top of page

Solaris com pedidos de mais de 200 autocarros a hidrogênio para diversas cidades europeias

  • Foto do escritor: Redação Portugal
    Redação Portugal
  • 14 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Solaris com pedidos de mais de 200 autocarros a hidrogênio para diversas cidades europeias

A Solaris iniciou o mês de setembro de forma muito positiva, conseguindo importantes contratos de fornecimento de autocarros a hidrogénio para as cidades italianas de Bolonha e Veneza, bem como para Colônia, na Alemanha.


O volume combinado desses projetos é cerca de 150 milhões de euros, montante que poderá ser aumentado em caso de as prorrogações nele previstas sejam exercidas.


É uma realidade que nos últimos tempos tem havido um crescimento na Europa do interesse constante das autoridades de transportes para soluções de mobilidade zero emissões baseadas na tecnologia do hidrogénio. A Solaris há quase uma década comercializa esta tecnologia e é atualmente o maior fabricante europeu com uma quota de mercado de 60% em 2022, um sucesso que espera ser potenciado graças também ao novo modelo articulado de 18 metros, incorporado há poucos meses ao portfólio de produtos da empresa e pelos quais diversas cidades já optaram. Hoje, entre projetos já entregues e pedidos em andamento o número de ônibus a hidrogênio Solaris ultrapassa as 300 unidades, destinadas a oito países do continente europeu.


Solaris recebe um grande pedido de ônibus a hidrogênio em Bolonha

A cidade italiana de Bolonha lançou um dos maiores projetos de autocarros com células de combustível a hidrogénio na Europa. A operadora municipal de transporte público TPER selecionou Solaris para o fornecimento de 127 unidades movidos a hidrogênio dentro de seus planos para transformar o transporte público da cidade numa mobilidade totalmente livre de emissões até 2030.


O contrato contempla ainda a possibilidade de aumentar a encomenda com 140 unidades adicionais.


Bolonha optou pelo modelo a hidrogênio Urbino de 12 metros neste projeto, modelo que hoje se tornou um dos veículos com esta tecnologia mais exigido no mercado europeu. O veículo terá célula de combustível 70 kW que obterá hidrogênio de cinco tanques compostos e colocados no teto do autocarro, o que lhe dará uma autonomia de 350 km, independentemente do clima e das condições topográficas. Da mesma forma, contará com a mais moderna tecnologia tanto em termos de condução como ao nível de segurança, estando equipado com o que há de mais moderno relativamente ao seu sistema de informação de passageiros.

Solaris com pedidos de mais de 200 autocarros a hidrogênio para diversas cidades europeias

Está previsto que os habitantes de Bolonha tenham os novos autocarros a hidrogénio durante 2024, quando será entregue à cidade o primeiro lote de 34 unidades, enquanto o restante dos veículos deverá entrar em operação entre 2025 e 2026.


Veneza também aposta em ônibus a hidrogênio Solaris

Por sua vez, a empresa de transportes Azienda Veneziana della Mobilita (AVM) também formalizou uma encomenda para o fornecimento de 90 autocarros Solaris a hidrogénio, dos quais 75 unidades terão 12 metros e 15 serão veículos articulados de 18 metros. O contrato, à semelhança do anterior, inclui também a opção de aumentar o número de veículos, em neste caso com 18 ônibus adicionais.


Como muitas outras cidades italianas, Veneza adere ao compromisso com o desenvolvimento de uma mobilidade livre de emissões, para a qual contribuirá a entrada em serviço destes autocarros a hidrogénio, cujas entregas estão programadas entre o final de 2025 e as primeiras semanas de 2026.

Solaris com pedidos de mais de 200 autocarros a hidrogênio para diversas cidades europeias

De referir que mais de 30 autocarros zero já circulam em Veneza e arredores

O funcionamento silencioso e sem emissões e a sua grande autonomia são grandes argumentos deste tipo de produto, ressaltando, por sua vez, que a novidade dos ônibus a hidrogênio para AVM será que eles terão duas válvulas para abastecimento nos postos de abastecimento e localizados em ambos os lados do veículo.


Colônia adquire mais ônibus a hidrogênio

Finalmente, o operador alemão RVK (Regionalverkehr Köln GmbH), confiou mais uma vez na Solaris para aquisição de 18 veículos articulados de 18 metros movidos a hidrogênio. Esta é a terceira encomenda deste tipo de veículo da Colônia ao Grupo CAF.


Em 2021, Colônia recebeu os primeiros 15 ônibus a hidrogênio Solaris, e outros 20 veículos semelhantes foram adicionados recentemente, sendo em ambos os casos o modelo com 12 metros de comprimento. Com esta nova encomenda, cujas entregas estão programadas para o segundo semestre de 2024, Colônia terá uma das maiores frotas de autocarros a hidrogênio Solaris com mais de 50 veículos operando nesta cidade alemã, a quarta mais populosa do país.

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
AEA_SDIP2025_CARROSSEL_A (1).png

Testes Revista Publiracing

📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech

Publiracing Portal de Notícias
📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech
📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech

📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech

02:48
Reproduzir vídeo
Deleted video

Deleted video

02:59
Reproduzir vídeo
bottom of page