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Avaliação: Range Rover Evoque. Agora fabricado no Brasil, requinte britânico segue inabalável.

  • Artur Semedo / Revista Publiracing e-mail
  • 20 de jul. de 2017
  • 8 min de leitura

Avaliação: Range Rover Evoque. Agora fabricado no Brasil, requinte britânico segue inabalável.

Falar de Range Rover, é falar um pouco da história da tradicional indústria automobilística britânica, além de pioneirismo na criação do mais desejado segmento de veículos da atualidade, os SUV´s.

Foi com a criação do seu clássico modelo nos anos 70, que nascia um novo conceito de veículo. Capaz de agregar a capacidade de um 4x4 Land Rover, com o luxo de um Jaguar (só para citar os ótimos exemplos das marcas do grupo), assim nascia naquela época o verdadeiro significado da sigla SUV (Veículo Utilitário Esportivo). O segmento se popularizou, desceu para produtos não tão capacitados, mas que pretendem carregar essa essência, e é hoje o desejo de uma grande maioria dos clientes que pretendem comprar um veículo automóvel.

Avaliação: Range Rover Evoque. Agora fabricado no Brasil, requinte britânico segue inabalável.

Mas passados praticamente 40 anos a marca inovou novamente, ao criar o Range Rover Evoque, um SUV de linhas distintas, e capaz de reunir luxo, qualidade, tecnologia e esportividade. Ao longo da última década e através do grupo Jaguar Land Rover, a marca decidiu apostar no mercado brasileiro, primeiro com um forte investimento em marketing e concessionárias, que com o período de “ouro” do mercado automobilístico brasileiro ( anos atrás) e da importação de produtos de qualidade para o Brasil, possibilitou a consolidação da marca de tal forma que levou a uma nova perspectiva para sua presença no país, o que culminou com a implantação da fábrica do grupo em Itatiaia (RJ), planta que produz atualmente, além do Discovery Sport, o modelo testado por nós esta semana, o Range Rover Evoque, na versão mais completa de motor a gasolina com 240 CV, a HSE Dynamic.

E os números são impressionantes. O veículo é um marco na história da Land Rover com mais de 160 prêmios conquistados ao redor do mundo desde seu lançamento, e mais de 21 mil unidades comercializadas no Brasil desde seu lançamento por aqui, o que aconteceu no segundo semestre de 2011.

A Range Rover Evoque avaliada pela nossa equipe é a topo de linha, HSE Dynamic, que inclui anda outras quatro versões, a SE, SE Dynamic, HSE e ainda com a mesma configuração técnica HSE Dynamic, aquele que é conhecido por ser o único SUV conversível do mercado mundial . O modelo pode ser equipado com duas opções de motor: Ingenium Diesel 2.0 de 180 cv ou o que equipava o nosso veículo, o motor a gasolina 2.0 Si4 de 240 cv.

Avaliação: Range Rover Evoque. Agora fabricado no Brasil, requinte britânico segue inabalável.

Poucos veículos conseguem mesclar de uma forma tão interessante a esportividade de suas linhas modernas e agressivas, com a elegância e robustez que se espera de um Land Rover.

É destaque imediato o agressivo para-choques dianteiro, onde ficam evidentes as grandes entradas de ar, disponibilizadas em preto para um ar mais esportivo.

Avaliação: Range Rover Evoque. Agora fabricado no Brasil, requinte britânico segue inabalável.

A assinatura dos faróis é uma das principais características do design do Evoque. Em Xenon e elementos em LED, os faróis dianteiros são bem marcantes e têm nivelamento automático, enquanto os traseiros ficaram na última atualização mais estreitos.

Ainda muito marcante quando observamos por fora a Evoque, são suas rodas de aro 20", chamadas de 'Style 508‘, em preto, e que completam um conjunto que como referido combina de forma única esportividade com elegância.

Já no interior as emoções continuam de forma explosiva. A cada pormenor ficamos com a exata percepção do quanto os engenheiros da Land Rover trabalham para o conforto e bem estar dos passageiros. No modelo avaliado por nós os assentos em couro com tons de preto e vermelho, são esportivos e com uma costura que utiliza o mesmo tom de cor vermelha para contornar e delinear vários pormenores dos bancos, do console central, painel e portas.

O banco do motorista além de ajustes elétricos tem memória que pode salvar, por exemplo, a posição de condução de esposa e marido, quando ambos dirigem o mesmo veículo, com isso com um simples toque no botão da memória que fica na porta, o banco se ajusta automaticamente à posição de cada condutor. Ainda como facilidade, ao abrir a porta para sair ou entrar, o banco recua para uma posição que facilita estes dois momentos, se ajustando automaticamente na última posição salva na memória assim que fechada a porta e acionado o primeiro estágio da ignição. O teto totalmente panorâmico é um convite para fazer parte de um interior de amplitude sem limites.

