Revista Publiracing

Avaliação: Herdando referências em design, conforto e tecnologia, Peugeot 5008 amplia bem estar.

A Peugeot vem trazendo para o mercado brasileiro alguns dos seus veículos de maior sucesso no exterior. Exemplo disso o 3008, que apresentou soluções tecnológicas, estéticas e de conforto, que poderíamos dizer foram inovadoras para os produtos até então oferecidos na faixa de preço onde ele se enquadrou. Mas a marca francesa do leão decidiu ampliar o espaço do seu SUV com a versão 5008.

 

Aplicando pouquíssimas alterações, e trabalhado sobre a mesma plataforma, ele tem como principal característica uma distancia ampliada para 4.641 mm (praticamente 20 centímetros maior no comprimento e 16,5 cm no entre eixos em relação ao 3008), suficiente para permitir sete lugares, e em que a terceira fila não é uma exclusividade para crianças de menor envergadura, podendo ser o espaço para um adulto viajar sem reclamar muito do conforto.

 

Mas para conhecer mais do 5008, principalmente as diferenças para seu irmão menor, rodamos com ele por alguns dias, apresentando agora, para os nossos leitores, a opinião da equipe da Revista Publiracing sobre o veículo.

 

Esteticamente as diferenças são muito sutis, podendo ser observadas nas portas traseiras e terceiro vidro maiores, além da última coluna mais vertical. Observando com atenção, fica claro que a Peugeot conseguiu trabalhar muito bem a ampliação do modelo sem prejudicar o design exemplar apresentado no 3008.

Já que iniciámos comentando as alterações nas suas dimensões, este é o momento certo para deixarmos as mais importantes referências. O 5008 tem 1.906 mm de largura, 1.646 mm de altura, 2.840 mm de entre eixos, 240 mm de altura livre em relação ao solo, e ângulos de ataque (19°) e de saída (29°).

 

Ele mantem intactas as características do 3008, muito mais focado na estrada e no asfalto, deixando de lado a opção off-road, embora, como aliás acontece com a grande maioria dos SUVs urbanos da atualidade, sejam permitidas visitas a trechos de terra, pouco exigentes, naturalmente.

 

Além das citadas alterações, as linhas do 5008 são praticamente idênticas ao 3008, entregando um veículo esteticamente muito atraente, moderno e inovador, uma referência no atual cenário nacional.

 

O destaque fica por conta dos pormenores em cromado, acabamento aplicado na grade dianteira, na moldura dos faróis de neblina (em LED com função cornering light), e ainda em detalhes no para choques e aerofólio traseiro.  Ainda de merecida referência o acabamento em inox nas proteções laterais e teto,  e ainda das barras longitudinais que são em alumínio. Consolidadas como imagem de marca do modelo, as lindíssimas lanternas em LED traseiras, unidas por uma faixa black piano, e que junto com os faróis dianteiros, que são Full-LED, com luz diurna em (DRL) também em LED e com regulagem automática de altura de facho, formam um conjunto ótico de apelo estético impactante sendo responsável por muito do vanguardismo e estética apurada do modelo.

Para terminar a observação externa, não poderíamos deixar de fazer referência para as rodas de liga-leve de 19" (Pneus 235/50 R19), diamantadas e muito bem integradas na estética geral do modelo.

Já no interior, o 5008 repete a receita do 3008 praticamente na integra. As diferenças são os bancos individuais da segunda e terceira filas, oferendo diversas opções de modularidade e ampliando ainda mais a versatilidade do modelo. Os bancos da segunda fila tem regulagem longitudinal e são reclináveis, já a terceira fila tem assentos rebatíveis e removíveis. Nas costas dos bancos dianteiros estão disponíveis duas mesas de apoio, ampliando o conforto dos passageiros.

 

Já que falamos em ampliar, no porta-malas são disponibilizados 780 L de espaço quando a segunda fileira estiver em posição normal, no entanto o volume pode ser ampliado até 1.940 L com os bancos rebatidos.

 

O interior tem acabamento de muita qualidade e que mistura materiais emborrachados e couro, sendo aplicados no painel e portas. Compartimento refrigerado no console central, com detalhes cromados na central multimídia e saídas de ar, em acabamento utilizado ainda nas maçanetas das portas.

 

Entre diversos destaques, a elegante iluminação em LED em tons de azul, visível nas portas, console central e marcando o teto panorâmico, outro dos importantes itens de conforto que ajudam a fazer da cabine do 5008 um espaço de muita amplitude. 

 

O ar condicionado é automático digital bi-zone com saída de ar para as fileiras atrás, e os bancos do motorista e passageiro são com revestido em couro, ajustes elétricos e massageador com memória.

A central multimídia touchscreen de 8" integrada ao painel, é compatível com Apple CarPlay, Google Android Auto, e tem posicionamento elevado e muito correto. Muitas das configurações do veículo são por meio da central multimídia, além do acesso a funções por meio de teclas no console central. O sistema de áudio é de boa qualidade  e composto por 4 alto-falantes  e 2 tweeters. Ainda referência para as uteis entradas de 12V, que no 5008 são duas no console central, além de uma outra na lateral do porta-malas, de fácil acesso aos passageiros da terceira fileira de bancos.

 

Já sentado em frente do volante (em couro) e ajustável em altura e profundidade,  observamos o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas que permite diversas opções de personalização. Com posição elevada, e grafismo muito interessante, a leitura das informações é muito fácil e sem duvida que esta é uma das características, tanto do 3008 como do nosso 5008. Incorporado neste conceito moderno e até vanguardista do Peugeot o volante de reduzidas dimensões, achatado, tem os principais comandos em posição correta e fazendo parte de um conjunto de soluções que tornam a função de dirigir muito confortável.

