• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

No moribundo campeonato brasileiro de rally de velocidade, dupla Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut,


A situação preocupante do campeonato brasileiro de rally de velocidade, fica exposta a cada nova etapa da categoria. Organizadores sofrem com dificuldades para conseguir apoios para a realizações das provas, as razões são muitas, mas principalmente, uma baixíssima visibilidade da competição. O responsável máximo para sua divulgação, a Confederação Brasileira de Automobilismo, continua longe, muito longe, de cumprir sua obrigação como fomentador de não só desta, mas de todas as categorias do automobilismo brasileiro.

Fica claro que não fosse a paixão de muitos e dedicação de outros, e este campeonato já estaria sepultado.

Entre os que se esforçam para manter viva uma competição que não muito longe daqui, na Argentina, atrai além de muitas equipes, milhares de espectadores para as especiais a cada prova, está a dupla do Lancer Evolution X, Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut.

Após enfrentar as altas temperaturas da etapa de Pomerode (SC) e as longas retas de Estação (RS), a dupla conquistou agora o primeiro lugar no tradicional Rally de Erechim (RS), uma das competições mais difíceis e tradicional do rally de velocidade brasileiro.

"As provas desse ano estão muito desafiadoras e a última etapa foi um exemplo disso. As especiais em Erechim foram extremamente exigentes. Foi um verdadeiro rali de sobrevivência, com muitos carros apresentando problemas", explica Ulysses.

O Rally de Erechim foi marcado pelo piso duro, com a presença de muitas pedras pelo trajeto. "Essas características tornaram a especial bastante técnica, muito diferente dos desafios que enfrentamos nas etapas de Pomerode e Estação. Mesmo assim, conquistamos a vitória e ampliamos nossa liderança na classificação geral", comenta Ulysses.

Para o piloto, as próximas etapas do Brasileiro de Rally de Velocidade manterão o nível de dificuldade e a versatilidade do Lancer Evolution X será essencial para a conquista do campeonato. "Em cada etapa enfrentamos desafios diferentes. Seja em trechos de serra, no cascalho em longas retas, o Lancer Evo X sempre nos entregou muito desempenho", ressalta o piloto.

Agora, a dupla se prepara para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, que será realizada na cidade de Taubaté (SP), nos dias 24 e 25 de setembro.

A história de Ulysses com a marca Mitsubishi teve início em 1996, quando foi lançada a Copa Colt junto ao Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Em seu primeiro ano com a marca, o piloto já saiu vitorioso, o que estreitou ainda mais a parceria também no Cross-Country e culminou na vitória em 1998, no Rally dos Sertões com a primeira L200 cabine dupla para competições.

"Depois dessas vitórias, comecei a correr com o Lancer Evo. Fui campeão em todos os anos que competi com esse carro, inclusive o inédito título de Campeão Sul-Americano de Rally de Velocidade para carros de produção (grupo N4), em 1998. Sou o único brasileiro até hoje a conquistar esse título", lembra Ulysses.

Em 2014, a parceria conseguiu mais dois títulos: o Campeonato Brasileiro e o Gaúcho de Rally de Velocidade. "2014 foi bastante especial, conseguimos bons resultados e estamos animados para conseguir, em 2016, mais títulos para essa vitoriosa parceria", afirma.

"Estamos muito honrados em continuar com essa parceria entre o Lancer Evo, com quatro títulos do WRC e 11 do P-WRC, e o Ulysses, que tem uma longa história de sucesso com a Mitsubishi. Será mais um teste para a dupla", afirma Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi.

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2016

24 e 25 de setembro - Taubaté (SP)

19 e 20 de novembro - Morretes (PR)

Foto: Edson Castro

#RALLYDEVELOCIDADE

Laja Revista Publiracing
Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !