Revista Publiracing

Quatro Renault 8 Gordini participam na XXª edição do Rali Monte-Carlo Histórico.

A Renault anuncia a participação na XXª edição do Rali Monte-Carlo Histórico, com quatro equipas, ao volante do Renault 8 Gordini.

 

De quando em vez, um automóvel marca a sua época de forma particular e o Renault 8 Gordini faz parte desta lista. Esta foi também uma das razões pelas quais a Renault decidiu participar na edição deste ano do Rali Monte-Carlo Histórico. O Renault 8 Gordini, foi um dos modelos esportivos mais populares da história, com os seus 175 km/h de velocidade máxima e um preço que desafiava toda a concorrência.

 

Lançado em 1964, o Renault 8 Gordini tornou acessível, a toda uma geração, o prazer da condução desportiva. 

 

Amédée Gordini transfigurou o motor da Renault 8 Major, duplicando praticamente a potência, graças a uma nova junta de cabeçote e a dois esplêndidos carburadores Weber. As suspensões, direção e freios eram destaque, permitindo 175 km/h de velocidade máxima, em modelos que tinham o tradicional azul com faixas brancas.

 

Equipada, originalmente com um motor de 1 108 cm3, esta pequena máquina recebeu, em 1966, um motor de 1 255 cm3 e os dois faróis adicionais que se tornaram parte integrante da imagem do modelo.

 

Também em 1966 foi lançado o Troféu Gordini que ajudou a criar e a popularizar o mito. Em 1970, o Renault 8 Gordini deu lugar ao Renault 12.

 

Os quatro Renault 8 Gordini que vão estar à partida do Rali Monte-Carlo Histórico vão ter as seguintes equipes:

 

Equipa n°5 : Manu Guigou/ Jean-Pierre Prevot

Equipa n°8 : Jean Ragnotti / Sebastien Delanney

Equipa n°12 : Michel Leclere/ Michel Duvernay

Equipa n°14 : Guillaume Chancel/ François-Paul Forgeoux

Please reload

November 17, 2019

Please reload

Rádio Sore Rodas
Aleph Bank - Abra agora sua conta