
O trio da Toyota formado por Sébastien Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley foi o grande protagonista da prova que marcou o retorno do FIA WEC ao Brasil vencendo a prova de 6 horas disputada em Interlagos, São Paulo. A vitória na classe LMGT3 ficou com a Porsche #92 da Manthey Pure Rxcing, enquanto o brasileiro Nicolas Costa foi o quarto colocado da classe com a McLaren #59 da United Autosports.
No cenário da primeira vitória da fabricante japonesa na categoria, há 12 anos, a equipe da Toyota Gazoo Racing cruzaram a linha de chegada na frente com o GR010 – Hybrid #8, faturando assim o primeiro lugar da tripulação no ano. O cenário só não foi perfeito para a Toyota porque o carro #7, pilotado por Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e Mike Conway apresentou um problema na bomba de combustível e perdeu a chance de lutar pelo primeiro lugar. Mesmo assim, o trio finalizou em quarto após ter caído para 18º.

O dia foi de glória também para a Manthey Pure Rxcing, que conquistou sua segunda vitória na temporada na classe LMGT3, repetindo o feito obtido na Qatar Airways 1812 Km do Qatar, prova que abriu o calendário. A bordo do Porsche 911 GT3 R #92, o trio formado por Klaus Bachler, Joel Sturm e Aliaksandr Malikhin dominou boa parte da prova, sobretudo depois de ver o abandono da Lamborghini Huracan #85 da Iron Dames por conta de um vazamento de água. Quem também teve motivos para comemorar foi o brasileiro Nicolas Costa, que ao lado dos companheiros de equipe James Cottingham e Grégoire Saucy conquistou o quarto lugar na classe com a McLaren 720S Evo #59 da United Autosports.

Pouco depois do término da prova, Nicolas Costa destacou o resultado obtido em Interlagos, embora tenha lamentado ter ficado tão perto do pódio. “A corrida foi muito legal, embora tivéssemos alguns problemas técnicos e punições que não nos permitiram subir ao pódio. Tiramos o máximo que podíamos do carro, com a condição que tínhamos. Chegamos pertinho do pódio, o que é um pouco chato. Queria muito levantar o troféu aqui no Brasil. Mas, no fim das contas, acho que a corrida foi ótima. Acho que era a melhor posição possível hoje. A briga foi dura, com alguns dos melhores pilotos do mundo, e conseguimos segurar, o que foi muito legal”, disse o brasileiro.
Foi um domingo de concretização do sonho de muitos amantes do automobilismo, que viram novamente um evento do Campeonato Mundial de Endurance no Brasil após uma década. O público total ao longo dos três dias do fim de semana foi de 73.205 espectadores.
Com bandeirada dada por Tarso Marques, ex-piloto da Fórmula 1 e Indy, a Rolex 6 Horas de São Paulo teve sua largada oficializada, trazendo ao público um espetáculo oferecido pelos carros mais incríveis e tecnológicos do planeta.

A próxima etapa da temporada será disputada em 1º de setembro com a Lone Star Le Mans, prova de seis horas realizada no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, Estados Unidos.
E o fã brasileiro e sul-americano do automobilismo já tem data marcada para reencontrar com os carros mais fantásticos do mundo no FIA WEC. A Rolex 6 Horas de São Paulo de 2025 vai acontecer entre os dias 11 e 13 de julho de 2025, no Autódromo de Interlagos.
FIA WEC — Campeonato Mundial de Endurance, temporada 2024

Rolex 6 Horas de São Paulo, Autódromo de Interlagos
Resultado final
Classe Hypercar
1º - Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) - Toyota GR010 - Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, 236 voltas
2º - Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) - Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, a 1min08s811
3º- Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) - Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, a 1min15s993
4º - Mike Conway / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) - Toyota GR010 - Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, a 1min23s571
5º - Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) - Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, a 1min27s395
6º - Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) - Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, a 1 volta
7º - Jenson Button (GBR) / Oliver Rasmussen (DIN) / Philip Hanson (GBR) - Porsche 963 #38, Hertz Team JOTA, a 1 volta
8º - Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) - Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, a 1 volta
9º - Dries Vanthoor (BEL) / Raffaele Marciello (ITA) / Marco Wittmann (ALE) - BMW M Hybrid V8 #15, BMW M Team WRT, a 1 volta
10º - Nicolas Lapierre (FRA) / Mick Schumacher (ALE) / Matthieu Vaxivière (FRA) - Alpine A424 #36, Alpine Endurance Team, a 2 voltas
11º - Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) - Ferrari 499P #83, AF Corse, a 2 voltas
12º - Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) - Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, a 2 voltas
13º - Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) - Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, a 2 voltas
14º - Sheldon Van der Linde (AFS) / Robin Frijns (HOL) / René Rast (ALE) - BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, a 2 voltas
15º - Neel Jani (SUI) / Julien Andlauer (FRA) - Porsche 963 #99, Proton Competition, a 2 voltas
16º - Stoffel Vandoorne (BEL) / Loïc Duval (FRA) / Paul Di Resta (GBR) - Peugeot 9X9 #94, Peugeot TotalEnergies, a 2 voltas
17º - Mirko Bortolotti (ITA) / Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) - Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, a 2 voltas
18º - Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) - Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, a 3 voltas
19º - Antonio Serravalle (CAN) / Carl Wattana Bennett (TAI) / Jean-Karl Vernay (FRA) - Isotta Fraschini Tipo6-C #11, Isotta Fraschini, abandonou
Classe LMGT3
1º - Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (SKN) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, 214 voltas
2º - Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) - Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, a 1 volta
3º- Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Joshua Caygill (GBR) - McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, a 1 volta
4º - Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) - McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, a 2 voltas
5º - Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) - BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, a 2 voltas
6º - Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) - Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, a 2 voltas
7º - Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) - Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, a 2 voltas
8º - Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) - Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, a 2 voltas
9º - Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Clément Mateu (FRA) - Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D'Station Racing, a 2 voltas
10º - Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) - BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, a 3 voltas
11º - Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / José María López (ARG) - Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, a 3 voltas
12º - Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) - Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, a 4 voltas
13º - Dennis Olsen (NOR) / Mikkel Pedersen (DIN) / Christian Ried (ALE) - Ford Mustang LMGT3 #88, Proton Competition, a 5 voltas
14º - Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) - Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, a 5 voltas
15º - Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) - Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, a 23 voltas
16º - Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) - Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, abandonou
17º - Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) - Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, abandonou
コメント