Ott Tänak vai entrar no último dia do rali da Suécia liderando a prova após três dias de disputa intensa com Craig Breen que perdeu a liderança após um problema com um pneu na penúltima especial do dia.
A dupla sempre esteve entre os mais rápidos duelos trocou tempos ao longo do dia mais longo do rali, com Breen segurando uma vantagem marginal no meio do caminho.
Tänak se destacou em condições noturnas, com os tempos parciais das últimas especiais mostrando que ele estava a caminho de ultrapassar Breen em cerca de 10 segundos. Mas em outro momento dramático, o estoniano sofreu problemas de pneus quase idênticos ao do seu oponente - mas ainda conseguiu melhorar o tempo do irlandês em 2,8 segundos e assumir a liderança eles que tinham entrada na penúltima especial com pouco mais de meio segundo de diferença.
Ao fechar do dia Tänak foi o mais rápido novamente quando Breen reclamou de um problema no sistema híbrido, terminando o dia com uma vantagem de 8,6 e estado agora a pouco mais de 60 km de confirmar a primeira vitória da M-Sport Ford em mais de um ano.
"Foi um dia desafiador", admitiu Tänak, piloto do Ford Puma. "Tínhamos tudo planejado para atacar nas duas últimas especiais - para isso era importante manter os pneus íntegros para ganhar tempo no final do dia - mas depois que tivemos que fazer a última especial sem pregos em um dos pneus, ficámos apreensivos, e o desempenho não foi o que poderia ter sido. "
Esapekka Lappi, que também vinha muito bem até final do dia, caiu na classificação após perder muito tempo para tirar o Hyundai de um banco de neve. A queda do finlandês abriu as portas para Thierry Neuville e Kalle Rovanperä lutarem pelo último lugar no pódio. O belga, aliás, teve um dia bem positivo, recuperando algum tempo para os homens da frente, passando o campeão do mundo numa disputa que vai deixar o domingo bem interessante na disputa pela terceira posição.
Já Elfyn Evans vem numa prova em que não se tem sentido confiante no Toyota Yaris, com isso terminou o dia a praticamente 1 minuto do líder.
Três especiais formam a etapa final de domingo. Duas passagens por Västervik (26,48 km), antes de outra visita a Umeå (10,08 km) que será a Wolf Power Stage com entrega de pontos bônus.
Posições após sábado:
1. O Tänak / M Järveoja Ford Puma 1hr 54min 45.4sec
2. C Breen / J Fulton Hyundai i20 N +8,6seg
3. T Neuville / M Wydaeghe Hyundai i20 N +23,7 seg
4. K Rovanperä / J Halttunen Toyota GR Yaris +27,5 seg
5. E Evans / S Martin Toyota GR Yaris +57,7 seg
6. PL Loubet / N Gilsoul Ford Puma +2min 28,1s
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments