Nissan Versa 1.6 SL Unique
Revista Publiracing

Texto: Artur Jorge Semedo

Imagens: Divulgação Nissan ( Interior ) e Revista Publiracing

Avaliação: Nissan Versa 1.6 SL Unique - A receita equilibrada !

 

A Revista Publiracing teve a oportunidade de conhecer melhor a versão mais completa do sedã compacto da Nissan, o Versa Unique.

Este é mais um produto que reforça a sensação que a Nissan acertou a mão nos modelos a serem disponibilizados para o mercado brasileiro. Em diversos segmentos a Nissan marca presença com produtos atraentes, de apelo moderno, mas principalmente, eficientes. Em relação à versão básica testada pela Revista Publiracing no final de 2015, as diferenças são substanciais. O que era um produto equilibrado e destaque principalmente pelo espaço interno, passa a ser nesta versão, Unique, uma referência no segmento.

A mais completa versão do Versa incorpora algumas soluções estéticas com o objetivo de se distinguir de seus irmãos, mas principalmente para chamar a atenção num segmento cada vez mais disputado, onde preço, eficiência energética, espaço interno (normalmente para uma família), e oferta de soluções mecânicas e de segurança, são por esta ordem alvo da observação dos clientes.

No caso do carro que chegou à nossa garagem, a frente é sem duvida, bonita, e a grade frontal, que evidencia a nova identidade da marca, é destaque quando olhamos o nosso Versa de frente. Ainda ajudando neste acabamento equilibrado, assinalamos os faróis de neblina com acabamento também ele cromado.  Destacamos ainda na traseira, o pequeno aerofólio na cor do veículo, assim como o escapamento, que dão sem dúvida um charme especial ao modelo.  Ainda na observação externa, destacamos os espelhos retrovisores, com sinalizadores de mudança de direção incorporados, além das maçanetas de abertura de portas, molduras laterais e acabamento no porta-malas, também elas com acabamento cromado.

Para terminar a observação pelo lado de fora, palavras para as rodas de liga leve aro 16, onde são montados pneus de medida 195/55 R16, e que são de muito bom gosto, cumprindo perfeitamente a função de dar o toque de classe na versão, que como o próprio nome indica pretende ser, única, e a mais exclusiva de todas as versões.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando passamos para o interior, sem dúvida que o acabamento em couro é destaque. Peças sólidas e bem encaixadas dão um acabamento, que sem surpreender, se destaca, e reforça o cuidado cada vez mais evidente nos modelos disponibilizados pela Nissan no Brasil.

O espaço interno é muito bom, o que não é novidade, já foi referido em avaliações feitas pela Revista Publiracing a versões inferiores, e parece que cada espaço está distribuído e configurado de forma tão eficiente que a sensação de sedã médio é imediata no interior de Versa. O porta-malas oferece generosos 460 litros de espaço.

Os apoios de cabeça dianteiros têm regulagem de altura. Já nos bancos traseiros apenas dois lugares têm disponibilizados os referidos apoios.

A correta posição de condução facilmente é encontrada, seja pela ótima configuração do interior do veículo, como ainda pelo ajuste em altura do banco do condutor e do volante. O feliz proprietário, têm ainda fácil acesso à abertura interna para porta-malas e tanque de combustível. Os vidros são elétricos nas quatro portas com função "one touch down" para o motorista.

A central Multimídia é a mais nova da Nissan,  Multi-App que incorpora rádio AM/FM, CD e DVD Player, MP3 com display 6,2″ colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/Ipod, conector USB, conexão à internet através de Wi-Fi pela plataforma Android e download de aplicativos. Permite ainda conexão via Bluetooth e Streaming com comandos no volante para som, rádio e telefone. Ainda na tela fica disponibilizado o sistema de navegação. O som é distribuído com qualidade pelo interior do veículo através de 4 alto-falantes.

Para completar a nossa descrição, palavras para o acabamento em Piano Black no painel central onde um pouco abaixo ficam disponíveis os comandos do ar-condicionado automático digital.  Os pormenores cromados vêm do exterior para o interior, sendo visíveis no botão do freio de mão, e nas maçanetas das portas. Como exclusividade da nossa versão, os tapetes incorporam a palavra UNIQUE.

O Versa vem apenas com os fundamentais e básicos airbags para motorista e passageiro.  Já no comportamento dinâmico ele se destaca. O motor é flex, transversal de 4 cilindros em linha, com 16 válvulas, comando duplo e 1.598 cm³ de cilindrada. A potência entregue por este eficaz motor é de 111 cv às 5.600 rpm. O torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm. A energia gerada chega às rodas dianteiras através do câmbio automático XTRONIC CVT com função overdrive.  Não cansamos de elogiar este componente da Nissan, muito eficiente, não só no Versa, como em outros modelos da marca, como o que avaliaremos na próxima semana, seu irmão maior, o Sentra e o novíssimo Kicks, também ele já avaliado, e elogiado neste componente.

O câmbio CVT entrega uma correta passagem das marchas, muito bem escalonado, eficiente e principalmente suave.

 

Ele é um dos responsáveis pelos bons resultados no consumo conseguido ao longo dos dias em que pudemos rodar com o Versa . Abastecido o tanque de 41L com etanol, o sedã compacto conseguiu ao final dos sete dias de muitos quilômetros percorridos entre o trânsito da cidade e as estradas do interior de São Paulo, média urbana de 8,1 km/l e rodoviário de 13,9 Km/l. Numa situação ideal nosso Versa é capaz de percorrer pouco mais de 560 km sem parar para abastecer.

Suas medidas são referência para um comportamento dinâmico muito eficiente. O entre-eixos é de 2,60 m, centralizado no comprimento total de 4,49 m, largura de 1,69 m e altura de 1,50 m. Com suspensão independente McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira, e freios de discos ventilados à frente e tambores atrás, ele é saudável nas reações, previsível no comportamento, e sem ser surpreendente,  entrega o que promete com eficácia.

A direção assistida eletricamente permite manobras rápidas sem muito giro da direção.

Nossa versão tem um custo na concessionária de R$ 67 190.00, e é a mais completa das oito versões disponíveis. A Nissan de forma inteligente diversifica sua oferta dentro do mesmo modelo, começando nos R$ 45 340.00 pedidos pela versão mais básica com motor 1.0, valor que  vai variando de acordo com as soluções que passam pela oferta de duas versões com o motor mais limitado, e seis com motor 1.6 entre ofertas com câmbio manual ou o novo automático CVT, que deve muita rapidamente representar a preferência dos compradores do modelo.

O modelo que agora é produzido no polo industrial da marca em Resende, RJ, tem tudo para crescer na lista de preferências do cliente nacional. A oferta do câmbio CVT trás a opção que faltava, e esta versão UNIQUE pode ser a escolha para quem quer o mais próximo de um sedã médio, com uma boa lista de itens de série, oferecendo espaço interior, e com uma boa relação custo/benefício.

No momento delicado que o mercado automobilístico brasileiro atravessa, a Nissan vendeu um total de 17 513 unidades do modelo de Janeiro até final de Outubro, sendo que foi sentida uma pequena variação positiva de Setembro para Outubro onde se passou de 2017 unidades vendidas no nono mês do ano, para as 2034 unidades entregues em Outubro o que representa uma participação de 7.55% no segmento dos pequenos sedans. Os dados são da Fenabrave.

Como conclusão e somando ao que já foi dito, o Versa na versão UNIQUE é para nós uma referência. Se isso se vai traduzir em números expressivos nas concessionárias da marca,  apenas o tempo o dirá, mas é sem dúvida, uma boa escolha.

Click nas imagens para ampliar