Sébastien Ogier e Julien Ingrassia conquistaram nesta tarde de domingo o notável oitavo título do Campeonato Mundial de Rally da FIA em nove temporadas disputadas.
Os franceses terminaram suas carreiras juntos em grande estilo com a vitória no Rally Monza após um confronto emocionante com o companheiro de equipe da Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans.
A liderança mudou seis vezes ao longo de três dias de especiais desafiadoras no sopé dos Alpes italianos e no icônico circuito e Templo da Velocidade de Monza.
O resultado foi decidido quando Evans rodou na penúltima especial, permitindo que Ogier vencesse por 7,3 segundos em um Yaris World Rally Car. O último dia ainda teve contornos dramáticos, mas de muita felicidade para o francês, já que chegou a bater levemente numa das barreiras de concreto colocadas para diminuir a velocidade na área antiga do circuito, e a roda e pneu ficaram bastante marcados mas sem nada de pior acontecendo. Ogier já deixou claro que vai deixar de pilotar em tempo integral no próximo ano, já olhando para outros projetos e categorias, enquanto seu navegador Ingrassia se aposenta definitivamente das competições.
"Eu me sinto meio vazio agora porque foi uma temporada exaustiva", disse um naturalmente feliz Ogier. ”Eu realmente preciso ir a cada membro da equipe e agradecer muito a eles, porque sem eles não somos nada. Todos eles são campeões mundiais hoje também, nós como Toyota somos campeões de fabricantes, pilotos e co-pilotos . "
O título veio com 23 pontos de vantagem para um excelente Evans que já mostrou esar preparado para liderar a nova geração de pilotos no WRC. Já a Toyota e após um 1-2 garantiu o título entre os fabricantes pela primeira vez desde 2018.
Dani Sordo também andou muito bem na Itália e completou o pódio em um Hyundai i20, a 14,0 segundos atrás de Evans. O espanhol rebaixou o companheiro de equipe Thierry Neuville na tarde de sábado, quando o belga bateu em uma barreira. Neuville terminou com 10,7 segundos atrás.
O jovem Oliver Solberg garantiu um sólido quinto lugar, o melhor resultado da sua carreira até agora, apesar de ter problemas com o motor de seu i20 que parou duas vezes na fase final do dia.
O evento em Monza marcou o fim da era do World Rally Car após 25 temporadas. O próximo marcará a chegada da nova geração de carros híbridos, os chamados Rally1.
Resultado final
1. S Ogier / J Ingrassia FRA Toyota Yaris 2h 39min 08,6seg
2. E Evans / S Martin GBR Toyota Yaris + 7,3 seg.
3. D Sordo / C Carrera ESP Hyundai i20 + 21,3 seg
4. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 + 32,0 seg
5. O Solberg / E Edmondson SWE Hyundai i20 + 1min 32,0 seg
6. T Suninen / M Markkula FIN Hyundai i20 + 2min 22,6seg
2021 Campeonato Mundial de Rally da FIA (posições finais do piloto)
1. S Ogier 230pts
2. E Evans 207
3. T Neuville 176
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários