top of page

SKODA Motorsport estreia carro de rally totalmente elétrico na Áustria


SKODA Motorsport estreia carro de rally totalmente elétrico na Áustria

ŠKODA Motorsport, ŠKODA Áustria, especialista em soluções de tecnologia de bateria Kreisel Electric e o parceiro operacional Baumschlager Rallye & Racing se uniram para desenvolver um carro de rally totalmente elétrico - o ŠKODA RE-X1 Kreisel. Baseado em uma carroceria ŠKODA Fabia Rally2 evo e alimentado por um sistema de 860 volts com potência máxima de 260 kW, o carro-conceito foi homologado pela Federação Austríaca de Automobilismo AMF (ÖAMTC). A estreia no Campeonato Austríaco de Rali está prevista já para julho deste ano.


Quando a Kreisel Electric, fornecedora da tecnologia híbrida obrigatória da geração 2022 do World Rally Cars para o Campeonato Mundial de Rally da FIA (WRC), procurou parceiros para desenvolver um carro de rally totalmente elétrico, a ŠKODA Motorsport viu uma oportunidade interessante de preparar o futuro de sua participação nas provas de ralis onde vem tendo uma participação mito ativa com o Fabia Rally 2 é sendo protagonista de diversos campeonatos em vários países . Com base na sua experiência e competência, o departamento de automobilismo do fabricante de Mladá Boleslav atualizou um chassi ŠKODA Fabia Rally2 evo para ser equipado com o trem de força elétrico de Kreisel. O carro-conceito resultante ŠKODA RE-X1 Kreisel combina o melhor know-how de um construtor de carros de rally de alta qualidade com a inovadora tecnologia de bateria de Kreisel.

SKODA Motorsport estreia carro de rally totalmente elétrico na Áustria

Com mais de 400 unidades vendidas e inúmeras vitórias em ralis e títulos em todo o mundo, a versão de rali do ŠKODA Fabia é o carro de maior sucesso da sua categoria. “O carro-conceito ŠKODA RE-X1 Kreisel é uma combinação empolgante de tecnologia tradicional e voltada para o futuro. Fornecemos a nossa melhor experiência, com base no desenvolvimento de já três gerações do ŠKODA Fabia para ralis, ”comenta Michal Hrabánek, Chefe da ŠKODA Motorsport. “O carro-conceito oferece todas as possibilidades de configuração da última geração ŠKODA Fabia Rally2 evo, mas com um trem de força totalmente elétrico e eu realmente acredito que os fãs de rally acharão essa combinação realmente interessante.”

O motor eletrônico Kreisel Electric oferece uma potência de pico de 260 kW e um torque máximo de 600 Nm; em comparação, o motor turbo a gasolina ŠKODA Fabia Rally2 evo 1.6 litros produz 214 kW e 425 Nm de binário máximo. Com exceção do sistema de transmissão, o carro é baseado no conhecido carro de rally ŠKODA Fabia Rally2 evo com algumas modificações. A suspensão foi modificada para implementar a bateria no carro e também foi necessária uma grande modificação no piso da carroceria. A bateria de íon-lítio de alto desempenho Kreisel tem uma capacidade de 52,5 kWh e fornece uma tensão elétrica de 860 Volts. Para desempenho ideal, o bloco da bateria é montado o mais baixo possível no chassi e refrigerado a líquido pela Shell E-Fluids. “Estamos muito entusiasmados com a cooperação com a ŠKODA Motorsport”, disse Philipp Kreisel, Diretor Executivo da empresa. “Juntos, não apenas compartilhamos a visão para o futuro sustentável do automobilismo. Também seguimos a mesma estratégia de transferência de tecnologias e soluções de engenharia de carros de corrida para carros de rua. ” A Kreisel Electric de Rainbach/Áustria também desenvolveu uma estação de carregamento sob medida chamada CHIMERO trabalhando com 200 kW para ser usada durante as provas.

SKODA Motorsport estreia carro de rally totalmente elétrico na Áustria

O primeiro chassis fabricado pela ŠKODA Motorsport tem especificações de asfalto. No entanto, a Baumschlager Rallye & Racing, parceira do projeto para o programa de testes e futuras atividades de competição, também começou a testar o ŠKODA RE-X1 Kreisel na terra. A primeira etapa do Campeonato Austríaco de Rally está agendada para julho deste ano. “Como parceiro de longa data da ŠKODA Motorsport no rali austríaco, estamos entusiasmados por fazer parte deste projeto inovador,” comenta Max Egger, CEO da ŠKODA Áustria. “Para nós, é uma questão fundamental ajudar o rally a entrar em uma nova era. Após o lançamento bem-sucedido do carro de passeio totalmente elétrico ŠKODA Enyaq iV, este é o próximo passo em nosso caminho para a e-mobilidade. ”


Para estar pronta para futuras entradas em ralis sancionados pela FIA, a ŠKODA Motorsport apoiou a Kreisel Electric durante o processo de homologação para a carroceria do ŠKODA RE-X1 Kreisel. A ŠKODA Motorsport também fornecerá mais know-how e consultoria técnica durante o processo de desenvolvimento em andamento executado por seu cliente de longa data a Baumschlager Rallye & Racing. Além disso, a cooperação com ŠKODA Áustria é parte do amplo apoio da marca aos mercados nacionais.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Commentaires


350x250.gif
300.250.png
bottom of page