Revista Publiracing

TAC Motors mostra todas as capacidades do Stark em encontro com jornalistas

Criado pela TAC Motors, o Stark é um 4x4 que mescla tecnologia de ponta, alta performance, robustez e um design de formas suaves e curvilíneas, que proporcionam excelente aerodinâmica e ainda um visual esportivo e contemporâneo, além de muito conforto e ótima dirigibilidade, em projeto totalmente brasileiro.

 

O carro vem equipado com transmissão em cinco velocidades sincronizadas, freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas, oito amortecedores, quatro chassis tubulares de alta resistência que integram sua gaiola de proteção (e são fáceis de serem substituídos) e tanque de combustível com capacidade para 70 litros, totalmente protegido pela estrutura principal. Além disso, seus itens de série são direção hidráulica, ar condicionado, vidros e travas elétricas, cinto com três pontas para todos os ocupantes, farol de neblina, porta-objetos, rodas de liga leve, banco traseiro rebatível, retrovisores externos elétricos com luzes integradas, volante com regulagem de altura, odômetro digital, conta-giros, tomada 12 volts e painel multifuncional.

 

A carroceria tem quatro assentos individuais e é formada por paineis de material composto com resina reforçada de fibra de vidro e plástico de engenharia, proporcionando excelente acabamento e leveza. Já os sistemas mecânicos – transmissão, suspensão, direção e estrutura tubular – foram dimensionados com as melhores práticas da engenharia e incansavelmente testados.

 

O motor, por sua vez, é o F1A, um 2.3 L 16V Turbodiesel Intercooler, conhecido como multijet economy e fornecido pela FTP – Powertrain Technologies, maior fabricante de sistemas de propulsão da América Latina. São quatro cilindros e injeção direta common-rail, com geração de 127 cv a 3.600 rpm e torque de 30,6 kgfm a 1.800 rpm, em uma ótima relação peso x potência e que envolve excelente desempenho, baixo consumo e redução de índices de emissões poluentes. Sua fabricação acontece na Itália e também na planta brasileira de Sete Lagoas (MG) e permite que o carro faça 11 km por litro em uso urbano e até 13 km por litro na estrada.

 

Ainda podem ser agregados os seguintes opcionais: base para instalação de guincho, rack, snorkel, skid plate metálico, volante revestido em couro e teto solar.

 

Apesar de ser um 4x4, capaz de rodar em qualquer tipo de terreno, mesmo aqueles com irregularidades severas, sempre com segurança e estabilidade, o STARK também serve como um carro arrojado para uso urbano. É o fora-de-estrada a diesel mais leve do mundo, com 1.635 kg, tem a melhor distribuição de peso entre eixos, garantindo maior tração em situações adversas, e também é o de maior altura livre do solo.

 

O Stark (sinônimo de força, em alemão) foi criado em 2009 graças a uma iniciativa de empresários brasileiros, com o objetivo de desenvolver um produto específico para o mercado off-road, com design e dirigibilidade dos veículos SUV.

 

Atualmente a TAC faz seus veículos mediante encomendas, mas a partir de agora a intenção é aumentar gradativamente sua produção, a fim de manter a proximidade com o público-alvo. A estratégia de atendimento e vendas se dará por cinco distribuidoras regionais – Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste -, que serão responsáveis pelo relacionamento com clientes, serviço de pós-venda diferenciado e também pela apresentação e divulgação do veículo em um novo conceito de concessionária: os STARK Points, onde será possível ter uma experiência off-road completa.

Cada STARK Point oferecerá assistência técnica personalizada, test drive, cursos, eventos, trocas de experiências, boutique da marca e ainda um espaço gourmet e de convivência agradável.

 

Inicialmente o STARK poderá ser adquirido em sua versão Black Cover, com valor a partir de R$ 115 mil, uma série de acessórios e nas cores branca, amarela, verde, vermelha, preta, azul, vinho e laranja Atacama, entre outras. Futuramente haverá outros lançamentos e modelos, inclusive com designs diferenciados e exclusivos. A primeira distribuidora a começar a operar será a Sudeste, com unidades nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.

 

No encontro de hoje em Socorro, os veículos da marca foram testados em trilhas duras e exigentes na deslumbrante região de Socorro, o que permitiu avaliar toda a capacidade offroad do fantástico projeto, aproveitando a hospitalidade local.

 

 

 

 

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