Revista Publiracing

A Alpine está de regresso com o cupê esportivo A110 Première Edition

O totalmente novo A110 Première Edition é um leve e elegante cupê esportivo que marca o regresso da Alpine. Fiel ao DNA da marca, o A110 Première Edition privilegia a agilidade absoluta e o prazer de condução, sem sacrificar o conforto.

 

Este cupê de dois lugares, com motor central traseiro, é construído em alumínio, para minimizar o peso, e está equipado com uma sofisticada suspensão de duplos triângulos. O A110 Première Edition possui um motor turbo de 1.8 litros a gasolina, com quatro cilindros, que desenvolve 252 Cv e, como todos os Alpine, dispõe de tração traseira.

 

Limitada a 1955 exemplares - uma alusão ao ano em que a Alpine foi fundada - o A110 Première Edition foi totalmente reservado em apenas cinco dias depois de abertas as encomendas. Sendo o primeiro modelo da marca desde há duas décadas, o A110 Première Edition assinala, assim, o renascer da Alpine.  

 

Para além do seu rico legado na construção de automóveis esportivos leves e ágeis, cujo habitat natural são as sinuosas estradas de montanha, onde a Alpine consolidou, também, a sua reputação no esporte a motor ao mais alto nível. Os seus principais momentos de glória incluem a conquista do Campeonato Mundial de Ralis, em 1973, e a vitória nas 24 Horas de Le Mans, em 1978.

 

É com esse espírito que a Alpine compete, atualmente, nas provas internacionais de resistência. O seu programa para o Campeonato Mundial de Endurance na categoria LMP2 FIA revela bem a ambição e o empenho da marca no esporte a motor. Uma novidade para 2018 é o recém-anunciado campeonato monomarca Alpine Europa Cup, que será organizado pela Signatech.

 

Michael van der Sande, Diretor-Geral da Alpine, afirma: "É um enorme privilégio relançar uma marca que desperta tamanha paixão, mas é, também, uma grande responsabilidade. Esta paixão pela Alpine, dentro do Grupo Renault e entre os entusiastas dos automóveis desportivos, é enorme. Há muito que tínhamos a ambição de fazer regressar a Alpine e agora é o momento certo."

 

"No novo A110 Première Edition recuperámos os princípios fundamentais responsáveis pelo sucesso da Alpine nos anos sessenta e setenta - como as dimensões compactas e a leveza - e aplicámo-los com tecnologias modernas. É um absoluto prazer conduzir este automóvel em estradas sinuosas ou em pista, mas também é muito confortável de conduzir no dia-a-dia."

 

Relançar a Alpine

O projeto Alpine foi anunciado em 2012 e, quatro anos mais tarde, em 2016, o show car Alpine Vision foi revelado no Mónaco. Um ano mais tarde, o A110 Première Edition foi apresentado ao público no Salão Automóvel de Genebra. Concebida como uma marca autónoma integrada no Grupo Renault, a Alpine dispõe de equipas dedicadas ao design e engenharia.

 

O A110 Première Edition será comercializado em 11 mercados europeus, bem como no Japão e na Austrália, e será vendido em concessionários dedicados - cerca de 57 só na Europa - por conselheiros com excelente formação e profundos conhecimentos do produto.

 

O lote inicial de 1955 A110 Première Edition foi disponibilizado através de um aplicativo para celular, que permitiu aos compradores fazer um depósito para reservar a exclusividade. Todos os A110 Première Edition foram reservados no espaço de cinco dias, o que ilustra bem o entusiasmo dos apaixonados por automóveis esportivos relativamente ao regresso da Alpine. As encomendas para o modelo de produção em série vão ter inicio brevemente, apesar do mesmo aplicativo poder ser utilizado para garantir já uma posição na lista de espera. As entregas do A110 Première Edition terão início na Europa Continental, no começo de 2018.

O A110 será produzido na fábrica da Alpine, em Dieppe, no norte de França. Construídas pelo fundador da Alpine, Jean Rédélé, em 1969, as instalações de Dieppe continuaram a produzir, nos últimos anos, pequenas séries de automóveis de alto desempenho da Renault Sport. A produção Alpine regressa a Dieppe e, como parte do relançamento, a fábrica foi modernizada e fortemente melhorada.

 

Bernard Ollivier, Diretor-Geral Adjunto da Alpine, afirma: "Em 2012, no início do projeto, fui nomeado para criar um novo automóvel esportivo Alpine, partindo de uma folha em branco. Tinha de ser fiel ao DNA da Alpine - agilidade graças à leveza, muito elegante e de muito prazer ao dirigir."