As peças do painel, console central e portas, são de acabamento premium, integradas de forma correta e sólida, expondo que o receio que o modelo agora fabricado no Brasil eventualmente não teria a mesma qualidade no acabamento que as versões até então importadas, fica imediatamente para trás. A qualidade, tanto dos materiais utilizados, como do encaixe das peças, mantem o nível elevadíssimo que é “cartão de visita” da Land Rover.

Na nossa descrição ao interior destacamos ainda, o sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, o espelho retrovisor central com função antiofuscante automática, o ar-condicionado é automático com filtragem de ar e recirculação automática com saídas também atrás, e para finalizar, a iluminação de ambiente, que é configurável em diversas cores e intensidade da luz, iluminando de forma discreta e elegante, portas, console central e espaço de pernas.

Avaliação: Range Rover Evoque. Agora fabricado no Brasil, requinte britânico segue inabalável.

A central multimídia fica disponível também através da Tela Touch Screen de 10.2" com sistema de som Meridian de 380 watt e distribuição pelo interior de 11 alto-falantes incluso subwoofer. Contém porta USB, conectividade para telefone via Bluetooth com streaming de áudio, CD Player e navegador, em mais um modelo que chegou até nós este ano disponibilizando um sistema de som de ótima qualidade, cada vez mais uma preocupação para quando uma marca quer oferecer diferenciais.

Já preparando para dar partida ao motor, ajustamos nossa posição de condução no banco e em relação ao volante, que é multifunções em couro Oxford, e se ajusta em altura e profundidade.

Através do botão, damos partida ao motor a gasolina de quatro cilindros Si4, que disponibiliza 240 cv de potência e 340Nm de torque, sendo capaz de levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,5 segundos e com uma velocidade máxima anunciada de 217 Km/h.

Damos então inicio ao teste dinâmico sabendo que nosso “britânico” está equipado com airbags (frontais, joelhos e cortina). De imediato destacamos o isolamento acústico, que mantem um irretocável nível de conforto mesmo quando subimos o giro do motor. O propulsor se mostrou permanente disponível, tanto em baixas rotações como quando solicitado em níveis de exigência maiores. Fator determinante para um comportamento tão eficiente está, além do ótimo torque, a caixa de câmbio ZF de nove marchas, de dimensões compactas, sua relação de foi configurada para oferecer mais força em velocidades reduzidas ou em situações de retomada. Já em velocidade de cruzeiro, as rotações são bastante reduzidas o que ajuda na economia de combustível, na preservação do motor e permite um nível quase imperceptível de ruído na cabine. A troca de velocidades pode também ser feita pelos comandos tipo borboleta no volante.

Suas dimensões configuram ao Range Rover Evoque um equilíbrio perfeito entre o conforto e eficiência na cidade, com uma rara (para este perfil de veículos) capacidade para atividades 4x4. Com comprimento de 4533 mm, Largura de 2090 mm, Altura de 1635 mm e entre-eixos de 2660mm, ele tem em relação ao solo 215mm de altura no eixo dianteiro e 240mm no eixo traseiro.

Avaliação: Range Rover Evoque. Agora fabricado no Brasil, requinte britânico segue inabalável.

Com essas características ele consegue ângulos de entrada de 25°, de saída 33° e de rampa de 22°.

Com os subchassis dianteiro e traseiro isolados, uma estrutura monocoque rígida e tecnologias como o sistema 4WD inteligente, é possível encarar qualquer situação off-road com maior confiança, utilizando por exemplo o All Terrain Progress Control (ATPC) que ajuda o motorista a manter uma velocidade constante em condições difíceis, mantendo a concentração em dirigir e a encontrar um caminho através dos obstáculos. O sistema também permite que o veículo se mova suavemente e com facilidade, mesmo em superfícies de pouca aderência, como gelo, neve ou grama molhada.

Seu DNA aventureiro fica ainda mais evidente no Terrain Response, escolha que otimiza os sistemas do motor, transmissão, diferencial e de chassi do veículo para maximizar a dirigibilidade, o conforto e a tração em qualquer tipo de terreno. Basta selecionar o modo que se adapta às condições: Geral, Grama/Cascalho/Neve, Lama e Buracos, e Areia. O veículo sempre proporcionará uma condução firme e confiante para cada uma destas opções de piso. Para estas aventuras a Land Rover fala numa capacidade de travessia em cursos de água de 500mm para enfrentar com confiança obstáculos “molhados” on-road e off-road .

