No segundo trimestre de 2022, as vendas de veículos elétricos a bateria continuaram a crescer na UE, representando 9,9% do total de matrículas de automóveis de passageiros.
Os carros híbridos plug-in representaram 8,7% de participação de mercado, ante 8,4% no segundo trimestre de 2021, apesar da queda no número de unidades vendidas. Os carros movidos a gasolina e diesel sofreram quedas significativas durante este período de três meses, levando a uma redução de participação de mercado (55,8% para diesel e gasolina juntos).
Automóveis a gasolina e diesel
De abril a junho de 2022, os carros a gasolina e diesel perderam participação de mercado na União Europeia, passando de 62,0% no segundo trimestre de 2021 para 55,8% no segundo trimestre deste ano. A participação da gasolina em novos veículos caiu mais de 3 pontos percentuais, representando 38,5% das vendas totais, enquanto o percentual de mercado do diesel caiu para 17,3% do total de novos emplacamentos sendo que era de 20,2% no mesmo período de 2021.
Em termos de unidades, as vendas de veículos a gasolina caíram 22,2% em toda a UE, contando com 909.703 carros vendidos. O diesel teve queda ainda mais acentuada (-27,7%), totalizando 409.174 unidades.
Veículos movidos a energia alternativa (APV)
Durante o segundo trimestre de 2022, os registros de veículos elétricos a bateria (BEV) na UE cresceram 11,1%, atingindo 233.413 carros vendidos. Entre os principais mercados da região, Espanha e França contribuíram para o desempenho positivo dos BEVs, registrando ganhos de dois dígitos (+22,0% e +18,6%, respectivamente). Por outro lado, a Itália registou uma perda substancial (-19,6%), enquanto a Alemanha registou uma pequena queda (-0,5%).
Os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV) aumentaram sua participação de mercado no período, apesar da queda de dois dígitos nas unidades vendidas (-12,5% para 206.501 carros). Com exceção da Espanha (+11,3%), todos os principais mercados registraram quedas nas vendas de PHEV: França (-17,4%), Alemanha (-16,9%) e Itália (-6,9%).
Já os veículos elétricos híbridos (HEV) recuaram 2,2% durante o segundo trimestre do ano. No entanto, devido à queda significativa nas vendas de carros movidos aos combustíveis tradicionais, os HEVs expandiram sua participação de mercado global (22,6%). Os quatro principais mercados da região registraram resultados mistos. França e Espanha registaram crescimentos (+7,2% e +2,7%, respetivamente). Por outro lado, a Itália e a Alemanha registaram quedas (-9,3% e -6,5%, respetivamente).
Ainda dados fornecidos pela ACEA, a associação que reúne as principais marcas no continente europeu, os registros de veículos a gás natural (GNV) em toda a União Europeia caíram 62,9%, com apenas 4.983 unidades vendidas nesse período. Essa queda deveu-se principalmente à queda na Itália, que responde pela grande maioria das vendas da região, numa clara migração para os veículos elétricos. Por outro lado, os veículos movidos a GLP registraram um aumento nas vendas (+7,9%), atingindo 64.152 unidades no segundo trimestre do ano. Três dos quatro maiores mercados da região registraram fortes ganhos: Espanha (+57,6%), França (+21,9%) e Alemanha (+10,3%). A Itália, por outro lado, apresentou queda (-5,1%).
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize o QR Code
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments