Toyota Etios Sedan 1.5 XS AT 
Revista Publiracing

Texto: Artur Jorge Semedo

Imagens: Divulgação Toyota ( Interior ) e Revista Publiracing

Avaliação: Toyota Etios Sedan 1.5 XS AT - Surpreendendo pela eficácia!

 

Os jornalistas especializados no segmento automotivo guardam pequenos truques no seu dia a dia, uns fechados a “sete chaves”, outros nem tanto. Cada um ao seu estilo, mas sempre no intuito de dar mais transparência e qualidade ao trabalho de informar de forma isenta e clara, sobre as características dos produtos disponibilizados pelas diversas marcas e importadoras para o mercado brasileiro.

Pessoalmente, um dos hábitos que tenho é evitar ler as opiniões de colegas sobre os veículos, antes de poder conhecer suas características na 1ª pessoa. Evito assim pré-julgamentos sobre o produto. O quanto mais distante for individualmente a ideia que cada um de nós tem sobre determinado veículo, melhor a interpretação coletiva ( leitores ) sobre as características de determinando modelo.

Outra preocupação que sempre tenho é o de me posicionar no segmento do produto avaliado. Parece obvio, mas não tão comum. Recebemos críticas que chegam na forma de e-mails ou comentários em redes sociais, nos questionando sobre textos que publicamos em que afirmamos que determinando produto que custa por exemplo R$ 35 000,00 é eventualmente uma boa proposta, ou até que é eficaz.

Três parágrafos para iniciar o texto que vai falar tecnicamente do Toyota Etios SD XS 1.5 AT, e para salvaguardar desde já o eventual impacto que minha avaliação pode ter no leitor.

 

Sempre iniciamos nosso teste com a natural observação externa do produto. No nosso teste de hoje, e devido à chuva bastante forte que fazia na hora de receber nosso Etios, pulamos 25 Km, distância percorrida entre o local de retirada do veículo, e a redação da Revista Publiracing.

Nessa breve distancia, sem muito tempo para observar outros aspectos que não a forte chuva que caía à nossa volta, e a redobrada atenção que é necessária para este tipo de condução, no entanto, tempo suficiente para sentir o conjunto mecânico mostrando suas características, e imediatamente nos surpreendendo. Após chegar, meu primeiro comentário foi - como é eficiente este conjunto, motor e câmbio, gostei muito – referi de imediato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempo agora, e já sem chuva, para observar com atenção as linhas do Toyota Etios Sedan e seu acabamento. Fica claro que beleza não é o principal argumento do carro da Toyota. A versão Hatch, até que disfarça bem esta característica, mas no Sedan não dá para esconder as linhas muito idênticas a tantas outras propostas do mercado. Marcas que têm seu sedan compacto, com origem no modelo Hatch, com a natural introdução da “caixa”, para um porta-malas maior.  Neste ponto a Toyota começa a distanciar-se da concorrência. O aproveitamento do porta-malas traseiro é muito bom, disponibilizando impressionantes 562L de espaço. Ainda referência para os pára-choques frontais e traseiros, que são da cor do veículo, assim como os espelhos retrovisores (elétricos), e as maçanetas para abertura das portas. Finalizando a observação exterior, as rodas, que são em aço aro 14 com calotas integrais, e onde são instalados pneus 175/65 R14.

O interior é muito agradável, com acesso fácil aos principais comandos, como, botões de abertura e fechamento dos vidros, elétricos nas quatro portas, ou aos espaços para copos e outros objetos. O som instalado na unidade que testámos foi talvez o que mais nos decepcionou, mesmo sabendo da estamos a falar de um pequeno sedan , R$ 58 000,00 pedem mais qualidade neste quesito. São apenas dois alto-falantes e dois tweeters, e qualidade de som comprometida, e o rádio disponibilizando, CD Player, MP3, entrada USB e Bluetooth. Cabe dizer que a Toyota tem uma central multimídia como opcional.

Já no sentido inverso, nos impressionou muito positivamente o painel digital Smart Screen, em Full TFT, além de bonito e inovador, ao estar posicionado no cento do veículo, ele é prático e de fácil leitura. Preocupação com o conforto e a correta posição de condução, são também evidentes, no banco do condutor, com ajuste da altura, e no encosto de braço disponibilizado, muito útil em viagens maiores, trazendo muito conforto.

Falamos agora da experiência de dirigir o Etios Sedan. Confirmando as sensações vividas naquele nosso breve contato inicial, os muitos quilômetros percorridos no nosso teste, repartidos entre o intenso tráfego da cidade de São Paulo, e rodovias nos estados de Minas Gerais e São Paulo, nos mostrou um Toyota Etios Sedan surpreendente, sim, surpreendente, pois mostra uma eficiência que não esperávamos, com o motor 1.5 L 16V WTi Flex de 107 cavalos, já com o novo cabeçote com duplo comando de válvulas, mostrando uma capacidade muito grande para superar os desafios do dia a dia, num conjunto mecânico que é auxiliado pelo ótimo câmbio automático de quatro velocidades, precisas e bem escalonadas. A  direção é assistida eletricamente, o que permite precisão na estrada, e grande facilidade em executar manobras nas apertadas pistas urbanas. Ainda em relação ao motor, referência para o torque de 14,4 kgfm a 4.000 rpm,  sem ser obviamente um esportivo, é no entanto cumpridor de suas obrigações, transportando com muita eficiência uma família. Estes novos motores produzidos no Brasil, em Porto Feliz (SP), têm ainda como destaque, a ausência do tanquinho para partida a frio.

Mais um pormenor técnico que traz conforto, é o controle de velocidade de cruzeiro, não tão comum neste segmento, e com toda a certeza fator a ser levado em conta na hora da escolha.

Mais dados que influenciam no comportamento dinâmico do modelo são, a suspensão McPherson com barra estabilizadora na dianteira e eixo de torção com barra estabilizadora na traseira, e os freios, discos ventilados na frente e tambor atrás, não são obviamente destinados a uma condução esportiva, mas são muito coerentes com a proposta.

Falar agora do consumo. Claro que após ficarmos agradavelmente surpreendidos com as novas soluções mecânicas oferecidas na recente atualização do modelo, nossa expectativa em relação ao consumo era grande. Convivendo com a realidade de que nosso carro é automático, logo condicionando um pouco os resultados, no entanto toda a qualidade do conjunto permitiu consumos de 8,2 Km/l de média na cidade, e 11,2 km/l na estrada, sempre abastecido com etanol. O tanque de 45 litros ( muito no padrão da concorrência ) fazia prever visitas mais frequentes ao posto, mas sua eficiência atenuou um pouco esta previsível necessidade.

O Toyota Etios 1.5 Sedan XS AT é a opção intermediária entre a X e a XLS, todas elas disponibilizando o câmbio de cinco marchas manual ou a opção pelo “nosso” câmbio automático de quatro marchas. Como versão topo de linha a Toyota lançou o Platinum, vendido apenas com câmbio automático. Os preços variam entre os R$ 50 000,00 da versão mais simples, e os R$ 69 000,00 da Platinum, valores aproximados.

Ainda antes de terminarmos, uma análise aos resultados nas vendas do do modelo, segundo a Fenabrave. O Etios Sedan é hoje uma das quatro forças no segmento de pequenos sedãs. Seus principais concorrentes são, o inabalável Prisma, o jovial HB 20S, e o Siena da Fiat, que vem perdendo espaço. O Etios Sedan acumulava até final de setembro, 22 527 unidades vendidas ao longo de 2016.

Como conclusão, referir que o Toyota Etios Sedan 1.5 XS AT é uma carro que convence seu comprador muito mais pela razão, que pela emoção. Fatores como eficiência, qualidade do conjunto mecânico, e até ambiente no habitáculo e espaço, levam o cliente a colocar de um lado da balança estes atributos, e do outro, o design mais moderno e atraente de alguns dos seus concorrentes. No entanto, o Etios se sai muito bem, e podemos afirmar sem medo de errar, que este produto é uma das melhores opções em seu segmento.  

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