Revista Publiracing

Linha 2016 da RAM 2500, o peso pesado!

February 26, 2016

 

 

 

 

Com motor turbo diesel, seis-em-linha de 6,7 litros e ainda mais potente,  agora com 330 cv e 104 kgfm – antes eram 310 cv e 84 kgfm, é assim que chegou a nova picape, que tem ainda uma capacidade maior de reboque, subiu de 5.500 kg para 7.750 kg, caçamba que agora oferece dois compartimentos fechados nas laterais, as exclusivas Ram Box, com 132 litros cada, carroceria que ganhou opção de duas cores, e rodas que passaram a ser de 18 polegadas.

Extremamente ampla e bem acabada, a cabine recebeu novo quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas e sistema multimídia Uconnect com monitor de 8,4 polegadas.

 

O modelo 2016 da RAM 2500 chegou aos 48 pontos de venda espalhados pelo Brasil em Novembro de 2015 e com várias evoluções. Celebrando 10 anos no país, a Ram 2500 estreou por aqui em 2005, na versão SLT, ainda como parte da linha Dodge, evoluindo já como marca própria, a Ram trouxe uma nova geração da picape em 2012, na configuração Laramie, mais equipada. E essa mesma versão voltou agora com mais força, tecnologia e sofisticação.

 

“A Ram é uma marca muito especial pois apesar de existir como divisão autônoma há apenas seis anos, carrega uma tradição enorme, quase centenária”, afirma Sérgio Ferreira, diretor-geral da Chrysler Brasil, referindo-se ao primeiro utilitário do grupo, o Dodg

e Screenside, de 1917, e à criação da marca Ram em 2009, separando-a da Dodge, que passou a se dedicar apenas a veículos de passeio e esportivos. “A Ram 2500 é simplesmente um ícone das picapes, o verdadeiro ‘carro de luxo’ do homem do campo, completa.”

Importada da fábrica de Saltillo, no México, a Ram 2500 Laramie 2016 tem preço sugerido de R$ 249.900, sem frete. Trata-se de versão única, sem opcionais, mas com uma extensa gama de acessórios exclusivos Mopar.

 

A lista de concessionárias pode ser vista no novo site da marca:www.picapesram.com.br.

 

A nova Ram 2500 é equipada com o motor turbo diesel Cummins de seis cilindros em linha, 24 válvulas e 6,7 litros, recalibrado para ficar ainda mais poderoso. A potência, que era de 310 cv, subiu 4%, atingindo 330 cv. O maior ganho foi no torque, que passou de 84 para 104 kgfm, nada menos que 23,8% de aumento. Isso fez a capacidade de reboque, uma das grandes vocações da picape, crescer 41%, de 5.500 para 7.750 kg – com kit de engate específico da Mopar. Números muito além dos de qualquer outra picape à venda no Brasil.

 

Toda essa força é transmitida ao solo por meio de um câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por botão na alavanca. Existe ainda a função Tow/Haul, que evita trocas de marchas desnecessárias com a picape carregada ou usando o engate. A tração pode ser traseira, 4x4 ou 4x4 reduzida, opções selecionadas em um botão no painel. O poderio do propulsor também ajuda muito na hora de parar, graças ao sistema de freio motor Diesel-Exhaust Brake – recurso especialmente útil quando a Ram 2500 está com muita carga ou rebocando, para preservar os freios a disco ventilado nas quatro rodas.

 

Imponência com estilo

 

O visual encorpado da Ram 2500 Laramie recebeu toques extras de elegância, com itens como as rodas de alumínio polido, agora de 18 polegadas (17” anteriormente), que combinam com os cromados da grade, para-choques e estribos. Com sensor crepuscular, os faróis ganharam novos projetores, do tipo canhão, e as lanternas traseiras foram retocadas. A maior novidade no exterior é a opção de pintura em dois tons, com a parte inferior prata e o restante da carroceria nas seguintes cores: a sólida Vermelho Flame, as metálicas Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel e Preto, além da perolada Azul True. A paleta é completada pelas pinturas Verde Black Forest (metálica) e Branco (perolada). Não há acréscimo de preço para nenhuma das cores.

 

O interior, sempre com revestimento de couro, amplia o refinamento externo com a nova opção Castanho Canyon, que se soma ao Preto e ressalta o excelente acabamento, algo incomum em picapes. Também inédito é o console central, que engloba a central de mídia, com entradas USB, de cartão SD, auxiliar P2 e tomada 12 volts, e ainda um enorme porta-objetos dividido em dois compartimentos.

 

Tecnologia e comodidade a bordo

 

Para o motorista ter todas as informações sobre o funcionamento da Ram 2500 Laramie 2016, o já completo quadro de instrumentos (que inclui manômetro de óleo e voltímetro) apresenta uma nova tela colorida de TFT de 7 polegadas, com dezenas de configurações. Ela pode mostrar desde dados prosaicos como a temperatura externa, até números como o porcentual da vida útil do filtro de combustível, além de mostradores virtuais, como da pressão do turbocompressor.

 

Ainda maior é a tela de 8,4 polegadas do completo e intuitivo sistema multimídia Uconnect, que também faz sua estreia na Ram 2500 no Brasil. Por meio dela se tem acesso, entre outras coisas, ao navegador GPS, às configurações do veículo – a exemplo de opções da câmera de ré e do sistema de iluminação externa e interna –, e a recursos como a ventilação dos bancos dianteiros, que também podem ser aquecidos e contam com ajustes elétricos (duas memórias para o motorista). O assento traseiro tem aquecimento. O conjunto de áudio é da renomada marca Alpine, com nove alto-falantes (incluindo dois no teto) e um subwoofer.

 

Outros novos recursos tecnológicos são o conjunto de sensores dianteiros de estacionamento e a chave de presença, com a função Keyless Enter & Go, para destravar as portas ao puxar a maçaneta externa e ligar o motor pelo botão no painel. Além disso, a chave tem um botão para dar a partida remotamente. Com isso, é possível deixar a cabine com uma temperatura mais agradável no frio ou no calor, desde que o ar-condicionado tenha ficado na temperatura desejada na saída anterior com a picape. Apesar de a ignição poder ser acionada até a 100 metros de distância, as portas continuam travadas.

 

Praticidade a toda prova

 

Exclusividade no segmento, a Ram Box está pela primeira vez equipando a Ram 2500 no Brasil. São dois compartimentos localizados nas bordas superiores das laterais da caçamba. Com 132 litros de capacidade cada, esses porta-objetos têm fechadura (que podem ser travadas e destravadas junto com as portas) e dreno, que possibilita o transporte, por exemplo, de carnes frescas ou bebidas envoltas por gelo. Esse sistema também facilita a lavagem.

 

A mesma possibilidade de uso também é oferecida pelas gavetas removíveis embutidas na parte traseira do assoalho interno, sob o tapete. Outro porta-objetos fica sob o assento traseiro, que é bipartido (60/40) e pode ser levantado, mostrando mais um recurso da Ram 2500 Laramie 2016: um sistema de placas dobráveis que nivelam o assoalho atrás dos bancos dianteiros, otimizando o transporte de cargas dentro da cabine. E para transportar cargas que ultrapassem o espaço da caçamba, a picape já vem equipada com um extensor de caçamba muito fácil de ser utilizado. A peça também serve como divisor interno.

 

A praticidade da picape também está presente em detalhes como a tomada de 110 volts no centro do painel, ao lado direito dos comandos de ventilação e ar-condicionado. Ou ainda na janela traseira deslizante, com acionamento elétrico.

 

Dirigibilidade e segurança

 

Apesar do porte avantajado, a Ram 2500 tem ótima dirigibilidade em qualquer situação. A direção é hidráulica, de pinhão e cremalheira, com respostas mais do que adequadas à proposta da picape. Para a linha 2016, a grande evolução foi na suspensão traseira, que trocou os feixes de molas longitudinais por uma arquitetura three-link com braço arrastado e molas helicoidais. Na frente, a estrutura é semelhante, mas com cinco pontos de suporte (five-link).

 

Entre os recursos de segurança passiva se destacam o conjunto de seis air bags (dois frontais de múltiplos estágios, dois laterais e dois de cortina), que totalizam oito pontos de proteção. Em relação à segurança ativa, os freios antitravamento (ABS) e o controle eletrônico de estabilidade (ESC) estão na linha de frente.

 

Fotos: FCA Press

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