Imperceptível, porém muito útil para melhorar a eficiência energética, o nosso modelo conta ainda com o sistema Stop/Start, que interrompe o funcionamento do motor em situações de congestionamento ou sinal de trânsito, e religa o veículo assim que tocamos levemente acelerador.

Entre diversos desenvolvimentos tecnológicos que permitem mais segurança, eficiência e capacidade ao dirigir o Evoque, destacamos, por exemplo, o Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC). Ele otimiza a estabilidade do veículo mesmo em situações críticas de condução. O sistema controla a estabilidade do veículo nas acelerações e arrancadas de maneira dinâmica, além de identificar comportamentos de condução instáveis como subesterço e sobresterço. Desta maneira, atua ajudando a manter o veículo sob controle, manipulando a entrega do motor e aplicando frenagem quando necessário.

Avaliação: Range Rover Evoque. Agora fabricado no Brasil, requinte britânico segue inabalável.

Destacamos ainda o Controle de Descida de Ladeiras (HDC) patenteado pela Land Rover auxilia o motorista com descidas controladas em difíceis declives, mantendo uma velocidade constante e acionando o freio separadamente para cada roda. O sistema funciona automaticamente desacelerando o veículo e mantendo a velocidade relativa à relação de marcha selecionada e à posição do pedal do acelerador. Ainda para situações em rampa, mais tecnologia entregando segurança com o Sistema de Saída Gradativa. Semelhante ao Auxílio de Partida em Ladeiras, este sistema evita que o veículo acelere rapidamente ao descer uma ladeira. Se o veículo parar e voltar a mover-se em uma inclinação, o sistema segura o freio antes de liberá-lo gradualmente ao dar partida.

Falamos agora dos freios, que são de disco nas quatro rodas, ventilados na frente e sólidos atrás, naturalmente um conjunto muito eficiente, e que deixam o condutor confiante para frear ou imobilizar de forma equilibrada os 1.655 kg de peso do veículo. Por falar em freio, referência para o sistema que aciona o pisca alerta em caso de frenagens bruscas, mais uma das sutilezas que fazem parte de uma vasta lista de pormenores que o condutor vai descobrindo a cada novo quilometro. Ainda neste sistema, a comodidade que é o Freio de Estacionamento Elétrico (EPB) ele é automaticamente acionado quando o condutor coloca o câmbio em P. Destacamos ainda o sistema de vetorização de torque por frenagem. O sistema aprimora a agilidade e a estabilidade do veículo nas curvas. Ele monitora e equilibra constantemente a distribuição do torque entre todas as rodas, aumentando a aderência e o controle da direção tanto on-road quanto off-road. O sistema também pode aumentar a taxa de curva e reduzir o subesterço, aplicando o freio na roda traseira no lado interno da curva, forçando mais torque para a roda externa e contribuindo simultaneamente para a estabilidade.

Falar ainda de uma questão técnica que é fundamental para todo o equilíbrio entre conforto e eficiência do Range Rover Evoque, que é sua suspensão. Fabricadas em alumínio e aço leve, as torres da suspensão com a avançada tecnologia de ressalto hidráulico reduz o ruído na cabine após o impacto com as irregularidades do piso. O sistema também garante que superfícies onduladas serão suavizadas e quase não haverá transmissão do impacto para os seus braços ou sobre o chassi do veículo. O modelo britânico é capaz de ter um comportamento de sedã, rápido e seguro em alta velocidade, sem perder a essência Land Rover, com uma grande capacidade para superar obstáculos e irregularidades, seja no dia a dia da cidade, como ainda em suas aventuras pelo mundo off-road.

Avaliação: Range Rover Evoque. Agora fabricado no Brasil, requinte britânico segue inabalável.

Para terminar falar do preço. Com opções que começam no SE de motor 2.0 Si4 a gasolina com 240 cv e vendido por R$ 228.500, passando pela opção com motor diesel, com motor 2.0 TD4 Diesel que entrega 180 cv e vendido por R$ 249.500, a versão testada por nós a HSE Dynamic vendida por R$ 252.900 ou a versão mais cara nas concessionárias da marca, a HSE Dynamic Conversível, também ela equipada com o motor de 240 cv e vendida por R$ 292.500.

Chegamos assim ao fim de nossa experiência com o Range Rover Evoque, legítimo representante de uma história de pioneirismo, capacidade, elegância e esportividade e que os engenheiros da marca conseguiram interpretar de uma forma tão intensa, que assim como aconteceu nos anos 70, ele voltou a ser referência no Brasil e no mundo.

Fotos Revista Publiracing e Land Rover ( Interna )

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