• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Solaris vai entregar mais 9 ônibus elétricos para a cidade polonesa de Radom


A Solaris assinou mais um contrato para a entrega de ônibus elétricos no mercado polonês. A operadora Miejskie Przedsiębiorstwo Komunikacji (MPK) em Radom encomendou 9 Solaris Urbino 12 elétrico com a infraestrutura de carregamento adequada a sua operação. No valor de quase 28,5 milhões de PLN, o contrato será executado em meados de julho de 2021.


Este ano, dez ônibus elétricos do Solaris chegaram a Radom até agora. No próximo ano, então, mais nove Urbino 12 elétrico vão sair para as ruas desta cidade de mais de 200.000 habitantes, na sequência de uma licitação feita pela operadora municipal MPK em Radom. Para além dos veículos, o contrato abrange também o fornecimento de um veículo técnico com carregador móvel, cinco carregadores móveis duais de 2x40 kW cada, e a construção de uma estação pantográfica de carregamento rápido de 250 kW no terminal rodoviário da rua Królowej Jadwigi.

A operadora escolheu baterias Solaris de alta potência com uma capacidade total de mais de 120 kWh. Os ônibus serão movidos por eixos com dois motores de tração integrados, com potência de 125 kW cada. Durante o dia, a recarga rápida de energia será feita por meio de um pantógrafo de cinco pólos montado no teto. À noite, será possível usar o plug-in de carregamento convencional na garagem de ônibus.

Cada Urbino 12 elétrico para Radom comportará simultaneamente até 75 passageiros, incluindo 30 sentados. Duas portas de carregamento USB duplas para dispositivos móveis, localizadas no compartimento do passageiro, marcarão mais uma melhoria projetada para os viajantes. Com seu layout 2 + 2 + 2, as portas terão soleiras iluminadas por LED. O sistema de detecção de passageiros facilitará a abertura e o fechamento das portas com as mãos livres. Os veículos também contarão com um espaço equipado com sistema de alça de segurança para passageiros em cadeiras de rodas ou que viajem com carrinhos de bebê, e uma rampa com tiras antiderrapantes para facilitar a entrada de portadores de limitações físicas, e que será instalada na porta intermediária de cada modelo.


O conforto térmico nos ônibus será assegurado pelo único sistema automático alimentado a gás natural comprimido nos dias frios, enquanto nos dias mais quentes o trabalho será efetuado por um eficiente ar condicionado que funcionará tanto no corredor como na cabine do motorista, uma cabine fechada, separando o motorista dos passageiros. Os monitores de destino atenderão às necessidades dos viajantes com deficiência visual. Visando garantir a segurança e o conforto de todos que estiverem no interior. Ainda como novidades para a operação destes modelos, a empresa irá equipar os veículos com sistema de assistência ao motorista de primeira linha para estacionar o ônibus na estação de recarga do pantógrafo e um sistema de medição da pressão dos pneus que permite exibir a pressão instantânea com leituras de temperatura no painel do motorista. Além disso, ele trás integrado um novo sistema de vigilância por vídeo, incluindo câmeras de ré, câmeras que monitoram a trajetória do veículo e câmeras internas.

A cooperação entre Solaris e MPK em Radom data de 1998. Desde então, o fabricante polonês entregou 164 ônibus para esta cidade. A venda de ónibus elétricos está a crescer de forma dinâmica na Polónia, o que torna este país o quinto país da União Europeia em termos de número de ônibus elétricos nas cidades. Mais de 76% de todos os ônibus elétricos que transportam passageiros nas cidades polonesas são fabricados pela Solaris. Os veículos elétricos Solaris são cada vez mais escolhidos por operadores tanto nacionais como estrangeiras.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ônibus entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br


Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !