A Solar Coca-Cola inicia, neste mês de agosto, novos testes com veículos movidos a combustíveis alternativos. A parceria vai utilizar motocicletas elétricas do modelo SHE-3000, recém-produzido e ainda inédito no portfólio da montadora.
A iniciativa dá seguimento ao plano de mobilidade sustentável da Solar, que planeja substituir, em seis anos, mais de 3 mil motos movidas a combustão da sua atual frota por modelos que utilizam combustíveis alternativos.
“Um dos grandes pilares para criação de um ambiente de negócios sustentáveis é a mobilidade. O time de Logística e Compras está testando e avaliando várias iniciativas nos vários modais possíveis e com este anúncio damos mais um importante passo rumo a um crescimento estratégico e sustentável”, explica Orlando Fiorenzano, diretor de Planejamento Integrado e Suprimentos.
Outro fator importante para a Solar neste projeto é o fortalecimento da economia local, já que a montadora fica em Pernambuco, um dos estados nos quais a companhia atua. Para Orlando, fomentar esse mercado é um dos objetivos da Solar. “Sabemos da representatividade que temos e estamos buscando várias parcerias de forma a tornar possível que outras empresas participem, gerando um ciclo virtuoso de crescimento”, explica.
De acordo com a Shineray, a frota de motos comerciais elétricas executa o mesmo serviço logístico das motos à combustão, mas com menor impacto para o meio ambiente e redução dos custos operacionais. Tecnológicas e inovadoras, elas também são mais eficientes e ágeis na prestação de serviços. Além dos benefícios para o meio ambiente, o uso desse tipo de veículo também contribui para a redução da poluição sonora.
O diretor de logística da Solar Coca-Cola, Agnello Neto, destaca também as vantagens operacionais da iniciativa, incluindo a segurança do trabalho. “Temos a expectativa de ganhos com a diminuição da necessidade de manutenção e o aumento da segurança dos nossos colaboradores, tendo em vista que as motos têm velocidade controlada”, afirma.
O ponto de vista é reforçado por Thomas Edson, diretor de Supply Chain da Shineray do Brasil. “Uma moto elétrica hoje praticamente não tem manutenção, é isenta da taxa de IPVA e não tem o alto custo da gasolina. Tudo isso diminui consideravelmente os custos operacionais, é uma parceria em que todos saem ganhando”.
MODELO EXCLUSIVO
A SHE 3000 é um modelo exclusivo, pensado nas necessidades comerciais e atendendo a todos os requisitos da Solar Coca-Cola. A potência máxima é de 3000W com capacidade de carga é de 150kg. As motos, na cor branca, foram adesivadas com a identificação visual da multinacional.
Por serem livres de alguns componentes presentes nas motocicletas à combustão que precisam de recorrentes substituições – como filtro de combustível, filtro de óleo, velas de ignição, entre outros –, os veículos elétricos acabam tendo os custos de manutenção reduzidos de forma substancial.
Outro ponto a ser levado em conta é o maior tempo de duração das baterias. Devido à grande evolução tecnológica pela qual esse importante componente passou para alcançar os atuais níveis de desempenho, seu tempo de vida útil não é mais uma preocupação.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Motocicletas entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments