Revista Publiracing

Metrô de São Paulo: ViaMobilidade completa 1 ano operando a Linha 5-Lilás

Em 4 de agosto de 2018, a Linha 5 –Llás do metrô e São Paulo passou a ser operada pela ViaMobilidade, por meio de contrato de concessão de 20 anos.

 

Com integração à malha ferroviária e aos terminais de ônibus, a Linha 5-Lilás funciona como um dos principais corredores de transporte coletivo na zona sul da cidade, ligando bairros populosos com o centro expandido de forma rápida e eficiente. Além disso, passa por áreas movimentadas, com complexos hospitalares, centros empresariais e polos comerciais.

 

Na época o trecho operacional era compreendido por 10 estações de Capão Redondo a Moema e 16 trens em circulação. A Linha transportava 320 mil passageiros por dia útil. Atualmente são transportados quase 600 mil passageiros por dia útil nas suas 17 estações, acréscimo de 90% em relação a 2018, quando a concessionária assumiu. Para atender essa demanda, atualmente estão em circulação 24 trens da frota P, fabricados em 2009.

 

"A ViaMobilidade investe na capacitação contínua dos seus colaboradores, em melhorias na operação, manutenção e conservação da linha e no atendimento de qualidade, oferecendo transporte ambientalmente sustentável e de alto desempenho. E trabalha diariamente para levar conforto, agilidade e segurança aos passageiros", afirma Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade.

 

Histórico

A Linha 5-Lilás foi construída em fases, com início em 1998 pela CPTM e aberta para a operação pelo Metrô em outubro de 2002, com 8,4 km, um pátio de manutenção e estacionamento (Pátio Capão Redondo) e seis estações: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze. Oito trens da Frota F atendiam a este trecho.

 

A segunda fase teve o início de sua construção em 2009 com a estação Adolfo Pinheiro, inaugurada 2014. Em 2017 foram abertas as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Em 2018 foram inauguradas as estações Eucaliptos (março) e Moema (abril) e AACD-Servidor. Em abril de 2019, a última estação da linha a ser inaugurada foi a Campo Belo.

Obras na Estação Capão Redondo

Para atender ao expressivo crescimento de demanda, a concessionária iniciou no dia 31 de julho obras de melhorias na estação Capão Redondo para facilitar o fluxo de passageiros, atualmente em torno de 100 mil pessoas em dias úteis. Entre os serviços programados, estão a ampliação do espaço de entrada, implantação de uma passagem exclusiva para o terminal de ônibus e aumento do número de catracas. A área de acesso à estação será ampliada em 63%.

 

Ainda como parte da adequação da estação, construída em 2000, a escadaria da calçada será substituída por uma rampa, com ligação direta à área das catracas, para oferecer acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, as máquinas de autoatendimento e recarga de bilhetes serão reposicionadas.

 

Para publicidade e parcerias na seção de FERROVIA entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br 

Please reload

Please reload

Rádio Sore Rodas
Aleph Bank - Abra agora sua conta