top of page

WRC: Rovanperä e Toyota mais perto do título com vitória robusta no Safari


WRC: Rovanperä e Toyota mais perto do título com vitória robusta no Safari

Kalle Rovanperä aumentou as suas esperanças de título no Campeonato do Mundo de Ralis com uma vitória dominante no Safari Rally do Quénia na tarde de domingo.


O jovem de 21 anos continuou sua corrida de forma irresistível para conquistar a quarta vitória da temporada, com sua equipe Toyota Gazoo Racing conquistando os quatro primeiros lugares pela primeira vez em 29 anos.


Uma abordagem mais segura para não arriscar muito sua boa margem no campeonato logo caiu por terra na tarde de sexta-feira, quando ele conquistou o primeiro lugar do companheiro de equipe, Sébastien Ogier, que parou para trocar uma roda no teste final.


Rovanperä fortaleceu sua posição no sábado e prosperou em condições alagadas, já que as chuvas atrapalharam muitas das esperanças de seus rivais.



A margem considerável de 40,3 segundos que ele levou para o domingo foi estendida com mais dois tempos mais rápidos e o jovem terminou a competição de quatro dias com 52,8 segundos de vantagem sobre Elfyn Evans.


Agora o jovem finlandês lidera o campeonato com 65 pontos de vantagem com sete rodadas restantes, enquanto a Toyota ampliou a liderança de fabricantes em 62 pontos.


"É ótimo", disse Rovanperä. "Tenho que dizer que este foi o rali mais difícil que já fiz e, para ser honesto, só temos que agradecer à equipe. Ter quatro carros como este sem problemas significa que é claramente o carro mais forte e mais rápido. A equipe fez um trabalho fantástico."

O galês Evans terminou 49,9 segundos de vantagem para Takamoto Katsuta, que por sua vez terminou com Ogier atrás a 27,6 segundos.



A tão esperada batalha de Ogier com o compatriota Sébastien Loeb também nunca se concretizou, assim como aconteceu em Portugal, já que o nove vezes campeão mundial aposentou seu M-Sport Ford Puma com problemas de motor na sexta-feira.


Thierry Neuville, da Hyundai Motorsport, ficou mais de 10 minutos atrás no quinto lugar geral, apesar de ter sofrido uma penalidade de 10 minutos quando bateu seu i20 N em uma árvore e não conseguiu terminar a final do Sleeping Warrior de sábado. Ele manteve o segundo lugar no campeonato e coletou cinco pontos de bônus por vencer o Wolf Power Stage.


Craig Breen foi o piloto líder da M-Sport Ford em sexto, apesar dos problemas de suspensão de seu Puma.


O campeonato regressa à Europa quando o Rali da Estónia (14 a 17 de Julho) der início à na segunda metade da época.


Posições finais:

1. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris 3h 40min 20,4seg

2. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +52,8 segundos

3. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris +1min 42,7seg

4. S Ogier / B Veillas FRA Toyota GR Yaris +2min 10,3seg

5. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +10min 40,9seg

6. C Breen / P Nagle IRL Ford Puma +23min 27,9seg


Campeonato Mundial de Rally da FIA (após a 6ª rodada de 13):

1. K Rovanperä 145pts

2. T Neuville 80pts

3. O Tanak 62pts



Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio

 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -

O valor, você escolhe!


Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page