Nissan March RIO, o esportista !

Texto: Artur Jorge Semedo

Imagens: Revista Publiracing

 

A Nissan é patrocinadora oficial  dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e esse apoio levou a empresa japonesa a aproveitar a exposição do evento para diversas ações em seus produtos, que vão do lançamento de inéditos modelos como o crossover recém chegado Kicks, passando por algumas edições especiais e limitadas, como a do modelo que testamos, o Nissan March, na versão limitada a 1000 unidades, denominado RIO.

A base é o já conhecido SL 1.6 , modelo que incorpora um ótimo e moderno motor de 16 Válvulas, que apresenta um aproveitamento eficiente do espaço destinado aos ocupantes, e ainda apresenta a nova central multimídia que vem instalada em alguns modelos da marca desde o final de 2015.

Sabendo que em traços gerais o produto já era conhecido, ficou para observar com mais atenção o trabalho estético realizado pelos engenheiros da Nissan, para marcar o modelo com uma personalidade esportiva. Tudo a ver com as olimpíadas.

O resultado foi um atrativo kit, composto por evidentes spoilers, dianteiro e traseiro, saias laterais, e conjunto de faróis de neblina. Numa harmoniosa junção de cores, retrovisores pretos com faixas laranja, cor que aliás completa os detalhes em todas as superfícies com a frase, RIO 2016. Ainda em preto, o teto, e as rodas em tom grafite e que são de liga leve aro 16′. A unidade testada por nós tinha a cor branca, mas o cliente pode optar ainda pelas cores prata ou preta.

 

 

 

 

 

Uma curiosidade é a numeração da unidade correspondente a esta série limitada de mil unidades, e visível na grade frontal. Uma responsabilidade para a REVISTA PUBLIRACING o fato de termos testado a unidade #1, a primeira que saiu de fábrica de Resende (RJ) onde são fabricados os modelos March para o mercado brasileiro. E como o principal destaque deste modelo é mesmo o lado de fora, mais algumas palavras para um conjunto estético que nos pareceu além de harmonioso, audacioso, e que transmite uma personalidade esportiva que nos remete a mercados como o europeu, onde este tipo de produto, pequenos esportivos, é explorado de forma clara, e com sucesso, pelas empresas.

Passando para o interior o aspecto geral é agradável e sem saliências ou imprecisões, com acabamentos em superfícies rígidas e bem acabadas.  Nesta edição, um toque de exclusividade com tapetes personalizados e bordados da cor laranja nos bancos. A qualidade reconhecida por nós nos produtos da marca, mesmo que este seja um modelo de entrada, faz com que os passageiros do compacto se sintam confortáveis, com o já conhecido aproveitamento do espaço interno, muito eficaz no March, permitindo a todos uma viagem bem agradável. Nunca é demais referir que o modelo, através de seu teto alto e de desenho curvo, permite que mesmo passageiros de envergadura mais alta, possam ocupar seu espaço sem qualquer dificuldade. Aqui cabem duas notas. Primeiro o fato de um eventual quinto passageiro, se sentado no centro do banco traseiro, não ter o mesmo espaço e conforto de todos os outros ocupantes, e o porta-malas, pequeno ( 265L), e sem duvida desaconselhado para mulheres que gostam de levar diversas opções de roupa na hora da viagem.

Em termos mecânicos, nenhuma novidade no nosso March. Motor elástico e econômico é beneficiado pelo câmbio de cinco marchas com relações curtas e que possibilitam um comportamento mais de acordo com seu aspecto arrojado. A direção assistida de forma elétrica permite uma prazerosa condução na cidade, e extrema facilidade para realizar qualquer tipo de manobras.

O moderno motor 1.6 de 16V,  gasolina ou etanol e 1.598cm³ de cilindrada, com comando de válvulas variável, bloco e cabeçote em alumínio, eliminou faz algum tempo o tanquinho para partida a frio se bastecido com etanol, e seus 111 CV de potência, tanto com etanol como com gasolina, ficam totalmente disponíveis a 5.600 rpm,  e 15,1 kgfm de torque a 4.000 rpm.

 

O motor responde corretamente em qualquer faixa de rotação que se encontre o propulsor, sendo ágil nas respostas, e proporcionando uma condução segura. Muita da eficiência no comportamento do modelo vem também de seu peso leve, ajudado pela suspensão McPherson, independente na frente, e por barra de torção, semi-independente, na traseira. Esta suspensão macia, embora permita um comportamento tranquilo e honesto, particularmente em pisos não tão bons, e numa utilização normal do dia a dia, exige no entanto uma tocada mais conservadora e sem abusar muita da velocidade, precaução exigida pela natural tendência do modelo em adornar em curva. A tração é dianteira.

Os freios, com discos ventilados na frente e tambores nas rodas traseiras, permitem uma freada eficiente e rápida, mais uma vez o baixo peso do veículo auxiliam neste processo.

As maiores limitações em termos de equipamento são precisamente no quesito segurança, onde apenas os básicos e obrigatórios airbags frontais e freios ABS e EBD fazem parte do pacote do modelo.

Deixamos ainda para nossos leitores, dados não coletados por nós, mas fornecidos pela Nissan, e que garante na aceleração até 100 Km/h desempenho de 9,8 segundos se abastecido com gasolina e 9,3 segundos com etanol. A velocidade máxima anunciada é de 182 km/h.

Após alguns dias com o nosso Nissan March RIO, veio a análise aos dados sobre o consumo do compacto. Nossa avaliação foi realizada com 80% da quilometragem, na cidade, e o restante em estrada. O combustível utilizado foi o etanol e o consumo médio foi de 7 km/l na cidade e 12 km/L em estrada. Como em muitos dos nossos deslocamentos fomos surpreendidos por pesados engarrafamentos, nada incomum em São Paulo, acreditamos que a média em outras cidades pode ser um pouco melhor.

Palavras finais para aspectos determinantes na hora da escolha de um modelo pelo cliente. O March RIO vem com: ar-condicionado digital, direção elétrica, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas (mas com sistema one-touch só na do motorista, e para descer o vidro). Computador de bordo, travas elétricas, chave com telecomando, volante multifuncional e alarme, completam o pacote.

Curiosidade em nossa redação para conhecer a nova central multimídia que acompanha os modelos da Nissan. Com tela de 6,2 polegadas sensível ao toque, já vem com diversos aplicativos instalados de fábrica, e disponibiliza, além de entradas para iPod, USB, SD Card, conexão via Bluetooth e à internet através de Wi-Fi e GPS, além de também incorporar a câmera de ré.

De fácil leitura e manuseamento, a central oferece qualidade do som instalado de fábrica, seja se ouvindo uma boa música, ou  também nas ligações telefónicas via central.  

Para o último parágrafo, o preço de venda sugerido nas concessionárias da Nissan, R$ 53 990,00.  

 

 

 

Click nas imagens para ampliar

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio6-14 11.41.20

Nissan March Rio6-14 11.41.20

2016-06-20 14.55.55

2016-06-20 14.55.55

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio

Nissan March Rio