Stadler recebeu o maior contrato da história da empresa com um volume total de até quatro bilhões de euros: ganhou um concurso internacional realizado em conjunto por seis empresas de transporte da Alemanha e da Áustria para até 504 veículos. Além da produção de veículos, o acordo também inclui um contrato de manutenção com duração de até 32 anos. Parte do contrado preve uma quantidade inicial de 246 veículos CITYLINK, representando um volume de cerca de 1,7 bilhão de euros, com a opção de até mais 258 veículos.
A adjudicação do contrato marca o início de uma parceria de longa data entre a Stadler e o consórcio do projeto, composto por Verkehrsbetriebe Karlsruhe (VBK), Albtal-Verkehrs-Gesellschaft (AVG), Saarbahn Netz, Schiene Oberösterreich, o Estado de Salzburgo e Zweckverband Regional-Stadtbahn Neckar-Alb. Nos próximos dez anos, a Stadler produzirá 246 veículos CITYLINK para os seis operadores. Os primeiros quatro veículos serão entregues ao Saarbahn em 2024.
“Estamos orgulhosos por termos vencido este concurso internacional. A construção de um bonde exige experiência, e este concurso específico também exige a capacidade de combinar soluções individuais com produtos padrão. A Stadler sempre esteve em casa em ambas as áreas e é pioneira na indústria. Com o CITYLINK, estamos ansiosos para fornecer aos nossos seis clientes uma solução de mobilidade que conecte a cidade e os arredores sem que os passageiros precisem trocar de trem, desenvolvendo viagens de maneira sustentável e confortável”, diz Peter Spuhler, presidente da Conselho de Administração e CEO do Grupo ai de Stadler.
CITYLINK
Todos os veículos serão fornecidos em um design de três módulos. Já o comprimento dos veículos, o número de portas, a altura de embarque e engate, bem como a configuração das versões CITYLINK, variam de acordo com o local de operação. No entanto, todos os veículos terão algumas características em comum: serão equipados com sistema HVAC para os compartimentos de passageiros e cabine do operador e terão áreas multiuso espaçosas com dois espaços para cadeiras de rodas que podem ser configurados de forma flexível. Os bondes serão equipados individualmente de acordo com o local de uso. Por exemplo, os veículos para a Albtal-Verkehrs-Gesellschaft terão um banheiro, bem como instalações para bicicletários, enquanto a Schiene Oberösterreich optou por bagageiros como um recurso extra.
O CITYLINK da Stadler é um design inteligente de bonde que também pode ser utilizado como trem interurbano se configurado de acordo.
Um projeto – seis clientes
Fornecer um tipo de veículo para seis operadores é incomum. “Na equipe do projeto, passamos horas desenvolvendo um conjunto comum de especificações. Definimos um padrão com até cinco versões adicionais para atender aos requisitos específicos de cada operador, como altura de embarque, revestimento e local de uso”, explica o gerente geral de projeto.
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