
Os dados dos emplacamentos de veículos na Europa divulgados pela consultoria JATO Dynamics têm como destaque o número total de registros, que caiu 18% em relação a novembro de 2020 e 29% em relação a novembro de 2019, com a falta de semicondutores ainda impactando o mercado automotivo e a disponibilidade de produtos para entrega aos clientes. Em acelerado crescimento, mais de 1 em cada 4 (26%) os carros novos emplacados já são veículos de baixas emissões.
No entanto, a força do mercado europeu de carros novos continuou a se deteriorar no mês passado. Novembro representou o nível mais baixo das últimas três décadas. Os dados da consultoria revelaram um volume total de 855.281 unidades, em 25 mercados europeus.
Em comparação com novembro de 2020, o volume total no mês passado foi 18% menor que no ano passado e 29% menor quando comparado a novembro de 2019 - antes da pandemia chegar ao mercado.
Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics, comentou: “Embora o mercado não tenha se recuperado totalmente da pandemia, o problema atual não está relacionado à falta de demanda, mas sim problemas com a oferta”.
Dois cenários para o próximo ano
Há um acúmulo claro de consumidores que desejam renovar seus carros. Esse atraso pode ter dois impactos principais ao longo de 2022: o primeiro é vemos um grande aumento nos emplacamentos no próximo ano se a falta de componentes for resolvida; o segundo, é que os consumidores começam a se adaptar a novos padrões de consumo, mantendo seus veículos por períodos mais longos.
Híbridos plug-in e elétricos em níveis recorde
Apesar do ambiente difícil, os registros de carros de baixa emissão nos 23 países avaliados totalizaram 217.709 unidades no mês passado, representando 26% do total de registros. As unidades emplacadas desses veículos superaram muito o diesel.
O forte crescimento do mercado de veículos elétricos é parcialmente explicado pelo aumento do interesse da população, juntamente com mudanças significativas dos programas de incentivo dos governos, com programas cada vez mais eficientes favorecendo a compra de veículos de emissões mais baixas.
O Tesla Model 3 liderou o ranking BEV (elétrico a bateria), seguido pelo Renault Zoe e Dacia Spring. No mercado de PHEV (Hibrido Plug-In), o carro mais registrado foi o Peugeot 3008, seguido pelo Volvo XC40 e Ford Kuga.
Já no índice geral de vendas a primeira posição foi ocupada pelo Renault Clio, seguido pelo Peugeot 208 e Dacia Sandero.
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