• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Especialista acompanha grupos para observar a Aurora Boreal no Alasca


Inesquecível. Esta é uma das palavras mais utilizadas para descrever um dos fenômenos mais admirados da natureza, a Aurora Boreal. Presencia-la não é tarefa fácil, por isso a OneLapse Expedições Fotográficas convocou o especialista Marco Brotto, dono de um dos maiores acervos de fotografias profissionais de auroras, para acompanhar a expedição ao Alasca, que aconteceu em setembro.

"Foi sensacional. Nesta expedição ela demorou para aparecer, mas fomos persistentes. Perseguimos os melhores lugares e possibilidades para ver a 'Dama da Noite'. E valeu a pena. Quando enfim vimos a aurora , escutei dos participantes palavras de arrepiar. Agradeci por estar junto com eles nesse momento único. Sonho, realização, loucura, magia, fé, amor, deslumbre, contemplação e muitos olhos marejados", descreve Brotto.

Além de observar a Aurora Boreal, nos dez dias de viagem o grupo aproveitou para conhecer as belezas da natureza selvagem da região. Ursos, lobos, caribus, alces e águias são alguns dos animais que circulam livremente nas 17 áreas de parques nacionais - o que corresponde a dois terços do território - que existem no estado. Cadeias de montanhas, vulcões, rios selvagens e a vasta tundra completaram o adventure tour.

"Começamos com um pequeno cruzeiro na cidade de Seward. Lá, tivemos a sorte de pegar um tempo maravilhoso com céu limpo e avistamos e fotografamos alguns animais. Depois, entramos para o Glacial e fizemos uma bela caminhada em meio à floresta boreal, com uma vista magnífica do glacial e de uma caverna de gelo. No jantar, no caminho de volta a Anchorage, a diversão foi completa com o som ao vivo de uma banda local de música folk".

A caçada à Aurora começou em Talkeetna, povoado rodeado por montanhas e rios com grande quantidade de salmão, mas estava chovendo e o céu totalmente nublado. É importante lembrar que só é possível vê-la a olho nu em condições específicas, como céu escuro, sem nuvens e com atividade solar. É essa atividade a responsável pelas luzes coloridas que tanto são admiradas. Mas o grupo estava preparado e continuou a busca. "Saímos da pequena cidade e fomos até o ponto sul do Denali, tentando encontrar um buraco nas nuvens, que poderia durar poucos minutos. Deu certo! O tempo abriu e vimos muitas estrelas. A gritaria foi geral quando pudemos ver um rastro verde no céu. Conseguimos ver um pouco da Aurora Boreal no céu do Alasca!".

O grupo conseguiu observá-la mais duas vezes. Em Healy avistaram as luzes no centro da estrada. Brotto conta que ao lado das vans já viam as luzes saindo de um lado para o outro. "Passamos o Nenana River e paramos em um local que eu já conhecia e sabia da segurança. Definitivamente foi uma explosão de luzes e sorrisos! A Aurora Boreal dançou sobre as montanhas e foram vários momentos de extrema alegria e emoção. Além é claro, de render lindíssimas fotos".

Na última noite, em Fairbanks, com tudo pronto para a despedida, conseguiram observá-la mais uma vez. "Começou tímida e de repente havia uma faixa linda de Aurora Boreal sobre nossas cabeças! O reflexo dela no lago foi o início do frenesi. Foi uma difícil e cansativa caçada, mas nessa hora tudo valeu a pena. O depoimento dos participantes foi emocionante".

E quem achou que tinha acabado ainda teve uma grata surpresa. "Durante nosso voo de retorno para Seattle, ela veio voar conosco e quem se manteve acordado pôde vê-la do avião também. Voltei para casa realizado! Principalmente pela alegria e pela amizade que esse grupo manteve durante toda a viagem. Espero que fique para sempre".

As próximas expedições para ver a Aurora Boreal e vivenciar essa experiência única já estão com as inscrições abertas. São duas opções: Noruega e Finlândia, de 22 a 30 de janeiro, e Alasca, no Carnaval (de 24 de fevereiro a 4 de março). O especialista Marco Brotto acompanhará as duas. Mais informações pelo site www.onelapse.com.br, pelo telefone (11) 2528-9181 ou email contato@onelapse.com.br.

#TURISMO #LAZER

Laja Revista Publiracing
Reserve seu espaço