• Keller Carvalho / Revista Publiracing E-mail:

Maior evento de vinhos portugueses do Brasil finaliza este domingo no Shopping JK Iguatemi


A primeira edição paulista do evento Vinhos de Portugal começo na passada sexta feira e chegou depois de conquistar o público carioca em quatro edições com 25 mil visitantes no total. Os amantes da bebida que a cada ano conquista mais os brasileiros podem degustar e aprender mais sobre os vinhos portugueses diretamente com os produtores e com especialistas no tema.

Durante os três dias do evento, os visitantes têm a oportunidade de degustar vinhos portugueses de 64 produtores, que apresentam mais de 400 rótulos. Além disso, o público pode participar de diversas atividades paralelas como provas, harmonizações e cursos de vinhos guiados pelos críticos dos três jornais que são realizadores do evento: O Globo, Público (Portugal) e Valor Econômico.

A iniciativa conta com a parceria da ViniPortugal, apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, das Comissões de Vinhos do Alentejo, do Dão e de Setúbal, da Universidade de Coimbra e da TAP e apoio institucional do Experimenta Portugal.

Com a participação do único Master of Wine de língua portuguesa, o brasileiro Dirceu Vianna Júnior, os visitantes ganham uma atração a mais entre os críticos que participam do evento na capital paulista. Também estarão no evento alguns dos mais prestigiados produtores de vinho de Portugal, como Dirk Niepoort, Luís Pato, Anselmo Mendes e Domingos Alves de Sousa. O catálogo completo de produtores, castas e suas respectivas regiões, pode ser baixado no link: http://bit.ly/2sfqeoA.

Em São Paulo também existe, como na edição do Rio, o Mercado de Vinhos, Sala com Provas, Cursos e Harmonizações, Espaço Tomar um Copo e a Loja para compra de vinhos. O evento é realizado no rooftop do sofisticado Shopping JK Iguatemi até hoje, coincidindo com as comemorações do Dia de Portugal (Dia de Camões) festejado no dia 10. A cantora Adriana Calcanhotto, atualmente Embaixadora da Universidade de Coimbra no Brasil, volta ao evento, mas desta vez em São Paulo, em quatro sessões de Tomar um Copo (podem ser conferidas detalhadamente ao final do texto), este ano, para falar da obra de Camões com o diretor da Biblioteca da Universidade de Coimbra, José Bernardes, e um dos maiores especialistas na obra do autor de Os Lusíadas.

O cartunista português Luís Afonso também faz quatro sessões de Tomar um Copo, em São Paulo, com cartoons e histórias de personagens como o Marquês de Pombal, o Barão de Forrester e a D. Antónia, que marcaram a história da região do Douro. Ainda em São Paulo, o chef português Vítor Sobral, está com um quiosque da Padaria da Esquina, considerada a melhor padaria de São Paulo.

O tradicional bonde lisboeta "Prazeres 28" - um dos ícones culturais e turísticos de Portugal e da cidade de Lisboa, também esta presente no evento com uma série de iniciativas que visam promover o enoturismo - quem visitar o bonde ainda poderá testar uma mesa interativa, onde os visitantes poderão manipular aromas e texturas expostos. O foco será a diversidade dos Vinhos de Portugal para que os participantes possam ter uma experiência real e sensorial.

A organização do evento ressalta que só é permitida a entrada de menores de 18 anos na área de convivência acompanhados pelos responsáveis, nas atividades pagas é proibido o acesso de menores de 18 anos, inclusive crianças de colo.

Confira a programação de domingo da atividade "Tomar Um Copo", que acontece na Área de Convivência e tem entrada gratuita com inscrições no local:

Domingo, 11/06

12h30 - O Porto em cartoons (Manuel Carvalho/Luís Afonso/Manuel Cabral)

13h30 - Camões e Vinho (Adriana Calcanhotto/José Bernardes e Manuel Carvalho)

14h30 - Enoturismo em Setúbal (Alexandra Prado Coelho)

15h30 - O Porto em cartoons (Manuel Carvalho/Luís Afonso/Manuel Cabral)

16h30 - Aplicativos para apaixonados por vinhos (André Ribeirinho)

17h30 - Vinhos Alentejo (Luis Lopes e Alexandra Prado Coelho)

18h30 - Vinhos de Setúbal (Luis Lopes e Alexandra Prado Coelho)

19h30 - Camões e o Vinho (Adriana Calcanhotto/José Bernardes e Alexandra Prado Coelho)

20h30 - Vinho de Talha com Alentejo (Alexandra Prado Coelho)

#LAZER