Revista Publiracing

Herança do WRC, Subaru WRX STi é um dos destaques da Subaru no Salão do Automóvel

 

A aparência impactante do SUBARU WRX STI é certamente um dos destaques do estande da marca na 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Ela é uma das várias características herdadas dos modelos da marca que, por três vezes, conquistaram o Campeonato Mundial de Rali (WRC – World Rally Championship).

 

A SUBARU refinou ainda mais a dirigibilidade do novo WRX STI, testando-o nas mais diversas condições severas de uso, como as tradicionais 24 Horas de Nürburgring (Alemanha) e na Isle of Man TT Road Course (Reino Unido). Com isso, a marca elevou o desempenho da carroceria, conjunto mecânico e de outras partes do veículo até seus limites, integrando numa mesma unidade.

 

Por esse motivo, a equipe de engenharia da marca japonesa sintetizou no WRX STI a ampla experiência, tradição e inovação da SUBARU Tecnica Internacional (STI), divisão de alta performance da SUBARU e responsável pelo desenvolvimento dos modelos de competição.

 

O SUBARU WRX STI é produzido no Japão e importado com exclusividade para o Brasil pela CAOA. Ele é equipado com o motor Boxer Turbo 2.5 litros, um símbolo de alta performance e confiabilidade da SUBARU, que trabalha em conjunto com sistema de tração integral SUBARU Symmetrical All-Wheel Drive e com um câmbio manual de seis velocidades, que mescla alavanca de curso reduzido e embreagem de leve acionamento.

 

Com este conjunto motor/câmbio da SUBARU, o WRX STI desenvolve potência máxima de 310 cv (305 hp) a 6.000 rpm e 40 kgf.m de torque a 4.000 rpm. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h e o sedan necessita apenas de 5,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h

O sistema de gerenciamento do trem de força “SI-DRIVE” (SUBARU Intelligent Drive) permite ao motorista ajustar as características de dirigibilidade do carro, escolhendo entre três diferentes opções – “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp” - por meio de um comando seletor no console central. Um gráfico da curva de torque do modo de condução escolhido aparece na tela LCD no quadro de instrumentos, sinalizando o comportamento do veículo aos comandos do condutor.

 

O SUBARU WRX STI é comercializado no Brasil em versão única de acabamento, com uma ampla lista de equipamentos de série que inclui: teto solar elétrico, faróis de xenônio, rodas aro 18” em alumínio forjado, revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, detalhes de acabamento em carbono, entre outros.

 

Design: “bravo” e esportivo

O desenho externo do SUBARU WRX STI representa, de forma contundente, a vocação desse automóvel: alto desempenho. A parte frontal foi desenvolvida para criar uma forma dinâmica, com destaque para a grande entrada de ar instalada no capô do motor.

 

Os largos para-lamas dianteiros contam com um vinco acentuado que tem início nos faróis e contorna toda a peça, delineando as aberturas inferiores e o monograma STI. Ainda na lateral, estão as exclusivas rodas forjadas BBS de liga, com 18” de diâmetro, os pneus 245/40 R18 e as saias inferiores, que aproximam o modelo do solo e reforçam sua natureza esportiva.

O desenho traseiro ressalta a vocação do novo SUBARU WRX STI como um veículo de alto desempenho e pensado nos mínimos detalhes. O para-choque conta com um extrator de ar na parte inferior e dupla saída de escapamento com quatro ponteiras cromadas.

 

Mas, sem dúvida alguma, o item que mais chama a atenção de quem olha externamente a traseira do WRX STI é o aerofólio. Instalado na tampa do porta-malas, esteticamente marcante, a principal função desse componente é aerodinâmica, contribuindo para a dirigibilidade do modelo. Comparada com a utilizada em versões anteriores desse veículo, esta nova peça, que possui design mais fluído e moderno, é 300 gramas mais leve e 8 mm mais alta, o que facilita a abertura do porta-malas e amplia a visão traseira do motorista.

 

A vocação audaciosa do SUBARU WRX STI também é refletida no interior do veículo, onde os novos bancos com laterais e costuras em vermelho dão o tom para o ambiente refinado, espaçoso e esportivo.

 

Outros detalhes vermelhos, exclusivos, também estão presentes na alavanca do câmbio e no centro do painel de instrumentos. O interior é preto, do assoalho ao teto, criando harmonia interna.

 

 

.

Please reload

November 17, 2019

Please reload

Rádio Sore Rodas
Aleph Bank - Abra agora sua conta