 

"Partindo de uma folha em branco, também pudemos criar a nossa própria plataforma. Defini um objetivo de peso de 1100 kg para o automóvel, o que é muito difícil de atingir. É por este motivo que decidimos utilizar alumínio no chassis e na carroçaria. O resultado final, apenas 1080 kg (1103 kg para o Première Edition), significa que atingimos o nosso objetivo de tornar o A110 um dos automóveis mais leves na sua classe."

 

Michael van der Sande acrescenta: "A primeira coisa que fizemos quando anunciámos o regresso da Alpine foi desenvolver uma linguagem de design que fizesse jus aos modelos originais e que demonstrasse, também, a nossa ambição e modernidade. Depois, desenvolvemos um conceito técnico - construção leve e prazer de condução absoluto - que faria com que o nosso novo automóvel se destacasse no segmento dos automóveis esportivos. Desde o início, afirmámos que o novo automóvel tinha de ser fiel ao DNA da Alpine. Só depois de conseguirmos isso é que construímos o modelo de negócio correspondente."

 

"A produção está de regresso à fábrica de Dieppe, na mesma unidade de produção utilizada para construir modelos Alpine há tantos anos. Foi necessário um planejamento aprofundado e um investimento elevado na fábrica - cuja produção foi prevista para números anuais inferiores a dez mil unidades - de modo a colocá-la em conformidade com os níveis pretendidos de acabamento, construção, consistência e qualidade."

 

Dados técnicos

O chassis e a carroçaria em alumínio estão na base do equilíbrio e da agilidade do A110. Com apenas 1080 kg, o A110 oferece uma experiência de condução verdadeiramente única.

Foram tomadas medidas adicionais de redução de peso, como componentes da suspensão em alumínio, bancos esportivos superleves Sabelt (cada banco pesa apenas 13,1 kg) e freios Brembo, que integram o freio de estacionamento na pinça traseira principal e cuja utilização é uma estreia mundial. Só isto permite poupar 2,5 kg.

 

Suspensão de duplos triângulos

O A110 também deve a agilidade ao polivalente sistema de suspensão de duplos triângulos, que oferece múltiplas vantagens ao nível de condução e da dirigibilidade.

 

A primeira vantagem é a cinemática de suspensão linear. Quando o automóvel “rola” nas curvas, a suspensão permite que as superfícies de contacto dos pneus assentem de forma plana sobre a estrada, o que se traduz num permanente e elevado nível de aderência. Quanto mais pronunciada for a curva, mais firmemente os pneus se apoiam sobre a superfície da estrada e maior aderência geram.

 

Este controle permite que os engenheiros recorram a barras estabilizadoras leves e ocas, uma vez que não é necessário contrariar a natural tendência para o oscilar do automóvel. A utilização desta suspensão significa, também, que as molas possam ser bastante macias. Daqui resulta uma qualidade de viagem com muito conforto e excelentes capacidades de absorção de irregularidades no piso, mantendo a agilidade e a reatividade sem necessidade de amortecedores adaptativos.

 

Dada a eficiência do chassis em gerar aderência nas curvas, os engenheiros puderam instalar pneus Michelin Pilot Sport 4 205/40 R18 à frente e 235/40 R18 atrás. Eles são montados em rodas forjadas Otto Fuchs de 18 polegadas que contribuem, também, para a redução do peso.

 

Prazer de condução e sempre confortável

O facto do depósito de combustível estar situado imediatamente atrás da linha do eixo dianteiro contribui para distribuição de peso 44:56 do A110, que é perfeita para um cupê esportivo de motor central. Com o conjunto de sistemas de ajuda ao condutor - incluindo ABS, controlo de tração e controlo de estabilidade - o A110 é seguro, confortável e perfeito para dirigir no dia-a-dia.

O espaço para bagagem dianteiro, de 100 litros, é suficiente para duas malas de cabine lado a lado, enquanto o compartimento disponível na traseira, de 96 litros, permite arrumar dois capacetes integrais mais um saco de viagem.

 

Fornecidos pela conceituada Brembo, os discos de freios de 320 mm do A110, dotados de pinças em alumínio com quatro pistões (à frente), oferecem um forte e resistente poder de frenagem. Por sua vez, o sistema de controle de estabilidade dispõe de um modo Sport bem como de uma definição Track (que permite um pouco mais de derrapagem antes de atuar), proporcionando uma condução mais empolgante, mas sempre segura. Para utilização em pista, o sistema ESP pode ser totalmente desativado, independentemente do modo de condução selecionado.

 

Os três modos de condução são Normal, Sport e Track. Quando o condutor muda de modo, parâmetros como a resposta de aceleração, a assistência da direção, a rapidez das passagens de marcha, o som do escape e a ação do controlo de estabilidade são alterados,  proporcionando uma experiência de condução mais viva, empolgante e emocionante. A tela TFT digital de 10 polegadas, integrado no painel de instrumentos, também muda de acordo com o modo de condução.

 

Motor turbo para o melhor desempenho

Com a saída de escapamento no centro - equipamento de série na Première Edition - o A110 combina a normalidade no quotidiano, em modo Normal, com o som arrebatador de um autêntico automóvel esportivo nos modos Sport e Track. O motor de 1.8 litros, com quatro cilindros, injeção direta e turbocompressor - personalizado pela Alpine com sistemas específicos de admissão, escape e turbo, a que se junta uma calibragem à medida - desenvolve uma potência máxima de 252 Cv às 6.000 rpm, com 320 Nm de binário logo a partir das 2.000 rpm.

 

O reativo e enérgico motor transmite a potência às rodas traseiras através de uma transmissão de dupla embraiagem Getrag de sete velocidades, e cárter húmido. A caixa de câmbio proporciona passagens de velocidade rápidas e combina a função manual - em que o condutor pode mudar de velocidade no volante através de borboleta em alumínio - com o confortável modo automático. A função de diferencial eletrônico proporciona uma excelente tração, mesmo em pisos escorregadios.

A ótima relação potência/peso (4,3 kg / Cv), juntamente com a função launch control (controlo de saída rápida), permitem que o A110 acelere até aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos. A velocidade máxima está eletronicamente limitada a 250 km/h.

 

Aerodinâmica funcional

Com o fundo plano e o difusor traseiro, a aerodinâmica cuidadosamente elaborada torna desnecessário o spoiler traseiro. Isto preserva a elegante e intemporal silhueta do A110 Première Edition. As entradas de ar no para-choques dianteiro criam uma cortina à frente das rodas dianteiras, melhorando o fluxo de ar e reduzindo a resistência ao avanço.

 

Outra das características importantes do automóvel é a sua reduzida área frontal. As dimensões compactas e os pneus relativamente estreitos significam que o A110 Première Edition gera um atrito mínimo, o que melhora a aceleração e a eficiência. 

 

O A110 Première Edition, edição especial limitada, dispõe de uma lista de opções onde apenas é possível escolher uma das 3 cores: Alpine Blue (azul), Noir Profond (preto) e Blanc Solaire (branco nacarado).

Design e interior

Inspirado pelo A110 Berlinette original, o mais icónico modelo da Alpine, o A110 Première Edition é o elo de ligação entre o legado da marca e o seu futuro. Liderada pelo francês Antony Villain, a equipa de design propôs-se a captar o espírito da Alpine e criar uma linguagem de design que resistisse ao teste do tempo.

 

Os faróis duplos na frente, os flancos fluidos, o característico friso no capô e o vidro traseiro são herdados do A110 Berlinette, enquanto as luzes diurnas LED e as luzes traseiras LED em forma de "X", com luzes de sinalização de mudança de direção dinâmicos, deixam adivinhar os desempenhos e a engenharia avançada. Por sua vez, a linha singular e graciosa, que flui da parte dianteira à parte traseira do automóvel, é um traço de design característico da Alpine. Os designers puderam criar uma forma pura e elegante, imediatamente reconhecível como sendo um Alpine.

 

O acesso ao habitáculo de alta qualidade é dos mais fáceis no segmento dos automóveis desportivos, graças à soleira baixa. A consola central suspensa e os apoios de banco expostos proporcionam uma sensação de leveza, enquanto os bancos desportivos Sabelt, com acabamentos em pele, permitem minimizar o peso. Quanto ao sistema áudio Focal, recorre a altifalantes que integram a tecnologia Flax Cone patenteada, para proporcionar um som nítido e puro, enquanto os pedais em alumínio e o apoio para os pés do passageiro espelham a leve construção em alumínio do automóvel.

 

História da Alpine

•             Fundada por Jean Rédélé em 1955

•             A110 Berlinette original lançado em 1962

•             Fábrica de Dieppe construída em 1969

•             Alpine adquirida pelo Grupo Renault em 1973

 

A Alpine deve a sua existência a um homem - Jean Rédélé. Nascido em 1922, em Dieppe, França, Rédélé sempre foi um apaixonado por automóveis e um talentoso condutor e mecânico. Na sua juventude, estudou em Paris, antes de abrir uma concessionária automóvel na sua cidade natal. Piloto de ralis, talentoso e competitivo, Rédélé participou com o seu Renault 4 cv  em vários eventos esportivos, no início dos anos cinquenta.

 

Rédélé conquistou várias vitórias na classe em famosas competições de esporte a motor, como a Mille Miglia e o rali Critérium des Alpes. Tendo identificado uma lacuna no mercado e incentivado pelos sucessos na competição, Rédélé criou a sua empresa de automóveis esportivos em 1955. Escolheu o nome Alpine em homenagem ao rali Critérium des Alpes - onde tinha obtido o seu melhor resultado competitivo até então.

 

As estreitas e sinuosas estradas alpinas deram a Rédélé mais do que apenas o nome da sua empresa; também determinaram o conjunto fundamental de princípios técnicos que definiriam cada automóvel Alpine. Rédélé reconheceu que não era a mera potência ou força bruta que tornavam um carro rápido numa sinuosa etapa de rali, mas sim a leveza, as dimensões compactas e a agilidade.

 

O seu primeiro automóvel foi o Alpine A106, baseado no chassis do Renault 4 CV. Em 1958, surgiu o segundo automóvel, o A108, que já tinha um chassis próprio. Mas foi apenas com o A110 Berlinette, lançado em 1962, que a sua jovem empresa começou a afirmar-se. Nesta altura, já existia uma estreita colaboração entre a Alpine e a Renault, sendo os concessionários Renault responsáveis pela venda e manutenção dos automóveis Alpine.

 

No início dos anos setenta, a Alpine era um participante de relevo na competição automóvel. Em 1971, a Alpine venceu pela primeira vez o famoso Rali de Monte Carlo, obtendo novo triunfo em 1973. Nesse ano, a empresa acabou por conquistar o título de Construtores do Campeonato Mundial de Ralis, o seu maior feito até à data.

 

Entretanto, as vendas da Alpine cresciam. Em 1969, Rédélé construiu uma fábrica específica em Dieppe - as mesmas instalações que produzem atualmente o novo A110 - e, em 1971, o substituto do A110, o A310, entrou em produção. Dois anos mais tarde, a Alpine foi adquirida pelo Grupo Renault.

 

A Alpine obteve outro notável triunfo esportivo em 1978: a vitória nas 24 Horas de Le Mans. Ao longo dos anos setenta e oitenta, a fábrica continuou a lançar novos e inovadores automóveis de estrada, incluindo o A310 V6 e o GTA.

 

A produção dos Alpine foi interrompida em 1995. Mais de 30 000 automóveis de estrada Alpine haviam sido construídos ao longo de 40 anos, juntamente com mais de 100 automóveis de competição monolugares e protótipos. Durante os anos de hibernação da marca, os entusiastas da Alpine mantiveram a marca viva em todo o mundo, formando clubes de proprietários e exibindo diversos modelos Alpine em eventos para automóveis esportivos clássicos. Agora, está a ser escrito um novo capítulo nos livros da história Alpine.

 

Certa vez, o fundador da Alpine, Jean Rédélé, afirmou: "Escolhi o nome Alpine para a minha empresa porque, para mim, é um adjetivo que simboliza o prazer de conduzir em estradas de montanha. Os momentos mais divertidos que já vivi ao volante foram ao percorrer os Alpes no meu 4 CV de cinco velocidades e, para mim, era essencial que os meus clientes desfrutassem desse mesmo nível de emoção no automóvel que quis construir. A este respeito, o nome Alpine é simbólico e perfeitamente apropriado."

 

Principais datas da história da Alpine

1955      Criação da Société des Automobiles Alpine. Lançamento do A106

1962      Lançamento do A110

1971      1.ª vitória no rali de Monte Carlo

1973      A Alpine conquista o título de Construtores do Campeonato Mundial de Ralis. A Alpine é adquirida pelo Grupo Renault

1976      Lançamento do A310 V6

1978      A Alpine vence as 24 Horas de Le Mans

1985      Lançamento do GTA

1991      Lançamento do A610

1995      Produção da Alpine descontinuada

2012      Anúncio de um projeto de automóvel Alpine

2015      Apresentação do automóvel de competição Alpine Célébration Concept nas 24 Horas de Le Mans

2016      Relançamento da Alpine e apresentação do show car Alpine Vision

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November 17, 2019

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