 

A Peugeot também não poupou nos itens de segurança e conforto, e uma descrição muito pormenorizada tornaria este texto tão longo que o amigo leitor acabaria por pular o parágrafo, mas pequenos mimos como, carregamento de celular via Wi-Fi, sensor crepuscular, sensor de chuva, câmera de ré traseira com visão 180º, sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, limpador do vidro traseiro indexado à marcha ré, alarme perimétrico e volumétrico, função que mantém os faróis acesos por um tempo determinado ao se afastar do carro, assim como freio de estacionamento eletrônico fazem parte da nossa versão Griffe Pack. O cuidado nos pormenores é visível ainda na iluminação de teto para a terceira fila de bancos.

 

E já que falamos de segurança, não poderíamos deixar de referir o sistema de fixação ISOFIX de três pontos para cadeiras de crianças, o conjunto de air bags composto por duas bolsas frontais, duas laterais para condutor e passageiro, e ainda dois air bags de cortina que também protegem os passageiros das fileiras atrás.

 

Antes de iniciarmos a descrição das sensações vividas ao volante do 5008, referir que a cabine do 5008 (assim como a do 3008) é um dos conceitos mais interessantes observados pela nossa equipe nesta atenta interpretação que fazemos diariamente às mais diversas soluções desenvolvidas pelas marcas para oferecer bem estar aos passageiros nos seus veículos. No caso do SUV francês, modernidade vem em paralelo com praticidade, além de muito conforto, tecnologia e espaço.

 

A sensação que fica ao refletirmos é que o grupo PSA, e suas marcas Citroën e Peugeot, trabalham de uma forma muito particular, e correta, a amplitude e conexão do espaço interior com o mundo exterior, criando ambientes de puro prazer.

Mas vamos lá, hora de dar partida ao motor 1.6 Turbo de quatro cilindros e 16 válvulas (comando de válvulas de acionamento por corrente, variável na admissão e exaustão), e exclusivamente a gasolina. Este propulsor de injeção direta entrega 165 CV às 6.000 rpm e um torque de 24,5 / 1.400 (kgfm / rpm). Muito por conta do turbo, a capacidade de reação é praticamente instantânea, e logo nas rotações iniciais, o que sem dúvida agrega muito ao prazer de dirigir e sensação de segurança, no entanto, se para o 3008 ele se encaixa na perfeição, o maior peso do 5008 (1.632 kg), somando o peso extra dos passageiros adicionais, deixa esta opção única de motor insuficiente para satisfazer um perfil de condutor mais exigente neste quesito.

 

Mas no teste dinâmico o 5008 passa com distinção. O veículo de tração dianteira e câmbio automático de seis marchas apresenta um deslocamento muito eficiente, reagindo de forma muito inteligente ao pé direito, ele é suave quando pouco solicitado, ou rápido e preciso quando mais exigido. O câmbio é muito inteligente e de configuração correta, e quando desejamos uma interpretação diferente sempre temos a solução de trocar de marcha nas borboletas do volante.

 

A direção, com assistência elétrica-progressiva, é outro dos pontos positivos deste veiculo, tornado fácil, prático e seguro dirigir nosso SUV, seja na cidade ou em autoestradas com velocidades maiores. Ajudando no comportamento muito equilibrado, a suspensão. De acerto muito eficaz, permite muita estabilidade e precisão, sem abdicar do conforto tradicional nos modelos franceses da PSA.

 

Outro componente que sempre se mostrou muito eficiente ao longo do nosso teste foram os freios. De disco nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados, o sistema faz parte de um conjunto de soluções tecnológicas que agrega muita segurança ao SUV. Não poderíamos deixar de referir, os freios com ABS e REF - distribuição eletrônica de frenagem, o controle eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca (ESS) e ainda o Hill Assist - sistema de auxílio de partida em aclíve.

 

Já exclusividades da versão Griffe Pack, testada por nós, o piloto automático inteligente em que após a escolha da distância em relação ao veículo da frente nosso 5008 diminui a velocidade, ou quando necessário cessa inclusivamente nossa evolução, se o “obstáculo” imediatamente à frente parar por qualquer motivo, liberando após inicio do deslocamento do veículo à frente. Além disso, são exclusividades da versão Pack, o leitor de sinalização de velocidade, que consegue ler as placas com os limites de velocidade aplicadas na nossa frente, o sistema de correção e alerta de permanência em faixa, e o detector de fadiga.

Abastecido o tanque de gasolina de 56L exclusivamente com gasolina, o 5008 é muito eficiente em relação ao consumo, terminando nosso teste com médias muito próximas dos valores de referência do INMETRO, 9,4 km/l na cidade e quando nosso percurso foi a estrada a média foi de 11,8 km/l.

 

Com preço sugerido de R$ 181.990 na versão testada por nós (R$ 175.990 a Griffe), ele se apresenta como uma ótima opção para quem quer segurança, conforto, tecnologia num produto de design moderno e impactante.  Mantendo as mesmas características que fizeram do 3008 uma das melhores propostas a chegar ao mercado brasileiro em 2017, ele amplia o espaço de um produto de muita qualidade, e onde a diversão da família está garantida.  

Avaliação em números

 

  Peugeot 5008 Griffe Pack

 

Design                                                            9                                                            

Espaço e Conforto                                         9                                                             

Freios                                                             8                                                              

Conectividade e Tecnologia                           7                                                              

Acabamento                                                   8                                                              

Motor / Consumo                                            7                                                             

Transmissão                                                   8                                                              

Suspensão                                                     8                                                             

Direção                                                           8                                                            

Segurança e Auxílios                                     9                                                         

 

Total                                                             81

 

 

 

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November 17, 2019

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