top of page
Foto do escritorRedação Publiracing

Stock Car: Lapenna faz a pole em Interlagos, mas não larga na frente!


Stock Car: Lapenna faz a pole em Interlagos, mas não larga na frente!

Uma situação inusitada marcou a definição do grid da sétima etapa de 2022 da Stock Car Pro Series, no início da tarde deste sábado (30) em Interlagos. A pole position, na pista, foi marcada por Felipe Lapenna, piloto da equipe Hot Car Competições. Entretanto, enquanto o piloto já recebia o troféu e concedia entrevistas, ele foi avisado que perdera o direito de largar da primeira posição por uma infração cometida enquanto ele retornava aos boxes comemorando a pole.


Lapenna, ao entrar nos boxes, passou pelo radar de velocidade a 53,4 km/h, de acordo com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O limite de velocidade nos boxes é de 50 km/h. E o regulamento desportivo da modalidade estabelece, no Artigo 5.17, parágrafo segundo, que a penalidade para este caso é a perda de três posições no grid de largada.



O piloto da Hot Car entrou oficialmente com pedido de revisão da punição enquanto a equipe entrega os dados da telemetria e da câmera onboard de seu carro. A justificativa é que o piloto, na entrada dos boxes, desligou o carro já em velocidade reduzida para economizar combustível, e assim o limitador de velocidade não é acionado. “Eu estava quase sem gasolina, bem no limite, então reduzi a velocidade para entrar nos boxes e desliguei o carro. Vamos checar nos dados do carro e analisar todos os detalhes do que realmente aconteceu”, disse o piloto. “Isso não tira o brilho e o trabalho de todos na equipe. Nosso carro está fantástico em Interlagos e amanhã vamos trabalhar com muito foco para irmos mais à frente”, concluiu o paulista, que mesmo não largando na frente amanhã mantém o troféu e os dois pontos conquistados com a pole.

Stock Car: Lapenna faz a pole em Interlagos, mas não larga na frente!

Interlagos coloca os freios da Stock Car à prova no fim de semana

Interlagos é a pista que mais exige dos freios em todo calendário. A primeira curva de seus 4.309 metros, o S do Senna, é a que traz a frenagem mais intensa de toda a temporada para os discos Fremax e as pastilhas Fras-le. Os carros vêm pela reta principal a cerca de 240 km/h para contornar a primeira perna da curva a 75 km/h. Tamanha redução vem de uma forte frenagem que dura, em média, cinco segundos e o carro percorre pouco menos de 200 metros. A redução de 165 km/h em tão curto espaço e tempo gera uma desaceleração de 1,5 G, segundo os departamentos de engenharia da Fras-le e da Fremax.


Logo depois, na Reta Oposta, os pilotos também fazem significativa redução de velocidade para o contorno da Curva do Lago, reduzindo de 230 para 110 km/h em apenas 140 metros e três segundos. São os dois mais importantes pontos de ultrapassagem do traçado.



Outra curva famosa do traçado paulistano, o Laranjinha, é um rápido contorno à direita com duas tangências e inclinação negativa em relação ao ponto de apoio. Em apenas dois segundos, os discos e pastilhas reduzem a velocidade de 200 para 125 km/h, em uma das curvas mais rápidas de Interlagos.


As temperaturas sobem também no chamado miolo do circuito: Pinheirinho, Bico de Pato e Junção – esta última, de grande importância, contornada em subida em direção à reta principal. Os discos de freio são projetados para enfrentar até 720ºC em condições de corrida, enquanto as pastilhas de freio da suportam até 840ºC sem prejuízo à eficiência e segurança do conjunto.

Stock Car: Lapenna faz a pole em Interlagos, mas não larga na frente!

Fala, piloto!

“O carro estava muito bom o fim de semana todo, com um acerto que praticamente não precisamos mexer hoje. Numa pista tão exigente com os freios, como é Interlagos, a gente precisa confiar muito no trabalho da equipe e também nos discos e pastilhas de freio. Tudo funcionou perfeitamente e vamos reverter esta punição com um ótimo resultado amanhã”. (Felipe Lapenna, Hot Car Competições, Chevrolet Cruze, #110)


Confira o grid de largada da sétima etapa:

1 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min39s895

2 Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla), 1min40s082

3 Felipe Fraga (Eurofarma RC/Chevrolet), 1min40s086

4 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min39s633 (punido por excesso de velocidade nos boxes)

5 Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1mins40s186

6 Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min40s473

Eliminados no Q2

7 Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 1min40s353

8 Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min40s427

9 Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min40s428

10 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min40s508

11 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min40s612

12 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min40s699

13 Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze), 1min40s735

14 Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze), 1min40s798

15 Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min40s822

Eliminados no Q1

16 Nelson Piquet Jr. (Motul TMG Racing/Toyota Corolla), 1min40s452

17 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min40s456

18 Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 1min40s535

19 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1min40s600

20 Andi Jakos (Full Time Sports/Toyota), 1min40s611

21 Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min40s631

22 Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze), 1min40s638

23 Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min40s639

24 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1min40s644

25 Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min40s724

26 Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min40s803

27 Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min40s904

28 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min41s047

29 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min41s098

30 Thiago Vivacqua (RKL Competições), 1min41s923

31 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min42s870

32 Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), Sem Tempo


7ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022

Autódromo Internacional José Carlos Pace (São Paulo)

Extensão: 4.309 metros

Sentido: anti-horário

Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)


PROGRAMAÇÃO DA ETAPA:

Domingo, 31 de Julho

10h00 – Visitação aos boxes

11h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)

13h10 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)

13h45 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

16h10 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)



Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio

 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize o QR Code


O valor, você escolhe!


Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui



Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page