• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

WRC: Estoniano Ott Tänak em Hyundai termina primeiro dia liderando na Finlândia


Ott Tänak é líder nas pistas congeladas da Lapônia ao vencer as duas primeiras especiais nesta sexta-feira.


O estoniano foi o mais rápido na primeira especial de Sarriojärvi com 31,05 km por 3,6 segundos antes de esmagar seus rivais com mais 10 segundos na segunda especial disputada já na escuridão.


Tänak voltou para a pausa noturna em Rovaniemi com uma vantagem de 16,2 segundos sobre o companheiro de equipe Craig Breen e deixando o herói da casa, Kalle Rovanperä em Toyota Yaris, que é terceiro a 20,4 segundos.


Elogios para os pneus de neve com cravos da Pirelli que proporcionaram uma aderência muito elogiada. Tänak foi um dos poucos ponteiros a apostar em apenas um pneu sobressalente para as duas especiais.


"Tentei ser o mais simpático possível com os pneus da superfície dura", disse ele. "Ainda está muito, muito no início do rali, então não há razão para pensar em nada. Foi uma etapa típica da Finlândia em montanha-russa desafiadora, muito técnica."

Craig Breen

Breen, retornando ao Campeonato Mundial de Rally da FIA após uma ausência de quatro ralis, voltou rapidamente ao ritmo. Os três primeiros tempos em ambas as especiais colocaram o irlandês à frente do jovem Rovanperä.


Os tempos parciais do finlandês na primeira fase foram mais rápidos do que Tänak, mas um erro a seguir ao ponto médio atrasou o seu tempo. Em estradas repletas de bancos de neve e muito complicadas, ele registrou a velocidade máxima, marcando 204,8 km / h na segunda passagem. "Fiquei preso em um banco de neve e não podemos cometer erros como esse de novo", disse o piloto de 20 anos da Toyota.


O líder do campeonato, Sébastien Ogier, ficou quase 50 segundos atrás da liderança, terminando o dia em nono com o seu Yaris. As condições da estrada melhoraram progressivamente com a passagem dos carros, então ser o primeiro na estrada acabou por deixar a tarefa mais difícil para o francês.


A maior parte do rali acontece na segunda etapa disputada no sábado com um total de 144,04 km de especiais em disputa.

Kalle Rovanperä

Posições após sexta-feira

1. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 31min 50,7seg

2. C Breen / P Nagle IRL Hyundai i20 + 16,2 seg

3. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota Yaris + 20,4 seg

4. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 + 29,8 seg

5. E Evans / S Martin GBR Toyota Yaris + 32,0 seg

6. T Suninen / M Markkula FIN Ford Fiesta + 34,5 seg


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

AJLS Comunicação - O parceiro que falta para o seu negócio decolar!

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !
Coluna de André Maranhão - Veículos híbridos e eletricos