A White Motorcycle Concepts revelou um novo protótipo de motocicleta revolucionário que o fundador da empresa e CEO Rob White pilotará quando tentar quebrar o recorde de velocidade terrestre elétrica mundial ao logo dos próximos 12 meses.
O demonstrador de alta velocidade WMC250EV, ideia de White, está há mais de dois anos em construção e anuncia um novo capítulo na evolução e desenvolvimento técnico de motocicletas. É o resultado da determinação em transformar em realidade uma visão inspirada para reduzir amplamente o arrasto aerodinâmico, tendo conquistado o apoio e o reconhecimento de todos os cantos na fértil indústria de engenharia do automobilismo da Grã-Bretanha.
O protótipo da motocicleta, que é capaz de atingir velocidades superiores a 400 km/h, apresenta três tecnologias inovadoras, incluindo o sistema de arrasto ultrabaixo da WMC, chamado V-Air. Esta inovação apresenta um grande duto no centro da motocicleta que força o ar através do veículo, ao invés de ao redor dele. Incrivelmente, a V-Air reduz a resistência aerodinâmica da WMC250EV em até 70% em comparação com uma motocicleta de estrada de alto desempenho líder de mercado, de acordo com os resultados dos testes de túnel de vento no MIRA.
O duto também aumenta a carga axial na frente da motocicleta, permitindo que o WMC250EV utilize uma unidade de motor D-Drive que aciona a roda dianteira, que por sua vez torna possível aproveitar a energia de frenagem regenerativa - algo inatingível com uma motocicleta convencional. Finalmente, a moto traz um sistema de transmissão final exclusivo F-Drive instalado para aumentar a potência e aumentar a eficiência; uma tecnologia que poderia ser adaptada para melhorar as motocicletas de estrada existentes.
O conceito do WMC já obteve a patente no Reino Unido e espera que a Europa, os EUA e o Japão sigam o exemplo até o final de agosto. Se adotadas pelos principais fabricantes, essas tecnologias inventadas pela engenharia britânica têm o potencial de reduzir enormemente as emissões de CO2 em toda a indústria e acelerar rapidamente a descarbonização de motocicletas no mercado de massa em todo o mundo.
White, que tem mais de 25 anos de experiência em automobilismo de nível mundial, incluindo Fórmula 1 e Le Mans, inicialmente concebeu sua ideia para o V-Air seis anos atrás, mas foi a exposição à carenagem da Fórmula 1 e à aerodinâmica de carros esportivos que lhe deu a confiança para perseguir seriamente esta ideia.
A WMC já está trabalhando em uma aplicação no mundo real e está produzindo uma scooter híbrida de três rodas de 300 cc - a WMC300FR - que inclui a tecnologia V-Air e reduz o arrasto em 25%. Isso equivale a uma melhoria de 18% na eficiência de combustível, de melhorias aerodinâmicas por si só e quando acoplado a um pequeno sistema híbrido aumenta o desempenho para algo próximo aos níveis de 500 cc, mas com 50% menos emissões de CO2.
“O que conseguimos fazer é criar algo para o setor e mercado mundial onde as pessoas podem usar esses veículos em uma cidade onde a população é mais afetada pela emissão de CO2 e poluição - e conseguimos reduzir o CO2 em 50% por meio da aerodinâmica e hibridização. ”
“O que começou como alguns esboços de uma ideia que eu estava pensando, tornou-se uma iniciativa que pode potencialmente mudar a indústria de motocicletas”, disse White. “Sempre adorei velocidade e motocicletas. O desafio de quebrar o recorde mundial satisfaz a tenacidade de alcançar grandes feitos. Mas o mais importante, é a maneira perfeita de demonstrar na prática que a teoria por trás dessa tecnologia funciona.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Motocicletas entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Bình luận