top of page
Foto do escritorRedação Publiracing

Vídeo: Sertões 2021 teve prólogo para definir ordem de largada


Margos Baungart/Kleber Cincea dominam nos Carros
Margos Baungart/Kleber Cincea dominam nos Carros

O Sertões 2021 começou esportivamente com o prólogo realizado sexta feira, e neste sábado seu caminho vai desbravar os sertões de sete estados nordestinos, com nove etapas e mais de 3.600km de desafio. A caravana deixa Pipa, no Rio Grande do Norte, rumo a Patos, na Paraíba, com 235 quilômetros cronometrados em uma região temida pelos competidores: o Seridó. A promessa é de uma especial bastante técnica e trabalhosa, com trechos sinuosos, setores de baixa e média velocidade e trial (piso bastante desgastado com pedras, valetas e buracos). Um cenário que resume bem a cara desta edição, com poucos retões e muita mão de obra para pilotos e navegadores.


A sexta-feira trouxe um aperitivo do que vem pela frente, que colocou os participantes no clima da competição. O prólogo de 10,7km na Usina Estiva testou a caravana com trechos sinuosos, de mata, canaviais e com várias curvas fechadas. E definiu a ordem de largada para a primeira etapa - ser um dos primeiros em cada uma das quatro categorias é sinônimo de fugir da poeira e encontrar um terreno em melhores condições. Uma vantagem preciosa como a água no sertão.


As diferenças mínimas nas quatro categorias deram uma prévia do que será a disputa até Tamandaré (PE), no dia 22. Entre os carros, apenas nove décimos de segundo separaram os dois carros da X Rally Team. Campeões do Sertões 2020, Marcos Baumgart/Kleber Cincea superaram os vices Cristian Baumgart/Beco Andreotti. Novidade nesta edição, o Buggy Century CR6 T1 FIA de Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs já mostrou a que veio, com a terceira posição.

Cristiano Baptista/Robledo Nicoletti, com Can-Am
Cristiano Baptista/Robledo Nicoletti, com Can-Am

Nos UTVs, que contam com grid recorde, os mais rápidos do dia foram Cristiano Baptista/Robledo Nicoletti, com o Can-Am Maverick X3 da equipe Transmáquinas. Com o mesmo modelo, Vinícius Castro/Rogério Almeida ficaram em segundo, a 6s5. Para os atuais campeões, o Sertões começou com um susto: Deninho Casarini/Ivo Meyer viraram o UTV já nos primeiros metros. Nada sério, mas que exigirá uma prova de recuperação - serão a 76ª dupla a largar para a especial, com a perspectiva de muita poeira e ultrapassagens para fazer.

O Francês Adrien Metge larga na frente nas Motos
O Francês Adrien Metge larga na frente nas Motos

A disputa nas motos já valeu para a classificação da prova e foi dominada pelo francês Adrien Metge (Yamaha). No ano passado, ele viu frustrada a chance de brigar pela vitória com o diagnóstico positivo para Covid na semana do rally. Agora, vem com tudo para encarar um terreno de predileção. Outro que volta ao maior rally das Américas (lesionado ano passado), o gaúcho Gregório Caselani (Honda) foi o segundo no prólogo.

Marcelo Medeiros é o melhor entre os Quads
Marcelo Medeiros é o melhor entre os Quads

Entre os quadriciclos, o atual campeão Marcelo Medeiros começou na frente. Por 3s9, levou a melhor sobre o argentino Manuel Andujar, vencedor do Dakar 2021. Em terceiro o polonês Rafal Sonik.

O QUE ELES DISSERAM

"Começou bem, com nove décimos de diferença para o Cristian, a briga promete ser assim a prova toda. O prólogo esse ano foi um pouco mais longo e foi bom para dar uma soltada na pilotagem e começar a vestir o carro e se sentir bem. Pelo tamanho da planilha a primeira etapa vai ser muito trabalhosa, 200 quilômetros que vão parecer o dobro". - Marcos Baumgart (Carros)

"O prólogo foi bem legal, bastante arenoso. Eu busquei um ritmo forte para tentar ser o mais rápido e poder largar na frente, me concentrar na navegação e no meu trabalho e não ter nada a me perturbar. A prova promete ser muito prazerosa e técnica, é um tipo de terreno em que eu gosto bastante de andar. Muito feliz por poder competir este ano depois de ficar fora em 2020 por causa da Covid" - Adrien Metge (Motos)

"Muita gente boa vai enfrentar dificuldades por largar mais atrás e, por isso, foi bom ter sido o mais rápido. O UTV está muito bem acertado, a equipe bastante preparada e vamos em busca de nos manter entre os primeiros. Neste ano andamos com o motor e a eletrônica praticamente originais para diminuir a chance de problemas". - Cristiano Batista (UTV)

"É bom largar na frente para não pegar poeira, mas o prólogo não decide nada, tem nove dias de prova pela frente. Tenho dois adversários muito fortes - um vencedor do Dakar e um campeão mundial - e meu objetivo é andar sempre próximo para tentar atacar nas últimas etapas". - Marcelo Medeiros (Quads)

Confira os 5 primerios:

Resultado Prólogo (10,7km)


MOTOS

1) #4 Adrien Metge, (1)MT1, Yamaha WR 450F, 07min04s0

2) #7 Gregório Caselani (2)MT1, Honda CRF450RX, 07min20s0

3) #6 Júlio Zavatti (1)MT2, Honda CRF450RX, 07min23s7

4) #2 Ricardo Martins (3)MT1, Yamaha WR450F, 07min24s2

5) #5 Túlio Malta (2)MT2, Yamaha WR450F, 07min30s0


QUADS

1) #100 Marcelo Medeiros, Yamaha YFM700R, 07min45s5

2) #107 Manuel Andujar, Yamaha Raptor 700, 07min48s9

3) #101 Rafal Sonik, Yamaha Raptor, 08min47s4


UTVs

1) #210 Cristiano Baptista/Robledo Nicoletti, (1)UOP, Can-Am Maverick X3, 07min09s2

2) #230 Vinícius Castro/Rogério Almeida, 1(UT2), Can-Am Maverick X3, 07min15s7

3) #217 Aristides Mafra/Breno Rezende, 1(UT1), Can-Am Maverick X3, 07min15s8

4) #209 Gabriel Varela/Filipe Bianchini, 2(UT1), Can-Am Maverick X3, 07min17s1

5) #267 João Monteiro/Victor Hulo Melo, 3(UT1), Can-Am Maverick X3, 07min17s6


CARROS

1) #301 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, 1(T1FIA), Toyota Hilux IMA 2021, 07min10s8

2) #303 Cristian Baumgart/Beco Andreotti 2(T1 FIA), Toyota Hilux IMA 2021, 07min11s7

3) #373 Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, 3(T1 FIA), Century CR6, 07min17s2

4) #315 Sylvio de Barros/Rafael Capoani, 4(T1 FIA), Toyota Hilux IMA 2021, 07min18s6

5) #312 Zé Hélio/Ramon Sacilotti, 1(OP), Buggy Giaffone V8, 07min23s6


1ª ETAPA - Sábado (14/8) - "Seridó"

Tibau do Sul (RN) - Patos (PB).

DI – 82,8KM TE – 235,01KM DF – 98,11M

TOTAL: 415,93KM


O que é o Seridó? Seridó é um bioma de transição para a Caatinga, que por sua vez é o único bioma 100% brasileiro! A gente pode até dizer que o Seridó é uma pré-caatinga e bem temida pelos competidores do rally, porque além de areia carrega pedras no meio do caminho. Agora, de onde vem esse nome? De acordo com o famoso historiador Luís Câmara Cascudo, Seridó vem da linguagem do povo indígena Tapuia, “ceri-toh” que quer dizer “pouca folhagem” ou “pouca sombra”. Terreno difícil para quem quer correr um rally!

A especial começa em um trecho muito sinuoso, muitas pedras e mata-burros com trechos de média e baixa velocidade. Segue por uma região montanhosa até o trecho final com um pequeno trial. Piso predominante será de cascalho com muitas pedras.

O ROTEIRO DO SERTÕES 2021

1ª. ETAPA - Sábado 14/08 – Tibau do Sul (RN) - Patos (PB).

DI – 82,8KM TE – 235,01KM DF – 98,11M = TOTAL: 415,93KM


2ª. ETAPA - Domingo 15/08 – Patos (PB) - Araripina (PE).

DI – 20,76KM TE – 249,07KM DF – 241,17KM = TOTAL: 511,01KM


3ª. ETAPA - Segunda-feira 16/08 – Araripina (PE) – São Raimundo Nonato (PI)

DI – 150,51KM TE – 220,22KM DF – 44,95KM = TOTAL: 415,69KM


4ª. ETAPA - Terça-feira 17/08 – São Raimundo Nonato (PI) – São Raimundo Nonato (PI).

DI – 0KM TE – 316,24KM DF – 4,67KM = TOTAL: 320,92KM


5ª. ETAPA (INÍCIO MARATONA)

Quarta-feira 18/08 – São Raimundo Nonato (PI) - Xique-Xique (BA)

DI – 13,77KM TE – 328,75KM DF – 99,75KM = TOTAL: 442,28KM


6ª. ETAPA (FIM DA MARATONA)

Quinta-feira 19/08 – Xique-Xique (BA) - Petrolina (PE).

DI – 0KM TE – 328,35KM DF – 147,89KM = TOTAL: 476,25KM


7ª. ETAPA - Sexta-feira 20/08 – Petrolina (PE) – Delmiro Gouveia (AL)

DI – 138,84KM TE – 239,98KM DF – 62,29KM = TOTAL: 441,12KM


8ª. ETAPA - Sábado 21/08 – Delmiro Gouveia (AL) - Arapiraca (AL)

DI – 9,14KM TE – 152,28KM DF – 87,04KM = TOTAL: 248,47KM


9ª. ETAPA - Domingo 22/08 – Arapiraca (AL) - Tamandaré (PE)

DI – 193,47KM TE – 132,47KM DF – 18,05KM = TOTAL: 344,00KM

TOTAL DE PROVA: 3.615,67 km

TOTAL DE ESPECIAIS: 2.202,37 km


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page