top of page

WRC: Toyota vence em Portugal com o jovem Kalle Rovanperä que domina campeonato


WRC: Toyota vence em Portugal com o jovem Kalle Rovanperä que domina campeonato
Kalle Rovanperä

Kalle Rovanperä conquistou a sua terceira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA em Portugal na tarde deste domingo, abrindo uma liderança expressiva na classificação do campeonato.


O finlandês ficou atrás do líder de longa data e companheiro de equipe do Toyota GR Yaris, Elfyn Evans, nos dois primeiros dias no Vodafone Rally de Portugal, antes de rebaixar o galês na noite de sábado. Ele ampliou uma pequena vantagem na curta etapa final de domingo para vencer com uma vantagem de 15,2 segundos.


O triunfo de Rovanperä na primeira experiencia de cascalho da temporada seguiu-se ao sucesso na neve e gelo da Suécia e ao asfalto da Croácia, mostrando uma versatilidade para diversos tipos de terreno. Com mais esta brilhante atuação ele detém uma vantagem no campeonato de 46 pontos após quatro das 13 rodadas.



A vitória parecia quase impossível para Rovanperä, que começou a primeira etapa de sexta-feira abrindo a estrada. Com isso ele vinha limpando as estradas arenosas para deixar mais aderência para os que o seguiam, mas o jovem de 21 anos evitou problemas nas estradas cheias de pedras antes de atacar Evans no sábado.


O máximo de pontos de bônus por vencer o Wolf Power Stage final sobre o lendário cenário de Fafe foi a cereja do bolo.

WRC: Toyota vence em Portugal com o jovem Kalle Rovanperä que domina campeonato

"No momento, parece que estamos em um bom caminho", ele sorriu. “Começar abrindo a estrada aqui e lutar pela vitória assim foi muito bom. Vimos muitos problemas e condições difíceis neste fim de semana e nosso carro estava perfeito, como sempre, para que todos possam ficar muito felizes.”


O segundo lugar foi o melhor resultado da temporada para Evans, que venceu seis dos 21 testes de velocidade em comparação com os oito de Rovanperä. Ele marcou um retorno à forma para o homem que terminou como vice-campeão nas últimas duas temporadas após um início de ano tórrido.




"Nós definitivamente precisávamos de um resultado, isso é certo", admitiu. “Claro que estamos decepcionados com o resultado de hoje, mas tiro o chapéu para Kalle. Do meu lado, é bom estar de volta ao pódio e devemos ser capazes de construir a partir daqui.”


A Toyota Gazoo Racing estava a caminho de fechar o pódio com Takamoto Katsuta em terceiro antes da etapa final. Mas Dani Sordo, que se aproximava rapidamente, fazendo sua primeira aparição da temporada em um Hyundai i20 N, avançou nos quilômetros finais por 2,1 segundos.


Thierry Neuville caiu da luta pela vitória na sexta-feira, e se recuperou, para terminar em quinto, a 18,4 segundos atrás de Katsuta.


Problemas de freio custaram a Craig Breen o sexto lugar. O irlandês cedeu dois lugares no último dia em seu Ford Puma, permitindo que Ott Tänak fosse sexto em um i20. O estoniano ganhou terreno depois de dois furos na sexta-feira que acabaram com seu desempenho.

WRC: Toyota vence em Portugal com o jovem Kalle Rovanperä que domina campeonato
Elfyn Evans

Os competidores enfrentam mais clima quente e estradas irregulares quando o WRC se mudar para a ilha mediterrânea da Sardenha no próximo mês. O Rally Italia Sardegna tem sede em Alghero e será disputado de 2 a 5 de junho.


Posições finais:

1. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris 3h 44min 19,2seg

2. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +15,2 segundos

3. D Sordo / C Carrera ESP Hyundai i20 +2min 17,3seg

4. T Katsuta / A Johnston GBR Toyota GR Yaris +2min 19,4seg

5. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 +2min 37,8seg

6. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 +4min 45,7seg


Campeonato Mundial de Rally da FIA (após a 4ª rodada de 13)

1. K Rovanperä 106pts

2. T Neuville 60pts

3. T Katsuta 38pts



Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio

 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -

O valor, você escolhe!


Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comentarios


350x250.gif
300.250.png
bottom of page