top of page

WRC: Tänak vence na Suécia e assume liderança do campeonato


O Tänak / M Järveoja EST Ford Puma
O Tänak / M Järveoja EST Ford Puma

Ott Tänak garantiu uma vitória superior no Rali da Suécia. Com esta conquista ele encerra também uma seca de vitórias da M-Sport de 385 dias sem conquistas do novo carro da Ford, já que após o Monte-Carlo de 2022, prova de estreia do carro, nunca mais a equipe britânica tinha ganho uma prova do mundial de ralis.


Em apenas seu segundo evento desde que voltou à equipe (Tänak pilotou pela M-Sport entre 2011 e 2017 antes de passar várias temporadas com os rivais Toyota e Hyundai), o estoniano conseguiu sua segunda vitória na Suécia por 18,7 segundos à frente do piloto do Hyundai i20 N Craig Breen, assumindo a liderança do campeonato por três pontos após a segunda rodada de 2023.


“Obviamente significa muito para mim entrar em um carro novo e entregar para esses caras [na M-Sport] um resultado tão importante. É um grande esforço para eles lutar contra fabricantes que investem muito para andar sempre muito competitivos, então quando eu ganho todos nós estamos ganhando e é muito bom fazer parte dessa equipe." - disse Tänak.

O piloto britânico que este ano terá apenas uma programação parcial com a Hyundai, Craig Breen, liderou boa parte do rali disputado na neve e gelo, mas não conseguiu segurar o ataque do estoniano da Ford na última noite do rali, e na manhã de domingo pareceu não ter ritmo para tirar a diferença de 8,6s do início da última etapa. Com isso foi planejada uma jogada pela Hyundai que obrigaram Breen a fazer check-in deliberadamente um minuto atrasado para o reagrupamento pré-Wolf Power Stage, sendo aplicada uma penalidade de 10 segundos para promover o colega Thierry Neuville, seu companheiro de equipe ao segundo lugar. O objetivo era dar ao belga - que pilota em tempo integral - pontos mais valiosos no campeonato de pilotos.


No entanto, esses planos não deram certo para a Hyundai, pois Neuville perdeu tempo, colocando Breen de volta na segunda posição por apenas 1,3seg.

C Breen / J Fulton IRL Hyundai i20 N
C Breen / J Fulton IRL Hyundai i20 N

De qualquer forma, o britânico que este ano vai disputar o Campeonato Português de Rali pela equipe oficial da Hyundai Portugal conseguiu um de seus mais consistentes desempenhos no WRC, sendo totalmente merecido este segundo lugar.


Kalle Rovanperä, pilotando pela Toyota Gazoo Racing, estava em uma briga apertada com Neuville no início do dia, mas ele ficou fora da batalha quando seu rival colocou quatro pneus Pirelli novos para as duas especiais finais.


Rovanperä terminou a apenas 5,1 segundos atrás do belga da Hyundai - garantindo que a marca japonesa permaneça no topo da classificação dos fabricantes com 14 pontos de vantagem sobre a marca sul-coreana.


Elfyn Evans completou os cinco primeiros quase um minuto atrás de seu companheiro de equipe em um fim de semana em que claramente faltou confiança. Pierre-Louis Loubet acabou na sexta feira e sempre muito distante dos tempos do vencedor da prova, mostrando ainda estar numa fase inicial de sua adaptação ao novo carro.


O vencedor do WRC2, Oliver Solberg, foi oitavo na geral chegando na frente de Christian Veiby e Sami Pajari.



O campeonato retorna às Américas no próximo mês, com o Guanajuato Rally México, com sede em León, e que acontece de 16 a 19 de março.


Classificação geral final:

1. O Tänak / M Järveoja EST Ford Puma 2h 25min 54,5seg

2. C Breen / J Fulton IRL Hyundai i20 N +18,7 seg

3. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +20,0 seg

4. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris +25,1 seg

5. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +1min 24,0s

6. PL Loubet / N Gilsoul FRA Ford Puma +5min 59,0s


Pontos do campeonato de pilotos (após a 2ª rodada de 13):

1. O Tänak 41pts

2. K Rovanperä 38pts

3. T Neuville 32pts

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page