• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

WRC: Tänak em Hyundai na liderança do Rali de Monte-Carlo


Ott Tänak venceu as duas primeiras especiais na tarde de quinta-feira e garantiu a liderança do Monte-Carlo.


O estoniano da Hyundai sofreu um forte revés na abertura da temporada do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, há 12 meses, mas hoje não houve erros, e terminou a curta etapa inicial com 3,3 segundos de vantagem sobre Kalle Rovanperä em Toyota.


Tänak, venceu a especial de abertura com 20,58 km de Saint-Disdier a Corps por 3,0 segundos em relação ao jovem finlandês. Ele acrescentou mais três décimos à sua liderança na especial seguinte de 20,78 km de Saint-Maurice a Saint-Bonnet.


As condições das especiais de abertura eram de pista molhada e algumas áreas do traiçoeiro gelo, o que tornou a aderência imprevisível. No entanto, a Tänak, como praticamente todas as equipes líderes, optou pelos pneus de asfalto supermacios da Pirelli.

“Parecia uma largada bastante simples para o Monte, normalmente nunca largamos à luz do dia e nestas condições consistentes. No entanto no final da primeira especial e na segunda, com muitas áreas com lama, o que foi muito exigente e de muitas surpresas ", explicou.


Rovanperä teve um inicio sem problemas em seu Toyota Yaris, terminando o dia 5,2 segundos à frente do companheiro de equipe Elfyn Evans. O galês quase sai de pista numa curva escorregadia à direita na SS1 e lutou para aquecer os pneus no início da SS2.

Thierry Neuville foi quarto em outro Hyundai i20, 16,0 segundos atrás de seu companheiro de equipe. O belga foi co-pilotado por Martijn Wydaeghe pela primeira vez depois de se separar do parceiro de longa data Nicolas Gilsoul na semana passada. A dupla foi bem, apesar dos problemas de som que dificultavam a chegada das notas ao piloto belga.


Sébastien Ogier iniciou a defesa do título em quinto lugar, a menos de um segundo atrás de Neuville. O francês teve problemas de freio intermitentes em seu Yaris, mas terminou o dia com quase meio minuto de vantagem sobre Dani Sordo, que estava preocupado por um barulho estranho em seu i20.


O líder do WRC2 é Andreas Mikkelsen com um Skoda Fabia.

Destaque ainda para Teemu Suninen que foi responsável pelo primeiro abandono dos pilotos de ponta após um forte acidente que destruiu o Ford. O finlandês vinha em ritmo muito forte, sendo mesmo o mais rápido nas parciais iniciais da SS1, mas numa curva acabou batendo num barranco, deixando o carro irrecuperável para continuar a prova.


A sexta-feira reserva mais 105 km de competição em cinco especiais a oeste de Gap sendo a assistência após as três primeiras SS .


Posições após quinta-feira

1. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 24m17.5s

2. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota Yaris + 3.3s

3. E Evans / S Martin GBR Toyota Yaris + 8.5s

4. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 + 16.0s

5. S Ogier / J Ingrassia FRA Toyota Yaris + 16.9s


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

AJLS Comunicação - O parceiro que falta para o seu negócio decolar !

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !
Inscrições abertas para o SIMEA 2021!!