Em 2021, os veículos híbridos representaram 19,6% de todos os automóveis emplacados na União Europeia, em comparação com 11,9% em 2020. Já os veículos que permitem carregamento elétrico também registaram um forte aumento nas vendas, perfazendo 18,0%. do total de registros de carros, acima de uma participação de 10,5% em 2020.
Ao mesmo tempo, a retração geral do mercado de automóveis da UE afetou negativamente principalmente os veículos movidos a diesel e a gasolina. No entanto, os tipos de combustível convencionais ainda dominaram as vendas de carros da UE em termos de participação de mercado em 2021, representando 59,6% de todos os novos registros.
Automóveis a gasolina e diesel
De outubro a dezembro de 2021, os emplacamentos de carros a gasolina e diesel registraram quedas de dois dígitos na União Europeia. As vendas de gasolina caíram 33,5% para 778.450 unidades, com quase todos os mercados da UE registrando perdas, exceto Bulgária, Irlanda e Eslovênia. Consequentemente, a participação da gasolina no mercado automotivo caiu de 40,6% no último trimestre de 2020 para 35,8% no mesmo período de 2021.
O diesel teve uma queda ainda mais forte (-50,9%) passando de 729.446 unidades em 2020 para 358.083 unidades no último trimestre de 2021, já que quase todos os estados membros registraram quedas significativas, exceto a Bulgária. Como resultado, a participação do diesel no mercado de automóveis da UE caiu de 25,3% no quarto trimestre de 2020 para 16,5% no ano passado. No geral, em 2021, a gasolina continuou a ser o tipo de combustível com a maior participação de mercado (40,0%).
Veículos movidos a energia alternativa (APV)
Durante o último trimestre de 2021, os veículos elétricos a bateria (BEV) tiveram o maior crescimento (+24,9%) de todos os tipos de combustível, totalizando 309.598 unidades em toda a UE. No entanto, em termos percentuais, esse crescimento foi bastante modesto em comparação com 2020, onde ouve naquele momento um aumento de 216,9%, em grande parte impulsionado por estímulos governamentais para veículos de baixa e zero emissão introduzidos após a pandemia. Já as vendas de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), por outro lado, caíram 1,8% no quarto trimestre.
Olhando para os resultados do ano inteiro, os registros de PHEV aumentaram 70,7%, de 507.917 unidades em 2020 para 867.092 no ano passado. Os veículos elétricos a bateria apresentaram crescimento semelhante (+63,1%) ao longo de 2021, passando de 538.734 para 878.432 carros vendidos.
Os veículos elétricos híbridos (HEV) registaram um aumento modesto (+0,4%) nos últimos três meses do ano. Com 439.172 unidades vendidas, os híbridos representaram 20,2% do mercado de automóveis da UE no quarto trimestre. Ao longo de 2021, os registros de carros elétricos híbridos aumentaram impressionantes 60,5%, marcando a primeira vez que as vendas de HEV (com 1.901.239 unidades) superaram as de diesel (1.901.191) na União Europeia.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - O valor, você escolhe!
Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments