A Fenabrave divulgou os dados relativos ao emplacamento de veículos no mercado brasileiro no mês de novembro e alguns dados são importantes.
O principal deles é, sem dúvida, o retorno do Chevrolet Onix ao topo da lista dos veículos mais vendidos, com 9.327 unidades da versão hatch e 7.521 do Onix Plus (sedã). A recuperação do desempenho se deve a uma demanda reprimida pelas semanas de produção parada que fez a marca não ter veículos para entrega. Com a recuperação do nível de produção para dois turnos em suas fábricas, com isso os modelos da GM voltam a ser destaque. Entre os dois, o modelo da Fiat mais vendido, a picape Strada, que teve 8.535 unidades saídas das lojas para as ruas.
Mas o Onix não foi o único produto da GM a recuperar folego, o SUV Tracker também apareceu muito bem na sétima posição da lista dos veículos mais vendidos (6.073), sendo o segundo SUV compacto mais vendido, muito perto do líder deste segmento em novembro, o Hyundai Creta, com 6.099 unidades.
A Fiat continua tendo um domínio absoluto no segmento de Comerciais Leves, com a liderança da Strada a ser seguida pelo sempre consistente desempenho da Toro, que fechou o mês com 5.921 unidades. Já falando de picapes médias, o mês foi de domínio da Toyota com a Hilux, modelo que teve emplacadas 4.103 unidades, precisamente mil a mais que a S10 da Chevrolet (3.103).
Aliás, a Hilux foi o veículo Toyota mais emplacada no mês, já que Toyota Corolla e Corolla Cross venderam menos que a picape. Aqui a curiosidade vem do fato do modelo sedã voltar a vender mais que a versão SUV do Corolla, mas com as variações de disponibilidade que ocorre no atual cenário da distribuição, fica difícil avaliar o que são respostas efetivas do público no atual momento nas lojas, ou se apenas reposição de pedidos feitos anteriormente e não atendidos por falta de produtos.
Retornando ao segmento de SUVs compactos, ele já chega muito perto dos 50% de representatividade em termos de escolha nacional por perfil de veículos.
Logo após os lideres Creta e Tracker, surgem o T Cross com 4.725 unidades, Renegade (4.233), Nissan Kicks (3.556), Honda HR-V (2.868), e o especial destaque para o Citroën C4 Cactus, com ótimo desempenho para a marca e particularmente para o modelo, emplacando 2.457 unidades em apenas um mês. Recém chegado, o Fiat Pulse já aparece com 2.228 unidades saídas das lojas para as ruas.
No acumulado do ano a Fiat têm os dois veículos mais vendidos até agora. A picape Strada lidera com 100.049 unidades emplacadas, seguido do Argo com 80.135. Um pouco mais atrás em relação ao compacto da Fiat surge o HB20 da Hyundai com 78.529 unidades, sendo sempre bom ressaltar que no caso da Hyundai o seu desempenho comercial nesta lista da Fenabrave é bem próximo do real interesse do cliente no varejo, já que as vendas para frotas ou locadoras têm bem menos representatividade na Hyundai Brasil que no caso de outras marcas.
O SUV compacto mais vendido até final do mês de novembro é o Jeep Renegade, que totaliza 69.621 unidades seguido pelo Creta com 58.721. A Jeep se consolida, mais um ano como a marca que mais vende SUVs no Brasil, já que além da liderança do Renegade, a marca tem ainda o modelo de gama superior, Compass, acumulando um total de 64.240 veículos emplacados.
Uma referência para a Fiat que lidera o mercado brasileiro no acumulado do ano, totalizando nada menos de 395.581 unidades, entre automóveis e comerciais leves, seguida da Volkswagen com 274.613 e Chevrolet com 208.432.
Entre as marcas Premium destaque para os resultados da BMW com 13.388 veículos vendidos e isolada na liderança, com a Volvo marcando seu ótimo momento no Brasil através de 7.444 emplacamentos, seguida da Audi com 5.747 e da Mercedes-Benz, que com 4.816 é ameaçada pela Land Rover de muito perto, totalizando a marca britânica com um acumulado de 4.594 unidades.
Finalizamos nossa breve avaliação aos resultados de novembro com o merecido destaque da Porsche, marca de veículos esportivos de alto valor, que quando ainda falta um mês para concluir o ano, já acumula um total de 2.939 unidades, uma média de 267 veículos da marca vendidos a cada mês no Brasil.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários