No terceiro trimestre de 2021, a participação nas vendas de veículos eletrificados aumentou ainda mais na União Europeia, em detrimento dos automóveis a gasolina e diesel. Tanto os carros elétricos a bateria quanto os híbridos plug-in quase dobraram sua participação no período de três meses - respondendo por 9,8% e 9,1%, respectivamente.
Os registros de carros de passageiros elétricos híbridos representaram 20,7% do mercado total da UE durante o terceiro trimestre, ultrapassando o diesel para se tornar a segunda opção de trem de força mais popular na União Europeia pela primeira vez.
Carros a gasolina e diesel
De julho a setembro de 2021, os carros convencionais a gasolina e diesel continuaram a perder terreno, absorvendo quase completamente o impacto do declínio geral nos emplacamentos de automóveis nos últimos três meses. As vendas de carros a gasolina caíram 35,1%, atingindo 855.476 unidades, com sua participação diminuindo de 47,6% no terceiro trimestre de 2020 para 39,5% do mercado neste ano.
O diesel perdeu ainda mais, já que sua participação de mercado caiu mais de 10 pontos percentuais, de 27,8% para 17,6%, no mesmo período. Os registros de novos carros a diesel caíram mais da metade em toda a região da UE, passando de 769.922 unidades vendidas no ano passado para 381.473 no terceiro trimestre de 2021.
Veículos com motor alternativo (APV)
No terceiro trimestre do ano, a procura de veículos elétricos a bateria (VEBs) na União Europeia aumentou 56,7%, totalizando 212.582 unidades. Isso apesar do declínio geral nos registros de carros novos no período de três meses, com o crescimento sendo impulsionado por incentivos governamentais para a aquisição de BEV em vários mercados. Como resultado, os quatro principais mercados da UE registraram ganhos percentuais de dois ou mesmo três dígitos: Itália (+ 122,0%), Alemanha (+ 62,7%), França (+ 34,6%) e Espanha (+ 21,8%).
Os veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) também expandiram sua participação nas vendas de automóveis na UE, com os registros aumentando em 42,6%, para 197.300 unidades. A Itália registrou o crescimento mais forte dos quatro principais mercados, com as vendas de PHEV aumentando 130,6% durante o terceiro trimestre de 2021, seguida pela Espanha (+ 87,5%), França (+ 49,5%) e Alemanha (+ 37,5%).
A demanda por veículos elétricos híbridos (HEVs) teve um forte aumento nos últimos três meses (+ 31,5%) e, com quase meio milhão de unidades vendidas, eles continuam sendo o trem de força alternativo mais popular em termos de volume. Esse crescimento teve um impulso extra nos mercados da Europa Central, onde a demanda por carros híbridos cresceu 69,3% de julho a setembro de 2021.
Já no sentido inverso, as vendas de veículos a gás natural (GNVs) apresentaram queda expressiva no terceiro trimestre (-48,8%), impactadas principalmente pela redução da demanda na Itália (-39,0%), tradicionalmente o maior mercado desse tipo de veículos . Por outro lado, os emplacamentos de automóveis a GPL aumentaram 28,1%, atingindo 62.574 unidades, com o forte desempenho francês (+ 103,2%) a compensar o decréscimo na Itália (-4,7%).
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