Revista Publiracing

Superbike Brasil tem novo esquema de pontuação em 2016

April 28, 2016

O formato da pontuação foi atualizado com o objetivo de incentivar a disputa pelas primeiras posições. Na temporada passada os 20 primeiros colocados recebiam pontos. O vencedor recebia 25 pontos, o segundo colocado 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16 e daí até ao vigésimo.

 

Mas para este ano muita coisa mudou. A primeira colocação tem um peso bem maior. Apesar de manter os mesmos 25 pontos, as colocações seguintes tiveram suas pontuações reduzidas, dando assim ainda mais valor à vitória. No atual regulamento, o segundo classificado recebe 20 pontos e terceiro lugar 16. Assim, a diferença que na temporada passada ficava em apenas cinco pontos entre o líder e o terceiro, agora sobe para nove. Ou seja, o campeonato dará prioridade à competitividade pelas primeiras colocações, e será mais difícil para um piloto regular, mas que não vença provas, alcançar o título.

 

Outra mudança importante é que agora apenas os 15 primeiros pontuarão, o que fará com que os pilotos intermediários briguem ainda mais para conquistarem melhores posições. Caso aplicássemos essas mudanças nos resultados de temporada passada teríamos novos campeões. Tomando por exemplo a Copa Kawasaki Ninja 300, uma das categorias mais disputadas do SuperBike Brasil, o atual campeão, Niko Ramos (#822), da Tecfil Racing Team, perderia o título e ficaria com a vice-liderança. O piloto, que somou 242 pontos, passaria a ter 213 e cederia o campeonato para Indiana Muñoz Gomes (#199), da equipe Mobil Ituran Racing, que fecharia 214 pontos. E a principal causa disto seria o número de vitórias. Indy somou quatro, além de três segundos lugares, contra apenas três vitórias e dois segundos lugares de Niko Ramos.

 

Outra mudança seria na categoria Copa Honda CBR 500R. Lucas Dezeró (#7), da equipe Alemão Pneus, foi campeão com 197 pontos, porém, com apenas duas vitórias. Aplicando o novo regulamento, Dezeró fecharia 175 pontos e cairia para a segunda colocação. Já Leonardo Tamburro (#53), da Honda MotoSchool de Talentos, seria o novo campeão. O piloto, que encerrou a temporada em segundo com 195 pontos, caso fosse aplicada a nova regra, seria beneficiado por suas cinco vitórias. Ele encerraria a competição com 185 pontos e ainda abriria uma leve vantagem para Dezeró.

 

Confira abaixo as diferenças de pontuação entre a temporada 2015 e a deste ano:

 

Posição:                 2015       2016

1º:                          25           25

2º:                          22           20

3º:                          20           16

4º:                          18           13

5º:                          16           11

6º:                          15           10

7º:                          14           9

8º:                          13           8

9º:                          12           7

10º:                        11           6

11º:                        10           5

12º:                        9             4

13º:                        8             3

14º:                        7             2

15º:                        6             1

16º:                        5             0

17º:                        4             0

18º:                        3             0

19º:                        2             0

20º:                        1             0

 

Foto: Johanes Duarte/VGCOM

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