A quarta rodada do FIA WEC, as míticas 24 Horas de Le Mans, viu a Toyota Gazoo Racing reivindicar o primeiro e segundo lugar geral na categoria Hypercar, estendendo a liderança da equipe na classificação do Campeonato Mundial com duas rodadas ainda para serem disputadas.
O Hybrid Hypercar Nº 7 Toyota GR010 pilotado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez encerrou sua sequência de infortúnios em Le Mans para obter sua primeira vitória na lendária corrida de 24 horas que este ano viu o retorno de um número limitado de fãs .
O Hypercar terminou duas voltas à frente do carro irmão nº 8, com Brendon Hartley, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi compartilhando o volante. A vitória do n ° 7 hoje marca apenas a segunda vez que um argentino (Jose Maria Lopez) vence Le Mans e é a sétima vitória consecutiva do time no WEC.
Apesar da dobradinha da Toyota, a corrida nem sempre foi fácil para o time japonês. Na verdade, a primeira volta foi repleta de drama para a equipe do carro 8, quando Olivier Pla no Glickenhaus nº 708 fez teve um contato com Sebastien Buemi forçando o piloto suíço a parar para um reset do sistema e assim cair na classificação. Ambos os Toyotas também sofreram perda de tempo com problemas de reabastecimento mais tarde na corrida, mas a equipe resolveu o problema e acabou vencendo.
A equipa francesa Alpine Elf Matmut garantiu o terceiro lugar no pódio, o Alpine A480 Gibson conduzido por Andre Negrao, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere, terminando a quatro voltas do vencedor da corrida Toyota.
Os carros estreantes do WEC, da equipe Glickenhaus Racing, conquistaram o quarto e quinto lugar geral com a dupla de Glickenhaus 007 Hypercars - os carros irmãos nº 708 e nº 709 que evitando problemas conseguiram chegar à linha de chegada completando o sonho de infância do proprietário Jim Glickenhaus que era competir em Le Mans.
Na classificação geral do campeonato Hypercar, a Toyota agora lidera com 51 pontos de vantagem sobre a Alpine.
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