WRC: Rovanperä rouba liderança de Evans no Rali de Portugal
- Redação Publiracing
- 22 de mai. de 2022
- 3 min de leitura

Kalle Rovanperä arrebatou a liderança do Vodafone Rally de Portugal ao companheiro de equipa Elfyn Evans no sábado à noite marcando um final de dia emocionante.
O finlandês estava quase 20 segundos atrás de Evans no meio da etapa mais longa do evento antes de esmagar o galês esta tarde. Ele terá uma vantagem de 5,7 segundos no último dia de domingo em busca de sua terceira vitória consecutiva.
Rovanperä venceu os dois primeiros testes desta tarde para reduzir o déficit para 9,9 segundos.
Depois, a chuva que caiu na segunda passagem da longa especial de Amarante deu a Rovanperä uma vantagem vital, tornando cada vez mãos pesado o piso e com Evans largando quatro minutos depois de seu colega, ele concedeu quase 14 segundos e a liderança.

“Tenho certeza de que poderíamos ter feito um pouco mais em alguns lugares”, refletiu Evans mais tarde. “A chuva não nos ajudou no longo, mas Kalle pilotou bem. Temos que manter a pressão amanhã e ver o que é possível.”
Takamoto Katsuta garantiu um domínio total da Toyota Gazoo Racing entre os três primeiros depois de ultrapassar Dani Sordo para o terceiro esta manhã. Katsuta derrotou o espanhol do Hyundai i20 N em todos os estágios, exceto em um, para levar uma vantagem de 5,7 segundos na parada noturna, no entanto, a quase dois minutos da liderança.
Ambos devem ficar de olho em Thierry Neuville. O belga subiu dois lugares para quinto esta manhã, mas estava quase um minuto atrás do companheiro de equipe Sordo no ponto médio. Uma pilotagem empolgante em Amarante, antes da chuva, permitiu-lhe aproximar-se em 30,1 segundos.
Os companheiros da equipe Ford com o Puma voltaram a ter muitos problemas, com Pierre-Louis Loubet e Craig Breen, perdendo tempo com pneus duros esta manhã. A escolha de Loubet foi agravada por uma rodada e ele ainda ficou para trás do irlandês quando os limpadores do para-brisa pararam de funcionar e dificultaram sua visibilidade na chuva.
Melhorias na configuração dos amortecedores e chassis no serviço a meio do dia encorajaram Breen, que rebaixou Loubet por 14,3 segundos em sexto, mas a mais de 90 segundos atrás de Neuville.
O último dia de rali reserva o momento que todos esperam com a passagem pela mítica especial de Fafe, e seu grande salto antes da chegada mais uma vez com uma multidão esperada para acompanhar a passagem do WRC. Cinco especiais agrupados à volta da cidade totalizam 48,87 km, com o Wolf Power Stage de encerramento do rali em Fafe a oferecer pontos de bónus vitais.
Posições do rali:
1. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris 3h 13min 46,7seg
2. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +5,7 segundos
3. T Katsuta / A Johnston GBR Toyota GR Yaris +1min 50,1seg
4. D Sordo / C Carrera ESP Hyundai i20 +1min 55,8seg
5. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 +2min 25,9seg
6. C Breen / P Nagle IRL Ford Puma +4min 00,4seg
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments