• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Versátil programa de teste para o Porsche Taycan Cross Turismo chega ao fim


Atualmente, o Porsche Taycan Cross Turismo está concluindo seus últimos test drives. O extenso programa de testes da Porsche ocorreu em pistas de corrida como Nürburgring Nordschleife e a pista do Grande Prêmio em Hockenheim (ambas na Alemanha), bem como em campos de provas de todo o mundo – inclusive na cidade italiana de Nardò. Além disso, o Cross Turismo foi testado fora das pistas tradicionais no sul da França e nos Pirineus. As pistas de testes no Centro de Desenvolvimento de Weissach ofereceram mais um desafio off-road fora da África, com a chamada pista Safari. Com um total de 998.361 quilômetros de teste, os protótipos do Cross Turismo deram a volta no globo quase 25 vezes – cálculos com base no equador.


Paralelamente aos últimos test drives, um Taycan Cross Turismo camuflado está em uma turnê global de testes com representantes da mídia desde o início do ano. Em apenas seis semanas, este protótipo visitou os cinco maiores mercados para a versão Cross Utility do Taycan: EUA, Reino Unido, Noruega, Holanda e Alemanha.


O novo membro apresenta todos os pontos fortes do carro esportivo Taycan, como desempenho superior e longo alcance. O chassi com tração integral e suspensão pneumática é ajustável em termos de altura. Há também muito mais espaço para os passageiros na parte traseira e uma grande capacidade de carga no porta-malas. As condições de espaço e de pacote foram otimizadas nos mínimos detalhes. O protótipo, uma representação física fiel da parte interna, e o modelo de pacote de funções, sozinhos, demandaram 650 horas de design, eletrônica e coordenação e mais 1.500 horas de oficina para serem concluídos.

Stefan Weckbach, Vice Presidente linha de produto Taycan

“Ao desenvolver o Cross Turismo, pudemos, é claro, aproveitar nossa experiência com o carro esportivo Taycan. O maior desafio foi combinar os requisitos de esportividade com capacidades off-road”, enfatiza o Vice-Presidente da Linha do Modelo, Stefan Weckbach: “O Cross Turismo deve estar apto a um alto desempenho na pista de corrida e também deve estar apto para enfrentar lama e cascalho.” As últimas condições foram simuladas no “Campo de Provas de Resistência” no Centro de Desenvolvimento em Weissach. Weckbach: “O resultado é impressionante. No entanto, o Cross Turismo não é um veículo off-road radical, mas é especializado em estradas não pavimentadas e de terra. É como um tipo de canivete suíço sobre rodas de até 21 polegadas.”

Na Porsche, os carros elétricos passam pelos mesmos programas de testes rigorosos que os carros esportivos com motores de combustão. Além da demonstração do alto desempenho, sempre há a comprovação do uso diário irrestrito em todas as condições climáticas. Tarefas que exigem bastante como o carregamento da bateria ou o controle de temperatura da transmissão e da parte interna em temperaturas extremas, são aspectos adicionais testados nos modelos elétricos alimentados por bateria. Outros objetivos de desenvolvimento típicos da Porsche incluem o desempenho na pista de corrida, a capacidade de executar repetidos ciclos de aceleração a todo vapor e uma faixa adequada para o uso diário.


Testes extensos também são realizados em laboratório e em plataformas de teste, e incluem o desenvolvimento e a validação do projeto aerodinâmico. Deste modo, o Cross Turismo enfrentou a tempestade no túnel de vento por cerca de 325 horas. O carro esportivo Taycan já havia passado 1.500 horas lá durante o processo de desenvolvimento.

O novo suporte traseiro para bicicleta, projetado pela Porsche para este modelo, também passou por um rigoroso programa de testes com estradas irregulares e testes de dinâmica de direção. Ele define novos padrões quando se trata de manuseio, ergonomia, segurança de direção e estabilidade. Várias e-bikes podem ser transportadas em seus trilhos largos e bem espaçados.


O novo Porsche Taycan Cross Turismo amplia os modelos da família

O Taycan foi lançado com sucesso no mercado como carro esportivo no final de 2019. O novo Cross Turismo combina o Porsche E-Performance com uma adequação aprimorada para o uso diário e atrai clientes com estilo de vida ativo. O Taycan Cross Turismo será lançado no mercado europeu no verão de 2021.

A Porsche teve um início bem-sucedido na era totalmente elétrica: mais de 20.000 carros esportivos Taycan foram entregues aos clientes em 2020. O Taycan, atualmente, é responsável por 70% de todos os modelos Porsche vendidos na Noruega. No início de novembro, o milésimo Taycan já foi entregue a um cliente de lá. Isso significa que as vendas da Porsche na Noruega mais que dobraram. O carro esportivo elétrico também recebeu mais de 50 prêmios internacionais - sobretudo em seus principais mercados: Alemanha, EUA, Reino Unido e China. O novo Taycan com tração traseira, também detém o Guinness World Record™ pela derrapagem mais longa com um carro elétrico: deslocou-se lateralmente sem parar por exatamente 42,171 quilômetros.


A estreia mundial digital do primeiro veículo elétrico Cross Utility acontecerá no dia 4 de março, às 16h00. (CET) em newstv.porsche.com.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

AJLS Comunicação - O parceiro que falta para o seu negócio decolar!

Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !
Coluna de André Maranhão - Veículos híbridos e eletricos