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Transporte de Cargas e Logística mostra preocupação pela grave situação do segmento


Transporte de Cargas e Logística mostra preocupação pela grave situação do segmento

Em comunicado enviado para a imprensa e que publicamos abaixo, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC&Logística, refere que:


“Nos últimos quinze meses, nosso segmento, além de enfrentar os reflexos diretos da pandemia, vem sendo impactado negativamente pelas importantes mudanças no cenário macroeconômico.


Os principais itens que formam o custo das operações de transporte, sofreram elevados aumentos de preço, tais como:


•O óleo diesel, que representa em torno de 46,08% do custo direto, subiu 49,7% no período;

•Os juros básicos (SELIC) nos últimos seis meses evoluíram de 2% para 8,5% (projeção para outubro/21). Os spreads bancários também subiram cerca de 2 pontos percentuais;

•Os preços de caminhões e implementos rodoviários aumentaram mais de 50%;

•A inflação setorial superou 30% no período.


Este cenário se agrava com a prática cada vez mais difundida pelos usuários de fazer BID’s frequentes e aumentar os prazos de pagamentos, muito longos em alguns setores, enquanto os itens mais relevantes dos custos da atividade são materializados imediatamente (diesel, pedágios, mão de obra, entre outros).


A prática de prazos longos vai no sentido oposto à racionalidade dos custos logísticos, já que são sustentados pelos transportadores, que têm menos acesso ao crédito, arcando ainda, com taxas reconhecidamente elevadas. Este modelo transfere para os transportadores o ônus de financiamento das vendas, além do elevado custo dos investimentos.


A capacidade de investimento do setor ficou substancialmente reduzida, com a elevação dos preços dos ativos e do custo de capital, já que as margens de lucro do segmento são historicamente baixas.



Portanto, visando preservar a viabilidade econômica das empresas para que continuem a prestar serviços dentro de padrões de sustentabilidade e ética, a entidade lembra aos seus associados ser recomendável:


• que procurem adequar os prazos de pagamento de seus serviços aos ciclos financeiros efetivos das operações. As referências legais preveem sempre o pagamento de fretes à vista;

•incorporarem na formação de seus preços, itens de custo real de financiamento, que viabilizem no médio prazo a renovação das frotas;

•ao contratarem serviços, considerarem garantias de produtividade, como meio de compensar a perda econômica decorrente de eventuais fatores externos, não previstos;

•que incluam nos contratos de prestação de serviços, cláusula estabelecendo recomposição imediata das tarifas em função da variação do preço do diesel.”


O comunicado termina referindo que “ a logística, é um elo fundamental ao bom desenvolvimento de todas as cadeias produtivas, e só será eficiente se houver um relacionamento justo e equilibrado entre os embarcadores e os operadores do sistema.”


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Transporte e Logística entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

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