unidades elétricas têm uma velocidade máxima de 160 km/h contam com piso baixo em toda a sua extensão, e são recicláveis em 95% de sua composição, têm monitoramento por vídeo, telas de informação ao passageiro, avisos sonoros e em braile, e pontos de carregamento de aparelhos eletrônicos (220V na Europa).
Estas unidades foram desenhadas e fabricadas nas plantas da Alstom em Savigliano, Cuneo, que faz a montagem e certificação das unidades, Sesto San Giovanni perto de Milão onde são construídos os sistemas de tração, e Bolonha onde são instalados os sistemas de sinalização.