A MZK em Konin será a primeira operadora de transporte público na Polônia a adicionar um ônibus a hidrogênio à sua frota. Garantido pela Solaris Bus & Coach, o contrato estipula o aluguel de quatro anos de um ônibus a hidrogênio Urbino 12 movido a energia derivada do hidrogênio. O veículo será entregue ao operador em 2022.
O contrato assinado em 7 de julho pressupõe a locação da unidade em questão por quatro anos. A Solaris fornecerá o veículo movido a hidrogênio para Konin em 2022, sendo que até final de 2021 será instalada na cidade a primeira estação de reabastecimento de hidrogênio.
“Estamos testemunhando um momento extraordinário. Não faz muito tempo que nossa empresa lançou os primeiros ônibus elétricos no mercado polonês; e agora estamos assinando o primeiro contrato de fornecimento de ônibus movidos a hidrogênio para Konin. Declaramos em várias ocasiões que somos os pioneiros da transformação do transporte público na Polônia, e o evento de hoje é uma prova dessa declaração. O hidrogênio tem uma grande chance de se tornar a espinha dorsal da transformação do transporte público na Polônia e em toda a Europa ”, afirmou Javier Calleja, CEO da Solaris Bus & Coach.
“A modernização da frota de ônibus do operador Miejski Zakład Komunikacji em Konin é uma das minhas prioridades políticas. O que eu tinha em mente quando anunciei a modernização da frota eram principalmente ônibus híbridos e elétricos. O fato de estarmos assinando um contrato de locação de um ônibus a hidrogênio da Solaris é, para mim, um grande motivo de orgulho e alegria. Assim, a Konin receberá as mais recentes soluções mundiais em transporte público. Acredito que isso marca apenas o começo das coisas que estão por vir ”, disse o prefeito de Konin, Piotr Korytkowski.
As principais vantagens de um ônibus a hidrogênio incluem, em particular, o curto tempo de reabastecimento, o amplo raio de ação, bem como a operação do veículo sem emissões, sem ruído e amigável para os residentes da cidade. O hidrogênio é uma fonte de energia absolutamente limpa. Os únicos subprodutos da reação química que ocorre na célula de combustível de hidrogênio são o calor e o vapor. O hidrogênio será armazenado na forma gasosa, em tanques sobrepostos. O ônibus comissionado também contará com um dispositivo adicional de armazenamento de energia elétrica - uma bateria Solaris de alta potência.
Assim que a unidade for entregue a Konin, a Polônia se juntará ao grupo de elite de países que já têm ônibus a hidrogênio da Solaris. Estes incluem: Áustria, Alemanha, Itália, Holanda e Suécia, que encomendaram mais de 80 Solaris Urbino 12 ônibus a hidrogênio no total até agora.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ônibus entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Kommentare