Ao dividir com a prova máxima dos ralis em Portugal, integrada no WRC da FIA, o seu principal patrocinador – a Vodafone – a participação do Citroën Vodafone Team no Vodafone Rally de Portugal traduz-se, sempre, num dos pontos alto da temporada da formação portuguesa que defende as cores da marca do double chevron no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).
José Pedro Fontes e Inês Ponte irão contar com o seu C3 Rally2 na máxima força, fruto dos diferentes testes realizados pela estrutura da Sports&You, mercê da integração das mais recentes soluções disponibilizadas pela Citroën Racing para provas em pisos de terra.
A dupla tem como objetivo amealhar o máximo de pontos no CPR 2023, nesta que será a derradeira prova em pisos de terra do CPR e que terá como palco as 8 Especiais do primeiro dia de prova (120,59 km cronometrados), na sexta-feira (12 de maio).
Findo esse objetivo, o Citroën Vodafone Team irá continuar em prova para as etapas de sábado e domingo, já sem as pressões das contas para o campeonato, cumprindo a totalidade dos 329,06 km de troços do Vodafone Rally de Portugal 2023.
A “Grande Festa” dos ralis em Portugal vai para a estrada entre os dias 11 a 14 de maio (de quinta-feira a domingo) percorrendo algumas das mais famosas e também duras classificativas do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), no que será a quinta prova da presente época. Como habitualmente, parte do Vodafone Rally de Portugal é, também, a quarta jornada do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), a derradeira em pisos de terra, nos seus dois primeiros dias.
Nesta altura e após três ralis – Serras de Fafe, Algarve e Terras d’Aboboreira – José Pedro Fontes e Inês Ponte ocupam o terceiro lugar do CPR 2023, nos rankings de Pilotos e Navegadores, respetivamente, um lugar acima das posições que detinham há um ano.
O piloto do Citroën Vodafone Team encara a prova lusa do WRC “com a mesma estratégia aplicada em anos anteriores: algumas cautelas na abordagem à primeira fase, pontuável para o CPR, de modo a alcançar uma boa posição – de preferência um lugar no pódio – amealhando pontos que nos permitam evoluir da atual terceira posição no campeonato, e deixando tudo em aberto para um ataque em força na fase de alcatrão do CPR, que terá também quatro ralis em que me sinto particularmente mais à vontade”, afirma o piloto do Porto. “Uma vez liberto da pressão dos pontos, o objetivo para o restante do Vodafone Rally de Portugal é lutar pela posição de ‘Melhor Português’, ao longo das etapas de sábado e domingo.“
Para José Pedro Fontes e Inês Ponte é sempre uma ocasião especial a participação no Vodafone Rally de Portugal, desde logo, como refere “porque se trata da ‘Festa dos Ralis’ por excelência em Portugal”. Depois porque “a prova tem um ambiente e uma áureza inexplicáveis que tornam a participação em algo muito satisfatório” e, finalmente “porque temos uma responsabilidade acrescida ao defender as cores da Vodafone no nosso C3 Rally2, ostentando o mesmo patrocinador da competição. Por isso, a motivação fica reforçada e o desejo de fazer um excelente resultado é apenas natural e óbvio.”
Porém, os pilotos do Citroën Vodafone Team não se deixam iludir, estando conscientes das muitas dificuldades. “Desde logo porque a sequência do primeiro dia – Lousã–Góis–Arganil – impõe bastante respeito, palcos onde teremos de ter algum cuidado se queremos ter um bom resultado, nomeadamente na sua segunda ronda, em que os pisos já estarão muito degradados, devido à passagem de todos os carros das categorias Rally1 e Rally2, todos de quatro rodas motrizes. Uma vez liberto da ditadura dos pontos poderei tentar a vitória entre os portugueses, estando consciente de que será um rali muito duro e longo, pelo que o andamento será sempre ponderado, tentando evitar as armadilhas.”
O VODAFONE RALLY DE PORTUGAL EM RESUMO*
Quarta prova do CPR 2023, o Vodafone Rally de Portugal é, igualmente e entre outras competições, pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) e suas subcategorias. Para as contas do CPR, o rali corre-se na quinta-feira e sexta-feira (11 e 12 de maio), numa estrutura composta por 3 secções e 9 Especiais (3 classificativas percorridas por duas vezes, mais uma classificativa única e uma SuperEspecial) que representam 120,59 km cronometrados, num percurso total de 640,48 km.
Com quartel-general na Exponor, em Matosinhos, a sua secção pré-competitiva decorre na quinta-feira com o Shakedown (12h01 / 13h30), tendo como palco o troço de Baltar (4,55 km), dirigindo-se os concorrentes para o Parque Fechado em Coimbra (entrada até às 18h00), antecedendo a Cerimónia de Partida (20h30), a que se segue o regresso ao Parque Fechado (20h40).
A primeira secção competitiva do rali faz-se na sexta-feira a partir das 08h15, para cumprir a primeira passagem pelas classificativas Lousã 1 (12,03 km; às 09h05), Góis 1 (19,33 km; às 10h05) e Arganil 1 (18,72 km; às 11h05), a que se segue o primeiro Reagrupamento em Arganil (11h45 / 12h10). A secção da tarde contempla a segunda ronda pelos mesmos troços Lousã 2 (às 13h35), Góis 2 (às 14h35) e Arganil 2 (às 17h35). Após fazerem um Reabastecimento, os concorrentes seguem para o troço de Mortágua (18,72 km, às 17h05), troço que servirá como Power Stage, ali se atribuindo 3, 2 e 1 pontos aos três pilotos mais rápidos a cumpri-la. Findo o mesmo, ligação até à Figueira da Foz haverá novo Reabastecimento e Reagrupamento (18h47 / 19h02), antecedendo a última secção competitiva deste primeiro dia, com a SuperEspecial da Figueira da Foz (2,28 km, às 19h05).
Cumpridos os 120,59 km cronometrados dessas 9 Especiais, mais os 519,89 km de ligação (640,48 km percorridos neste dia), os concorrentes seguem para o Parque de Assistência (Exponor, às 22h35), ali terminando a competição nacional, conhecendo-se os vencedores desta quarta jornada do CPR 2023. Após o pódio, as viaturas dão entrada em Parque Fechado (Exponor).
O Citroën C3 Rally2 de José Pedro Fontes e Inês Ponte voltará à estrada no dia seguinte (sábado) para completar o Vodafone Rally de Portugal, já sem a pressão dos pontos do CPR. O dia tem início às 06h00, com passagem pela Zona de Reabastecimento (Exponor) seguindo-se a dupla ronda pelos troços de Vieira do Minho (26,61 km; 07h35 e 15h05), Amarante (37,24 km; 09h05 e 16h35) e Felgueiras (8,91 km; 10h35 e 18h05) antes da realização da SuperEspecial de Lousada (3,36 km; 19h05). Para domingo constam os derradeiros 59,59 km de troços nas classificativas de Paredes (15,00 km; 07h05), Fafe 1 (11,18 km; 08h35), Cabeceiras de Basto 22,23 km; 09h35), por Fafe 2 (11,18 km; 12h15), a Power Stage do rali em termos de WRC.
Perfazendo um percurso total de 1.636,25 km, a prova lusa do WRC integra 329,06 km cronometrados, sendo de ligações os restantes 1307,19 km. A festa de consagração e a entrega oficial de prémios do Vodafone Rally de Portugal 2023 realizar-se-á em Matosinhos a partir das 14h20.
O C3 RALLY2 DO CITROËN VODAFONE TEAM
Homologado na categoria “Rally2”, o C3 Rally2 do Citroën Vodafone Team integra todas as mais recentes evoluções técnicas e de set-up disponibilizadas pela Citroën Racing, no âmbito do seu programa de ralis direcionado para estruturas privadas. Estas soluções têm sido alvo de testes extensivos ao longo dos últimos meses, para enfrentar os desafios das diferentes oito provas do CPR 2023, uma vez mais assente num perfeito equilíbrio entre pisos de terra e asfalto.
Citroën C3 Rally2 – Principais Características Técnicas
- Chassis: Coque reforçada por um arco de segurança multiponto, soldado
- Motor: Citroën Racing de 1.6 litros Turbo de injeção direta – Restritor FIA de 32 mm.
- Potência máxima: 282 cv às 5 000 rpm.
- Binário máximo: 420 Nm às 4 000 rpm.
- Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás, comando manual.
- Diferenciais: à frente e atrás, mecânicos autoblocantes.
- Travões dianteiros / traseiros: Discos ventilados, 355 mm (asfalto) e 300 mm (terra), pinças Alcon de 4 pistões.
- Travão de mão: Comando hidráulico.
- Suspensões: Tipo McPherson.
- Amortecedores: Reiger, reguláveis de 2 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente).
- Comprimento x Largura: 3 996 mm x 1 820 mm.
- Distância entre eixos: 2 567 mm.
- Vias: 1 618 mm (dianteira e traseira).
- Reservatório de combustível: 81 litros.
- Pesos: 1.230 kg mínimo (regulamentar) / 1.390 kg com equipa a bordo (regulamentar).
AS 8 PROVAS DO CPR 2023
O Campeonato de Portugal de Ralis volta, este ano, a dividir-se entre quatro jornadas de terra e quatro em asfalto, prolongando-se entre meados de março e a primeira quinzena de outubro. Integra várias provas de cariz internacional, iniciou com o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, prova do Campeonato Europeu de Ralis (ERC), e agora com o Vodafone Rally de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) e que partilha o mesmo patrocinador com a equipa oficial Citroën Vodafone Team, e o Rali Vinho Madeira, pontuável para o Troféu Europeu de Ralis (ERT).
CALENDÁRIO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS 2023
Data Prova Organizador
10 a 12 março Rali Serras de Fafe (terra) Demoporto - CDMP
31 março e 1 abril Rali Casinos do Algarve (terra) Clube Automóvel do Algarve
28 e 29 abril Rali Terras d’Aboboreira (terra) Clube Automóvel de Amarante
11 a 14 maio Vodafone Rally de Portugal (terra) Automóvel Club de Portugal
30 junho e 1 julho Rali de Castelo Branco (asfalto) Escuderia de C. Branco
3 a 5 agosto Rali Vinho da Madeira (asfalto) Club Sports da Madeira
15 a 16 setembro Rali da Água Cim - Alto Tâmega (asfalto) Clube Aventura do Minho
13 a 14 outubro Rali Vidreiro Centro de Portugal (asfalto) C. A. da Marinha Grande
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