Os primeiros meses de testes da composição híbrida para serviço regional na França foram conclusivos. Só o reaproveitamento da energia utilizada na frenagem reduzirá o consumo de energia do trem em até 20%.
O serviço comercial terá início no segundo trimestre de 2023 com serviços nos territórios de cada uma das quatro regiões que participaram do projeto de desenvolvimento.
Este trem regional com bateria elétrica a diesel é o primeiro projeto de hibridização de um trem regional na França. O projeto foi lançado em 2018 pelo Grupo SNCF e pela Alstom, com a mobilização e participação financeira das regiões da Occitânia, Grand-Est, Nouvelle-Aquitaine e Centro-Val-de-Loire, e o fornecimento pela região da Occitânia de um trem de sua frota liO. A ambição do projeto é contribuir para a descarbonização da frota de trens regionais em vias não eletrificadas. Os objetivos são a redução do consumo de energia e das emissões de gases com efeito de estufa, com uma solução que permite adaptar a frota diesel existente sem ter de modificar a infraestrutura atual.
Oito meses de testes
A validação dos sistemas de armazenamento de energia na unidade de Tarbes da Alstom (centro de excelência para sistemas de tração "verdes"), no final de 2020, permitiu que o primeiro trem fosse hibridizado no início de 2021 na unidade da Alstom Reichshoffen. A hibridização do trem consistiu na substituição de metade dos motores diesel por sistemas de armazenamento de energia constituídos por baterias de íons de lítio. O trem também foi temporariamente equipado com um vagão de laboratório e sensores para medir os fluxos de energia do trem.
Equipado com seus dois sistemas de armazenamento de energia e seu vagão de laboratório, o trem iniciou testes em 2021. Uma fase de ajuste estático e dinâmico de até 60 km/h ocorreu em Reichshoffen para verificar o funcionamento do trem e testar seu modo de tração híbrida. Os testes continuaram no centro de testes de Velim (na República Tcheca), com testes de validação e certificação em até 160 km/h. Todos os novos modos de tração do trem foram testados em alta velocidade e os modelos de simulação de rota foram validados.
A taxa de regeneração de energia durante a frenagem, usada para o recarregamento das baterias, é muito alta, superior a 90%, permitindo economia de energia de até 20%, dependendo do itinerário.
Com um alcance de cerca de 20 quilômetros, o modo de emissão zero permite que o trem funcione sem o uso de motores a combustão: esse recurso será testado em serviço comercial para reduzir a poluição em determinadas áreas urbanas. O Trem Regional híbrido terá a mesma autonomia em linhas não eletrificadas que a versão diesel-elétrica bimodal, de até 1.000 quilômetros.
Próximos passos
O primeiro trem regional híbrido deixará em breve o local de Reichshoffen para iniciar sua fase final de testes antes de iniciar seu serviço na rede ferroviária nacional francesa. Estes testes finais permitirão a obtenção das autorizações necessárias ao seu funcionamento comercial. Este período será também utilizado pela SNCF Voyageurs para preparar a operação do trem nos vários territórios (plano de tráfego, formação de pessoal, etc.). O serviço comercial experimental terá início no segundo trimestre de 2023 com tráfego em cada uma das regiões parceiras, antes de considerar a implantação da solução híbrida na frota Régiolis existente.
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