
A Volvo Cars acaba de anunciar mais um grande investimento, agora em sua planta de Torslanda, na Suécia. Com a próxima geração de carros puramente elétricos, a Volvo Cars tem como objetivo entregar veículos com um alcance maior, carregamento mais rápido e custos mais baixos, além de alcançar novos marcos em segurança e sustentabilidade automotiva.
Para concretizar esse plano, a Volvo Cars investirá 10 bilhões de coroas suecas, pouco menos de 6 bilhões de reais, em sua fábrica de Torslanda, na Suécia, nos próximos anos, em preparação para a produção da próxima geração de carros totalmente elétricos.
Como parte dos investimentos planejados, a empresa introduzirá uma série de tecnologias e processos de fabricação novos e mais sustentáveis na planta. Estes incluem a introdução da mega fundição de peças de carroceria de alumínio, uma nova fábrica de montagem de baterias e oficinas de pintura e montagem final totalmente reformadas.
Os investimentos seguem um anúncio recente da Volvo Cars e da Northvolt de investir SEK 30 bilhões no desenvolvimento e fabricação de baterias personalizadas de alta qualidade para a próxima geração de modelos Volvo puramente elétricos.
Ambos os planos de investimento representam novos passos em direção à ambição da Volvo Cars de ser uma empresa de carros totalmente elétricos até 2030 e refletem o compromisso da empresa com um futuro de longo prazo em sua cidade natal, Gotemburgo.
“Com esses investimentos, damos um passo importante em direção ao nosso futuro totalmente elétrico e nos preparamos para Volvos elétricos ainda mais avançados e melhores”, disse Håkan Samuelsson, executivo-chefe. “Torslanda é nossa maior fábrica e desempenhará um papel crucial em nossa transformação contínua à medida que avançamos para nos tornarmos um fabricante de carros elétricos puros até 2030.”

A introdução da megafundição de peças de carroceria de alumínio para a próxima geração de modelos elétricos da Volvo é a mudança mais significativa e empolgante implementada como parte do pacote de investimentos. O mega casting cria uma série de benefícios em termos de sustentabilidade, custo e desempenho do carro durante a vida útil dos carros, e a Volvo Cars é uma das primeiras montadoras a investir nesse processo.
Fundir as principais partes da estrutura do piso do carro como uma única peça de alumínio reduz o peso, o que, por sua vez, melhora a eficiência energética e, portanto, a autonomia elétrica do carro. Isso também permite que os projetistas da Volvo usem de forma otimizada o espaço disponível dentro da cabine e área de bagagem, aumentando a versatilidade geral do carro.
Outros benefícios da megafundição incluem a redução da complexidade do processo de fabricação. Isso, por sua vez, gera economia de custos em termos de uso de materiais e logística, reduzindo a pegada ambiental geral nas redes de fabricação e cadeia de suprimentos.
A modernização da oficina de pintura envolve a instalação de novas máquinas e a implementação de novos processos, que deverão apoiar a redução contínua do consumo de energia e emissões da oficina de pintura.
Uma nova fábrica de montagem de baterias integrará células e módulos de bateria na estrutura do piso do carro, enquanto a oficina de montagem está sendo reformada para acomodar carros totalmente elétricos de próxima geração, por exemplo, com um novo 'ponto de casamento' onde a carroceria superior e o piso do carro se encontram pela primeira vez.
As áreas de logística também serão remodeladas, melhorando o fluxo de materiais e otimizando o transporte de mercadorias e peças para a fábrica. A empresa também investirá em instalações ao redor da fábrica, como áreas de descanso, vestiários e escritórios, que melhoram ainda mais o ambiente de trabalho de todos os colaboradores.
“Hoje é um grande dia para a fábrica de Torslanda, pois estamos preparando-a para o futuro com este pacote de investimentos”, disse Javier Varela, chefe de engenharia e operações da Volvo Cars. “Nosso futuro como empresa é totalmente elétrico e isso requer uma variedade de atualizações em toda a fábrica, para garantir que Torslanda possa continuar a construir carros elétricos premium da mais alta qualidade.”
A fábrica de Torslanda tem uma capacidade de produção anual de 300.000 carros e é uma das instalações de fabricação mais antigas da Volvo Cars. Foi inaugurado em abril de 1964 pelo rei sueco Gustaf VI Adolf e foi por muito tempo o maior local de trabalho individual do país. Atualmente, a fábrica de Torslanda funciona em três turnos e emprega cerca de 6.500 pessoas.
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