Revista Publiracing

24ª Bienal Internacional do Livro de SP tem programação multicultural

August 29, 2016

A programação multicultural acontece em 13 espaços diferentes e trará nomes como o economista Ladislaw Dowbor, a ilustradora alemã Stefanie Harjes, o filósofo Oswaldo Giacoia Junior, o vencedor do Prêmio Jabuti Klevisson Viana, o chef Jefferson Rueda, os músicos Martinho da Vila e Lirinha, o maestro Julio Medaglia, o poeta Crispiniano Neto, as autoras Lucinda Riley, Ava Dellaira, Marian Keyes e Mac Barnett

 

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), chega à sua 24ª edição, com atrações multiculturais voltadas para celebrar a leitura. O evento que ocorre entre 26 de agosto e 4 de setembro de 2016, no Anhembi, reune as principais editoras, livrarias e distribuidoras, e trás ao público atrações exclusivas, com presença de autores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, tardes de autógrafos, oficinas, brincadeiras e debates.

 

Em sua última edição, em 2014, a Bienal do Livro se reinventou, trazendo para o público um evento democrático, diverso e multicultural, indo muito além da “feira de livros”. Com o tema “Histórias em Todos os Sentidos”, este ano o evento reafirma esse posicionamento e convida o visitante a vivenciar as muitas histórias que a Bienal do Livro pode contar, de acordo com seus interesses.

 

“Existem várias Bienais dentro da Bienal do Livro e queremos que cada visitante descubra a sua. Para os mais cults, conversas com autores conceituados no Salão de Ideias, para os mais jovens, presença de best-sellers de literatura Young Adults na Arena Cultural; para os fãs de gastronomia, oficinas no Cozinhando com Palavras; para as crianças, muita diversão e literatura infantil no Espaço Mauricio de Sousa e BiblioSesc, e por aí vai” afirma Luiz Antônio Torelli, presidente da CBL.

 

Para a criação da programação cultural, além da própria Câmara Brasileira do Livro, o evento contará novamente com a curadoria do SESC São Paulo e do Itaú Cultural.  Juntas, as instituições serão responsáveis pela programação do Salão de Ideias, que contemplará discussões atuais e de amplo interesse com escritores, pensadores e artistas, abordando temas de relevância social e cultural.

 

O Auditório Edições Sesc São Paulo traz uma programação ligada ao universo do livro e conta com atividades interativas para crianças e adultos, encontros com youtubers, profissionais da área de edição, e apresentações de teatro e música. O SESC São Paulo também trará para o evento duas unidades móveis do BiblioSesc: Praça da Palavra e Praça da História, caminhões-biblioteca com uma programação que vai de contar histórias a espetáculos de música e literatura, sempre buscando o prazer de ler e de ouvir uma boa narrativa.

 

Para os amantes da gastronomia, o Cozinhando com Palavras chega à sua 4ª edição na Bienal do Livro. Com curadoria do chef André Boccato e Daniela Narciso, o espaço une culinária, literatura e cultura, em uma verdadeira gourmet experience, estilo sarau.

 

Para discussões sobre o setor editorial, o Espaço Ignácio de Loyola Brandão trará debates institucionais sobre temas como, direitos autorais, políticas públicas, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. O espaço foi pensado e criado especialmente para homenagear o escritor que completa 80 anos esse ano, vencedor de vários Prêmios Jabuti e que recentemente foi agraciado com o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras.

 

Homenageando o Museu da Língua Portuguesa, o Estande da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, realiza uma amostra da exposição Menas – o certo do errado e o errado do certo, exibida em 20120 no museu. Em destaque está o Painel – Erro nosso de Cada Dia, Biblioteca de Babel e Mapa com curiosidades da Língua Portuguesa.

 

Em parceria com a Câmara Cearense do Livro, o Espaço Cordel e Repente dá visibilidade a rica literatura regional, trazendo dois dos principais movimentos artísticos culturais do Nordeste, que também servem de inspiração para outras artes. O Espaço apresentará cordelistas e repentistas para debates e apresentações.

 

Focado no público infantil, o Espaço Mauricio de Sousa trará diversas atividades interativas, com brincadeiras, teatro de fantoches, pinturas e desenho, além de uma exposição sobre os 80 anos do criador da Turma da Mônica.

 

Na Arena Cultural, os visitantes terão o contato com autores de best-sellers, nacionais e internacionais, em bate-papos e palestras exclusivas. Nomes como Lucinda Riley, Ava Dellaira, Jennifer Niven, Amy Ewing, Tarryn Fisher, Marian Keyes passam nesse que é o maior espaço do evento.

 

Os fãs também têm a chance de conhecer e pegar autógrafos de seus autores preferidos. Serão três espaços: a Arena de Autógrafos, que receberá os escritores da Arena Cultural, e a Área de Autógrafos 1 – Sergio Machado e Área de Autógrafos 2 – Jair Canizela com autores convidados pelos expositores do evento. Para maior conforto do público, as senhas para autógrafos da Arena e da Área de Autógrafos serão distribuídas gradualmente pelo site da Bienal do Livro, dias antes do evento começar.

 

Além da programação multicultural, a Bienal do Livro quer trazer aos seus visitantes mais conforto e segurança. Este ano, a área de circulação será maior, com ruas mais largas de até 10 metros. Para receber as sessões de autógrafos, foram criados mais dois espaços, além da Arena de Autógrafos, que havia na última edição.

 

O evento é completamente acessível, com rampas de acesso em todo o pavilhão. A área de alimentação aumentou em 30%, além de carrinhos volantes e vending machines.

O evento conta ainda com 280 expositores, autores e editoras independentes. Entre os nomes presentes estão: Grupo Autêntica, Companhia das Letras, Editora Cortez, Distribuidora e Edições Loyola, Editora Melhoramentos, Editora Moderna, Editora Novo Século, Panini, Grupo Record, Editora Rocco, Saraiva e Sextante.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Salão de Ideias SESC São Paulo e Itaú Cultural - Com curadoria CBL, SESC São Paulo e Itaú Cultural, o espaço trará discussões atuais com questões de relevância social e literatura.

Entre os destaques da programação estão: a ilustradora alemã Stefanie Harjes, trazendo uma conversa sobre imagem e texto na literatura; o economista Ladislaw Dowbor, refletindo sobre a economia brasileira atual; e, o filósofo Oswaldo Giacoia Junior, para discutir os referenciais éticos dos dias atuais.

 

O espaço também recebe para debates: Ignácio de Loyola Brandão, Kim Doria, Braulio Tavares, Martinho da Vila, Julio Medaglia, Miriam Leitão, Sergio Amadeu de Oliveira, Conceição Evaristo, Jessé de Souza, Oswaldo Giacoia Junior, Wharrysson Lacerda, Luiz Bagolin, Tarcila Lucena, Vitor Caffagi, Alexandre Martins Fontes, Isabel Gretel María Eres Fernández, Dolores Prades, Paulo Markun, Arlene Clemesha, Reginaldo Nasser, Heródoto Barbeiro, Stefan Cunha Ujvari, Denise Bernizzi de Sant´Anna, Mary del Priore e Bruno Paes Manso.

 

Estande da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa - A Câmara Brasileira do Livro, por meio da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), presta uma homenagem ao Museu da Língua Portuguesa durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de Paulo, no período de 26 de agosto a 4 de setembro.

É realizada uma amostra da exposição Menas - o certo do errado e o errado do certo, do Museu da Língua Portuguesa, de 2010. A exposição tem 120m² e apresenta o Painel - Erros Nosso de Cada Dia, Biblioteca de Babel e Mapa com curiosidades da Língua Portuguesa.

Espaço Infantil Mauricio de Sousa e BIC – Programação dedicada ao público infantil.

 As crianças podem se divertir com atividades interativas no Espaço Infantil Mauricio de Sousa e BIC. A área temática “No Mundo das Histórias em Quadrinhos” conta com 500 m² de atrações sobre o autor.

 

Os pequenos são recebidos por uma Mônica de três metros de altura, além de um globo terrestre apontando a presença da Turminha no mundo.  As crianças também podem brincar no famoso escorregador de rolinhos, que marcou gerações no Parque da Mônica, parede de escalada, teatro de fantoches e espaço para colorir.

 

O espaço também tem uma atividade inovadora: o processo de personalização e produção de uma publicação. Os participantes poderão optar pela produção de um livro no valor de R$39,90 ou um pôster gratuito. Por meio de um toten interativo, o público pode customizar um avatar que fará parte de uma história com a Turma da Mônica e imprimir a publicação. Para completar, a Exposição Mauricio 80’ trará uma linha do tempo com os melhores momentos da vida do ilustrador. Os fãs podem comprar os lançamentos do autor e acompanhar o trabalho de artistas da Maurício de Sousa Produções em um estúdio montado especialmente para o evento.

 

BiblioSescs (Praça da Palavra e Praça da História) – Com curadoria do Sesc, os espaços foram especialmente pensados para valorizar o livro e incentivar a leitura com espetáculos de música, literatura e contação de histórias.

 

Entre os destaques na programação estão os Cordelíricos – um duelo de MC’s que mistura rap com embolada comandado por Lirinha, do grupo Cordel do Fogo Encantando, e Gaspar, poeta e integrante do grupo Z'África Brasil, Pequenos Sambistas com o ator e compositor Cristiano Gouveia, que apresentará histórias inspiradas na obra de grandes sambistas brasileiros, e Contação de Histórias – Brincando com Pessoas ao comando do ator e contador de histórias William Gama, com brincadeiras e histórias de tradição oral com as obras de Fernando Pessoa.

O espaço conta também com Intervenção artística - Nas abas do meu cordel, da Cia. da Matilde, uma intervenção em que os artistas se misturam ao público com seus instrumentos musicais, chamando a atenção através de cantigas e histórias rimadas. Bate-Papo: Histórias para bebês com mediação do escritor e roteirista Edson Rossatto e participação de Fábio Lisboa e Denise Guilherme o tema tem como importância a contação de histórias na primeira infância, bem como suas possibilidades integradoras com os pais.

 

Espaço Cordel e Repente da Câmara Cearense do Livro – Com programação exclusiva e muitos destaques, o espaço promove debates relevantes ao tema.

O espaço trás uma extensa programação com debates, palestras, shows, contação de histórias e apresentações artísticas. Destaque para Paulo Araújo, autor da canção I-margem, da trilha sonora da novela Velho Chico, com a presença da autora Edmara Barbosa e do maestro Rafael Luperi, e a mesa Botando banca – o espaço imemorial dos folhetos com a presença do vencedor do Prêmio Jabuti Klevisson Viana, Stélio Torquato, Bráulio Tavares, Arlene Holanda, Marco Haurélio, e Crispiniano Neto. Além de entrega de troféus para convidados especiais e um sarau comandado por Eufra Modesto, Aldy Carvalho, Cacá Lopes, Cleusa Santo, Josué Gonçalves de Araújo e coordenação de João Gomes de Sá, da Companhia do Cordel.

 

A programação conta também com apresentações artísticas. Em destaque: Eugênio Leandro, Costa Senna e grupo rap-cordel, Repentistas Antonio Lisboa, Edmilson Ferreira, Geraldo Amâncio, Zé Maria de Fortaleza, Genildo Costa, Xangai, Chico Pedrosa, Socorro Lira, Bule-Bule, Josy Maria e Waldec de Garanhuns. 

 

Entre os debates, destaque para: O papel dos textos em cordel nas ações de incentivo à leitura com Fabiano dos Santos e Crispiniano Neto, Fonte cristalina – A poesia popular como fonte temática de outras linguagens artísticas com Bráulio Tavares, Marco Haurélio, e Assis Ângelo, Como se faz cordel comandada por cordelistas de todo Brasil, Como se faz xilogravura com diferentes xilógrafos e Ilustração com referências na xilogravura por Jô Oliveira.

Espaço Ignácio de Loyola Brandão - O espaço, em homenagem ao consagrado autor brasileiro, ganhador de vários Prêmios Jabutis e agraciado com o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, tem debates institucionais. Entre os principais assuntos em discussão estão: direitos autorais, políticas públicas, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor editorial livreiro e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

 

Na programação, destaque para o lançamento da plataforma de metadados Books In Print Brasil (BIP Brasil) em parceria com a Feira de Frankfurt e sua coligada MVB com o objetivo de fornecer ao mercado editorial uma plataforma de busca com as mais atualizadas informações de metadados dos livros disponíveis no Brasil. Além disso, lançamento do Livro Retratos no Brasil 4 e encontro com autores, seguida de sessão de autógrafos. Para comentar o setor editorial, uma palestra sobre análise de 10 anos da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial brasileiro.

 

Auditório Edições SESC São Paulo – Estande da editora com espaço de programação cultural para apresentações artísticas e conversas ligadas ao universo dos livros. Além dos autores, os visitantes podem conhecer algumas pessoas e suas atividades por traz das publicações, como designers, tradutores e editores.

 

Entre os destaques: Filho de Peixe, encontro musical da dupla Edgard e Daniel Scandurra, com mediação de José Carlos Ferrigno, a apresentação musical Repertórios: Pixinguinha, Cartola e Garoto com Roberta Valente, Zé Barbeiro, Alexandre Ribeiro e Carmen Queiroz, Quem é o editor? com Rogério de Campos, Eduardo Lacerda, Pedro Almeida, Plínio Martins Filho e mediação de Fabrício Carpinejar, Livro digital, etc. e tal com Camila Cabete, Jézio Gutierre e Tiago Ferro, Laboratório Booktuber, oportunidade de encontros intimistas e maior conhecimento sobre a formação e atuação profissional de nossos booktubers convidados, como Tatiana Feltrin, Eduardo Cilto e Pam Gonçalves e o espetáculo Palhaçarias, inspirado no livro O atormentador, de Philippe Gaulier, com Carlos Maldonado e Flávia Pinheiro.

 

Além deles, o espaço conta com uma rica programação com os debates e apresentações: Mitologias, sagas e afins, Quem é o Tradutor?, Quem é o Autor?, Quem é o Designer?, Quem é o Capista?, O que é Tipografia?, Divulgação internacional da língua portuguesa: cenário e ações, Contação de histórias: lendas brasileiras, Cinema explícito, Palavra Ocupação e atividades com o jogo interativo Monte seu livro.

Cozinhando com Palavras – Com curadoria do chef André Boccato e Daniela Narciso, o espaço une gastronomia, literatura e cultura.

A programação trás o colombiano Dagoberto Torres, do restaurante Suri; Mauricio Schuartz, criador da Feirinha Gastronômica de São Paulo e apresentador do programa Chefs de Rua, do Canal Sony, o chef Jefferson Rueda, do tradicional A Casa do Porco e a chef Morena Leite, do renomado Capim Santo, os chefs franceses Erick Jacquin, Emmanuel Bassoleil, Claude Troisgros e Laurent Suaudeau, além da renomada chef brasileira Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto.

 

O espaço também trará: Marina Giuberti, Stevan Paul, Ana Rusche, David Michelsohon, Arcelia Gallardo, Danilo Rolim, Luis Simão, Angelo Sabatino Perrella, Myriam Castanheira Perrella, Patrícia Souto Maior, Raul Lody, Carlos Ribeiro, Tereza Paim, Paulo Machado, Ana Rita Dantas Suassuna, Alexandre Staut, Charlie Carving, Joyce Cavalcante, Flavia Costa, Cristina Senna, Bruno Cabral, Paulo Turziani, Carolina Brandão, Ricardo Maranhão, Mauricio Schuartz, Márcio Silva, Adolfo Schaeffer, André Fischer, Luna Garcia, Ivan Achcar, Lucas Corazza, Rebeca Chamma, Eudes Assis, Gabriella Barreto, Anna Elisa de Castro, Sandro Ferrari, Bianca Paulino Chaer, Graziella Marraccini, os participantes de reality shows Denise Guerschman, Marcos Baldassari, Jiang-Pu, Mohamed Hindi Neto, Arthur Sauer, Lorenzo Ravioli, Jéssica Isac e Bianca Folla.

 

Arena Cultural BNDES – Participação de autores best-sellers, nacionais e internacionais, para bate-papos e palestras.

Entre os destaques internacionais da programação, estão a romancista Lucinda Riley, as autoras para Young Adults, Ava Dellaira e Jennifer Niven, Amy Ewing e Tarryn Fisher, a best-seller de “Melancia”, Marian Keyes e o autor de literatura infanto-juvenil Mac Barnet. Grandes nomes nacionais como Mauricio de Sousa, o historiador Leandro Karnal e o filósofo Mário Sérgio Cortella, além de youtubers que passaram para o universo literário como Kéfera, Christian Figueiredo e Lucas Rangel

 

Também estão confirmadas as presenças de:  Luiz Felipe Pondé, Iberê Thenório, Mariana Fulfaro, Jen Sterling, Isabela Freitas, Carina Rissi, Pam Gonçalves, Francisco Cuoco, Bruno Gouveia, Maju Trindade, Malena, Lucas Lira, Becky Albertalli, Bel e Fran, Megam Mawell, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, ManyCandy, Chris Melo, PC Siqueira, Alexandre Matias, Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet e RezendeEvil.

 

Arena de Autógrafos – Conta com a presença dos autores da Arena Cultural para sessões de autógrafos com os fãs. Destaque para Lucinda Riley, Ava Dellaira, Marian Keyes, Megan Maxwell e Jennifer Niven. Para o público jovem destaques para os nomes fenômenos Kéfera, ManyCandy e Chris Melo.

 

Área de Autógrafos 1 – Sergio Machado e Área de Autógrafos 2 – Jair Canizela – Espaço destinado aos autores convidados pelas editoras e expositores da Bienal do Livro. Destaque para Rita Lobo, Ari Toledo, Taciele Alcolea, Padre Reginaldo, Larissa Manoela, Mário Avelino, Rafael Vitti, Júlia Oristanio e Ériko Metzner.

Please reload

November 17, 2019

Please reload

Rádio Sore Rodas
Aleph Bank - Abra agora sua conta